Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 20 de junho de 2020

GILBERTO GIL E IZA FAZEM SHOW INÉDITO EM LIVE

 

No frio da Serra fluminense, Gilberto Gil e Iza fazem show inédito em live

Cantora fez teste de Covid-19 para entrar no sítio onde o baiano passa a quarentena com a família, em Araras
 
 
Gilberto Gil e Iza no sítio do baiano em Araras, onde farão a live Foto: Divulgação
Gilberto Gil e Iza no sítio do baiano em Araras, onde farão a live Foto: Divulgação
 
 

RIO — A previsão meteorológica para Petrópolis, na Região Serrana do Rio, no fim de semana, aponta uma mínima de 10°C. Mas um calor afetivo intenso, em forma de aconchego musical, é esperado para emanar de um sítio em Araras, onde Gilberto Gil passa a quarentena com os filhos Nara, Bem e José e a neta Flor. É lá que ele recebe, desde sexta-feira, uma hóspede ilustre: a cantora Iza, com quem se apresenta neste sábado num show inédito, às 20h, transmitido pelo YouTube.

— Esse show é uma grande homenagem à obra do Gil, e o encontro é emocionante pela admiração mútua entre os dois. Ao vivo, vai incendiar — promete Zé Ricardo, diretor artístico do encontro e conhecido por promover reuniões memoráveis no Palco Sunset do Rock in Rio. — Eu vejo Gil e Iza conectados em vários pontos. Gil é um gênio, e Iza é a melhor cantora pop do Brasil, na minha opinião.

Gil na quarentena:'Se vamos recomeçar, deixaremos para trás muito do que temos sido até aqui'

O show da dupla será centrado no cancioneiro dele, tanto que o nome oficial do encontro é “Gilberto Gil por Iza e Gil”. O baiano conduzirá a apresentação com seu violão, e o repertório vai incluir músicas compostas por ele, como “Se eu quiser falar com Deus”, “Palco” e “Vamos fugir”, além de versões imortalizadas em sua voz, caso de “Three little birds” e “Esperando na janela”. Os espectadores serão convidados a fazer doações, através de um QR code, para a ONG Ação da Cidadania — cada real doado corresponderá a um prato de comida para os mais afetados pela pandemia.

— Eu me lembro de ouvir a música do Gil desde criança, talvez até desde a barriga da minha mãe. Ela sempre foi muito fã, assim como a minha família inteira também. Comecei a cantar as músicas dele muito antes de saber quem ele era. Tenho uma memória muito afetiva e sei que a minha família vai ficar muito emocionada — conta Iza, que foi um dos pontos altos do último Rock in Rio ao dividir o palco com a cantora Alcione.

 
 

 Os envolvidos avisam que a live segue todos os protocolos de segurança. Iza, Zé Ricardo e os demais profissionais que trabalham na produção só subiram a serra após reforçarem suas quarentenas e realizarem testes de Covid-19. O momento, lembra Gil, ainda é de espalhar a mensagem do isolamento:

— Assim como vários outros colegas artistas estão fazendo, chamando o público para juntos contribuirmos neste momento em que tantas pessoas necessitam de ajuda, considero esta uma iniciativa muito interessante. Acho que faz parte do movimento que tomou a internet convocar o público para contribuir um pouco mais para o bem-estar das pessoas. E acredito que ficar em casa ainda é uma recomendação importante. A pandemia não entrou numa fase de descendência, ainda temos muitos casos e muitos óbitos.

Gil e Iza com Zé Ricardo, diretor musical do show Foto: Divulgação
Gil e Iza com Zé Ricardo, diretor musical do show Foto: Divulgação

 Apesar de isolado com a família em Araras desde o começo de março, Gil tem vivido uma quarentena de muito trabalho. Além da live com Iza (“uma estrela benquista, com o seu ecletismo, com seu gosto muito amplo por música de todos os cantos do Brasil e de outros lugares”, ele diz), uma outra apresentação ao vivo está confirmada para sexta-feira (26), dia de seu aniversário de 78 anos, quando ele promoverá uma festa de São João.

Na sexta (19), Gil protagonizou o debate “Pensamentos e articulações para uma nova relação com o planeta”, nas redes do Museu do Amanhã, e participa neste domingo do festival SOS Rainforest Live, que chama atenção para os povos indígenas ameaçados pela Covid-19, ao lado de Caetano Veloso, Sting, Milton Nascimento, Anitta e outros.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros