Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo terça, 17 de janeiro de 2023

GINA LOLLOBRIGIDA SE ENCANTOU: ATRIZ MORRE AOS 95 ANOS

 

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

 

A atriz Gina Lollobrigida acena para multidão no Festival de Cannes, em 1991
A atriz Gina Lollobrigida acena para multidão no Festival de Cannes, em 1991 Jacques Demarthon/AFP

Morreu, nesta segunda-feira (16), aos 95 anos, a atriz italiana Gina Lollobrigida, musa do neorrealismo e símbolo sexual em filmes lançados na década de 1950. A informação foi confirmada pelo advogado da artista. Segundo jornal "Corriere della sera", Gina estava internada num hospital em Roma.

Gina alcançou a fama nos anos 1950, ao representar o renascimento italiano após a Segunda Guerra Mundial. A atriz foi dirigida por nomes como Vittorio De Sica, Mario Monicelli e Pietro Germi e esteve em filmes como "O diabo riu por último" (1953), em que contracena com Humphrey Bogart, "O corcunda de Notre Dame" (1956), "Quando setembro vier" (1961), "Mar louco" (1963) e "Noites de amor, dias de confusão" (1968). Gina entrou para a calçada da fama, em Hollywood, em 2018.

Ao longo da carreira, sua imagem esteve associada à sensualidade, algo que lhe rendeu o apelido "maggiorata", termo para se referir às belas e voluptuosas atrizes italianas das décadas de 1950 e 1960. Em "Quando explodem as paixões" (1959), atuou ao lado de Frank Sinatra.

 Gina Lollobrigida, à esquerda, e Marylin Monroe conversam na entrada de um teatro de Nova York, em 1954 — Foto: AFP

Gina Lollobrigida, à esquerda, e Marylin Monroe conversam na entrada de um teatro de Nova York, em 1954 — Foto: AFP

Ao se afastar do cinema, tornou-se fotógrafa e escultora. Recentemente, a artista também tentou ingressar na arena da política. Em 1999, ela se candidatou pela primeira vez a uma vaga no Parlamento italiano. Em 2022, poucas semanas após completar 95 anos, candidatou-se ao Senado.

Gina Lollobrigida era uma poucas divas remanescentes da era de ouro de Hollywood. De acordo com o jornal "Corriere della serra", a artista estava internada desde setembro do ano passado, devido a uma fratura exposta no fêmur direito.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros