Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

D.Matt, o cinéfilo quinta, 24 de junho de 2021

GIANT - ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

 

 

GIANT - ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE
              (Mais um título brasileiro sem sentido.  Por que não traduzir o título original?)

D.Matt

 

Drama - semi western

 


Lembremos que o filme  é  centrado numa gigantesca fazenda de  milhões de hectares, com milhões de  cabeças de  gados e cavalos, com dezenas, talvez centenas de cowboys para controlar tamanho rebanho etc...


É verdade que o enredo principal,  escrito pela autora Edna Farber, está mais centrado na familia Benedict  e sua influência financeira e politica local e estadual, devido a imensidão de suas terras,  maior que alguns pequenos paises europeus.  Mas como quase sempre, o livro é melhor  que o filme.


O filme , como sempre é inferior em qualidade ao gigantesco romance,  que merecidamente exalta agrandeza e qualidades  boas e ruins do grande estado americano. Sua narrativa, bem elaborada e descritiva,  é uma enciclopédia sobre os usos ecostumes do grande estado.  Bem explicitado no livro,, o que acertadamente o autor da adaptação do enredo e o  diretor conseguiram mostrar no filme...


O filme mostra desde o início a  " diferença "  entre os seres humanos e os mexicanos, que são seres à parte. Tratados com  muita pouca civilidade sempre desdenhados, sendo considerados como escória e lixo pelos poderosos texanos. Nota-se que o personagem JET RIT   interpretado pelo ator James Dean, apesar de pobre e empregado da fazendo,  recebe  um tratamento menos preconceituoso dos seus arrogantes patrões, isto porque ele " é branco  e texano " e suas  extravagâncias e audácias, são  sensivelmente toleradas e ele  também  considera os mexicanos miseráveis como lixo humano, uma vez que não são, americanos, texanos e são de raça " inferior " segundo o seu julgamento  racista e  boçal.
.
George Stevens mereceu um Oscar de melhor direção em 1956 , prêmio muitíssimo justo pois a sua direção ésegura e mantem o filme num elevado padrão de qualidade, até a metade do filme. George Stevens já era considerado um excelente diretor, tendo nos presenteado com  o belíssimo filme UM LUGAR AO SOL em 1951, e posteriormente dirigiu o belíssimo e clássico  western SHANE  em 1953,  do qual um dia ainda  escreveremos a respeito.


O filme muda de tom, a e deixa de ser um western  a partir do momento em que o seu pobre empregado encontra petróleo em seu terreno , localizado  dentro da fazenda Reata. Um pequeno lote de terra  deixado por herança  pela  irmã do  fazendeiro morta por acidente  rural  etc..  O filme muda completamente, de um semi-western passa a ser um dramalhão, agora quase totalmente focado no sentido de preconceito racial, financeiro, e  de estatura politica  e social. 

 

Aqui a escritora Edna Farber  faz volteios mágicos para salientar, no livro somente , o comportamento de todos os seus personagens, inclusive, fica bem claro nos seus escritos que o personagem do UNCLE BAWLEY, no filme interpretado pelo ator Chill Wills é  sem dúvida um personagem Gay. Mas todos fingem , ignorar esse fato, pois seria impossivel imaginar, um texanos, machão Gay, no meio  de tantos machões texanos, e o diretor e roteirista também fazem  vista grossa , mas por vias das  dúvidas, mantém o personagem ,  no estado civil de solteiro  em todo o filme,  mas  com muita dignidade.
 
Desde o começo do filme, ao chegar à fazenda Reata, o personagem JET RIT (ames Dean) chama a si toda atenção, devido aos seus maneirismos  no modo de falar e na sua postura corporal.  Parece uma enguía se escondendo e aparecendo , na verdade querendo  chamar a atenção para o seu personagem, o que ele consegue em parte.


Miss Taylor, com uma beleza exuberante,  não precisa se esforçar para chamar a atenção sobre sí,
è o protótipo da mulher bela e ela sabe explorar muito bem essa graça recebida de Deus. O machão (no filme) Rock Hudson faz uma força tremenda para parecer  um texano autêntico e durão, mas em vão, seu desempenho fica muito a desejar, o papel merecia um ator com mais força e personalidade e não esse ator de comédias românticas, sem nenhum apelo dramático.Não dá para entender , quer dizer, se você conhece os bastidores dos prêmios Oscar,  vai entender o porque da sua absurda indicação ao premio de melhor ator  nesse filme.


O  cultuado ator James Dean, também foi indicado ao premio de melhor ator, nesse filme. Porem nesse caso entendemos a  indicação do seu nome como melhor ator, devido a sua morte trágica, ocorrida antes do lançamento do filme.  Foi apenas uma homenagem. Mas  não uma indicação por mérito, uma vez que a sua atuação neste filme é a pior da sua breve carreira.  Da metade até fim do filme , ele se repete nos seus maneirismos interpretativos, sem qualquer originalidade e  mudança de postura, uma vez que o seu personagem  exige uma nova postura de poderoso milionário e não de um, cafajeste rural, conforme ele interpreta  a sua postura como  poderoso homem de negócios e cidadão proeminente dentro do Estado.


A autora quis demonstrar e conseguiu no seu romance, de como as pessoas se comportam quando o dinheiro jorra escandalosamente  em cima da suas cabeças.. Tudo muda literalmente. Como exemplo, cito um diálogo  ocorrido no meio do filme.


A sra, Benedict (L.Taylor)  pergunta:
Como vão os negócios?
A outra responde: Estamos conseguindo um milhão.
- Um milhão de barris de óleo?
-Não, um milhão de dólares.
-Um milhão de dólares por ano?
-Não, um milhão de dolares por mês.
Não há cabeça que se mantenha lúcida , depois dessa.
 
Nem a autora do livro,  e nem o filme explica, porque somente o xicano ( Sal Mineo ) filho de uma
empregada da fazenda , quando cresce vai a guerra e volta dentro de um caixão militar. Porue o filho do fazendeiro não vai à guerra? Por que o genro do fazendeiro vai à guerra e volta são e salvo? Será que só os Xicanos são  heróis e valentes e  merecem morrer pelo Texas, sua terra  adotiva?


As cenas finais são constrangedoras,  com acentuadas  denúncias de preconceitos raciais,  não só no  livro, mas também no filme. As cenas  do confronto  e brigas de R.Hudson e J.Dean  estão ridículas, mal planejadas, mal interpretadas e sem qualquer aceitação, seja no livro , como no filme. Nem um mágico diretor poderia melhorar aquelas cenasdeploráveis,  difíceis de serem aceitas, no contexto da estória  original.

É de notar  que o responsável pela maquiagem dos personagens  estava muito longe do texas durante a filmagem.  Seu trabalho é lamentável. Quando os personagens precisam aparentar uma certa idade, 50/60 anos, ele simplesmente borrifa exageradamente  os cabelos dos atores com uma tinta ou pó cor de cinza exageradamente e  o rosto e corpo dos personagens ficam sem mudança desde o início do filme. Grande falha da produção, que também não cuidou muito bem da direção de arte.

Aquele final do Bilionário fazendeiro   racista,  lutando  e sendo esmurrado violentamente, pelo direito do neto xicano ser servido no restaurante, é inverossímil e causa até constrangimento. É digna de uma comédia dos três patetas. 

Ao final, entendemos que todos são derrotados, mas ignoram as derrotas e voltam às suas vidinhas ricas e  vazias, numa piscina  transbordando de dólares. O resultado final fica muito abaixo do esperado de um filme do  excelente diretor George Stevens. 


sábado, 26 de junho de 2021 as 07:10:44

Cícero Tavares de Melo
disse:

D.Matt., Seu GIANT - OU ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE, está simplesmente irretocável, inrevisável, pela pela análise percuciente que o estimado colunista faz deste filme, que na época do seu lançamento provocou turbulências. Tudo é válido pela história e não pelos seus protagonistas que, a começar pelo ador James Dean, não tem nada a acrescentar na narrativa. Parabéns, meu caro colunista por mais esse script sensacional.


Responder comentário - Cancelar

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros