Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão terça, 23 de fevereiro de 2021

GILBERTO GIL: BAIANO FAZ UM GRANDE SAMBA COM A IDEIA DE REFLORESTA

 

Gil faz um grande samba com a ideia de 'Refloresta'

Canção com temática ambiental foi feita para campanha da ONG de Sebastião Salgado, mas poderia estar em qualquer um de seus álbuns 

Julio Maria, O Estado de S.Paulo

23 de fevereiro de 2021 | 10h00

Gilberto Gil divulgou ontem uma canção nova, uma rara criação, a primeira sua inédita feita desde o início dos tempos da pandemia, em março de 2020. A música é um samba e se chama Refloresta, com a participação sutil e delicada de uma instrumentação armada pelo filho Bem Gil na guitarra e no sintetizador e de seus também herdeiros do grupo Gilsons, o snetos Francisco Gil na guitarra e na voz; João Gil no baixo e cavaquinho; e José Gil na bateria, percussão e samples.

 

ctv-qgd-rerere
Gil em sua casa de Petrópolis  Foto: FLORA GIL

LEIA TAMBÉM

40 Anos de Refavela

40 Anos de Refavela

A canção é uma encomenda de justa causa feita por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, líderes do Instituto Terra, uma ONG que preza pela preservação do meio ambiente. Espalhar a ideia do reflorestamento urgente e combater ao mesmo tempo o desmatamento é sua maior preocupação. Gil inspirou-se logo e fez uma canção à altura de seus grandes sambas, desenvolvendo a ideia dos “res” que já renderam a ele toda uma trilogia de álbuns: Refazenda (1975), Refazela (1977) e Realce (1979). A "refloresta" poderia ser tema de um quarto álbum, tamanho o arco criativo que faz abrir sobre a obra do baiano. Vale citar a condução primorosa do vídeo (em tempos de se trabalhar com a limitação de gravações) nas mãos da diretora Ivi Roberg e na produção de Piloto. 

 
 
 

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros