Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Seresta e Seresteiros sábado, 13 de agosto de 2022

GILBERTO ALVES E A SERESTA
GILBERTO ALVES E A SERESTA

Raimundo Floriano

 

  

                        Gilberto Alves Martins nasceu no bairro da Saúde, no Rio de Janeiro (RJ), no dia 15.4.1915, e faleceu em Jacareí (SP), no dia 4.4.1992, aos 76 anos de idade.

 

                        Criado no subúrbio de Lins de Vasconcelos, aos 12 anos fugiu de casa com o irmão mais velho e arranjou emprego como carregador de marmitas, passando a viver desse serviço. Mais tarde, aprendeu o ofício de sapateiro, ao qual passou a dedicar-se por conta própria. Paralelamente, cursava o Secundário e iniciava-se no ambiente musical, participando serestas. Nessa época, conheceu Jacob do Bandolim, então garoto, que viria a ser seu grande amigo.

 

                        Aos 16 anos de idade, começou a frequentar os cabarés da Lapa e o Café Nice, travando conhecimento com Grande Otelo e Sílvio Caldas. Por volta de 1935, as serestas começaram a ser proibidas, e a Guarda Noturna dissolvia os grupos seresteiros que encontrava. Foi quando Gilberto conheceu Almirante que, depois de ouvi-lo cantar, o convidou para se apresentar na Rádio Clube do Brasil, onde ele começou a se apresentar, mas sem contrato, recebendo apenas pequeno cachê.

 

                        Passou, depois, a atuar na Rádio Guanabara, no programa de Luís Vassalo, para onde fora levado pelos compositores Christóvão de Alencar e Nássara, que conhecera numa seresta em Vila Isabel. Cantou também na Rádio Educadora, no programa dos Irmãos Batista – Marília e Henrique –, atuando paralelamente em outras emissoras.

 

                        Em 1938, aos 23 anos de idade, gravou seu primeiro disco, com os sambas Mulher, Toma Juízo, de Ataulfo Alves e Roberto Cunha, e Favela dos Meus Amores, de Roberto Cunha, pela Columbia. Conheceu, então, os compositores Roberto Martins e Mário Rossi, gravando seu segundo disco, com o samba Mãos Delicadas, dos dois, e a valsa Duas Sobras, de Roberto e Jorge Faraj. Daí em diante, gravou diversos sucessos da dupla Roberto Martins e Mário Rossi, entre os quais seu primeiro êxito em disco, a valsinha Trá-lá-lá, pela Odeon, em 1940. A seguir, vieram outros grandes sucessos, como Natureza Bela, samba de Felisberto Martins e Henrique Mesquita, em 1941, a marchinha Cecília, de dupla Martins e Rossi, e o foxe Adeus, dos mesmos autores, ambos em 1944.

 

                        Ainda em 1944, gravou os foxes Despedida, de Tito Ramos, e Algum Dia Te Direi, de Christóvão de Alencar e Felisberto Martins. Em 1948, deixou a Odeon e assinou contrato com a RCA Victor, gravando o samba Rosa Maria, de Aníbal Silva Éden Silva, um dos grandes sucessos do Carnaval daquele ano, passando a trabalhar também na Rádio Nacional.

 

                        Em 1949, casou-se com Jurema Cardoso. Em 1950, transferiu-se para a Rádio Tupi, onde permaneceu até 1970, quando se aposentou.

 

                        Sua vitoriosa carreira amealhou sucessos como os sambas Pombo Correio, de Benedito Lacerda e Darcy de Oliveira, Recordar É Viver, de Aldacir Louro e Aluísio Martins, De Lanterna na Mão, de Elzo Augusto e J. Saccomani, Abre a Janela, de Arlindo Marques Jr. e Roberto Roberti, Isaura, de Herivelto Martins e Roberto Roberti, Chorar Pra Quê?, de Pereira Matos e Oldemar Magalhães, e Jorge Martins, Graças a Deus, de Roberto Martins e Oswaldo Santiago, O Trem Atrasou, de Artur Vilarinho, Estanislau Silva e Paquito, Recordar, de Aldacir Louro, Aluísio Marins e Adolfo Macedo, Rosa Maria, de Aníbal Silva e Éden Silva, Última Chance, de Roberto Martins e Mário Rossi, e as marchinhas A Jardineira, de Benedito Lacerda e Humberto Porto, Aurora, de Mario Lago e Roberto Roberti, e Carolina, de Hervê Cordovil e Bonfiglio de Oliveira, além dos já citados.

 

                        Sua discografia é bem extensa, registrando 199 títulos e englobando todos os ritmos da MPB. Em meu acervo, possuo, só nos gêneros marchinha e samba carnavalesco, 109 faixas por ele gravadas. A seguir, capas de alguns de seus álbuns:

  

                        Seus LPs são encontráveis com facilidade nos sebos virtuais. Ele morreu numa época em que o CD era a moda, por isso, em vida, não conheceu essa fase tão lucrativa do comércio fonográfico. A Editora Revivendo, maior preservadora da Discografia Brasileira, conserva em seu catálogo diversas coletâneas de Carnaval, nas quais Gilberto é um dos principais intérpretes, além de vários títulos individuais.

 

                        Mesmo depois de aposentado, continuou ele atuando em várias emissoras de rádio e televisão, assim como em casas de shows e em espetáculos montados com a Velha Guarda da Música Popular Brasileira.

 

                        Seus últimos anos de vida foram passados em cidades do Interior Paulista, primeiro em Cesário Lange e, mais tarde, em Jacareí, onde veio a falecer.

 

 

                        Em 1941, quando se falava na Segunda Guerra Mundial, que estourara na Europa, ficaram comuns os sambas-exaltação, que nós, as crianças balsenses, aprendíamos e cantávamos com grande fervor, como Natureza Bela, de Felisberto Martins e Henrique Mesquita, com que Gilberto Alves nos maravilhou.

 

                        Na segunda metade de 1945, acabada a Guerra, passou lá por Balsas uma trupe de comediantes, que se apresentou no Salão da Prefeitura. Havia dois palhaços, o Zé Gaiola e o Picolé, cujas paródias, todas picantes, iniciaram a formação de meu repertório circense. Também havia uma exuberante e linda sambista, a Marquise Negra que, cantando e requebrando, nos mostrou pela primeira vez o samba Última Chance, de Roberto Martins e Mário Rossi, gravado por Gilberto Alves no começo do ano, o qual se incorporou ao acervo dos sambas que canto até hoje. Detalhe hilário era quando Marquise Negra cantava “tens o corpo marcado, e eu sei o motivo” e apontava para algum homem casado e raparigueiro da cidade, fazendo a plateia cair na gargalhada. Vamos ouvi-lo:

 

                        Esse e mais 14 faixas serão mostradas agora, para que vocês tenham ideia de seu imenso repertório seresteiro.

 

                        Mulher, Toma Juízo, samba de Ataulfo Alves e Roberto Cunha, de 1938:

 

                        Favela dos Meus Amores, samba de Roberto Cunha, de 1938:

 

                        Mãos Delicadas, samba de Roberto Martins e Mário Rossi, de 1938:

 

                        Duas Sombras, valsa de, Roberto Melo e Jorge Faraj, de 1938:

 

                        Natureza Bela, samba de Felisberto Martins Henrique Mesquita, 1941:

 

                        Adeus, foxe de Felisberto Martins e Mário Rossi, de 1944:

 

                        Algum Dia Te Direi, foxe de Christóvão e Alencar e Felisberto Martins, de 1944:

 

                        Rosa Maria, samba de Aníbal e Éden Silva, de 1948:

 

                        Última Chance, samba de Roberto Martins e Mário Rossi, de 1945:

 

                        Uma Grande Dor Não Se Esquece, valsa de Ernani Campos e Antenógenes Silva - 1940:

 

                        Gosto Que Me Enrosco, maxixe de Sinhô, composto em 1929:

 

                        Fascinação, valsa de F. D. Marchetti e Mário Rossi, de 1958:

 

                        Santa Terezinha, valsa de Antenógenes Silva, de 1943:

 

                        Se Amar É Pecado, samba de Raymundo Olavo e Silva Júnior, de 1950:

 

                        Pombo Correio, samba de Benedito Lacerda e Darcy de Oliveira, de 1943:

 


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