Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Agenda Cultural quarta, 15 de março de 2023

GERMANO MATHIAS SE ENCANTOU: SAMBISTA MORRE AOS 88 ANOS, NO DIA 2A DE FEVEREIRO PASSADO

 

Cantor e sambista Germano Mathias morre aos 88 anos

 

 

Músico estava internado com uma forte pneumonia em um hospital de Franco da Rocha, em São Paulo

  • Por Jovem Pan
  •  
  • 22/02/2023 17h09

  • CLAYTON DE SOUZA/Estadão Conteúdo
 
Germano Mathias
 
Germano Mathias era apelidado de Catedrático do Samba por causa do jeito que interpretava o gênero, sempre de forma sincopada
 

O cantor e sambista Germano Mathias morreu aos 88 anos, nesta quarta-feira, 22, no município de Franco da Rocha, em São Paulo. De acordo com a produtora do artista, Angélica Tobias, ele enfrentava uma forte pneumonia, contraída quando foi internado para tratar de uma anemia.

 

“Neste momento, infelizmente informamos que o Catedrático do Samba deixou esse plano. Indo para as esferas superiores”, diz uma publicação feita no perfil de Germano no Facebook.

 

Até o momento, não há informações sobre o velório e o sepultamento. Germano Mathias entrou para o mundo do samba em 1955. Inclusive, no ano passado, o músico preparava um álbum intitulado 67 anos de samba-tradição, em alusão ao tempo de carreira do artista e ao samba de São Paulo.

 

Em abril de 2022, Germano lançou o single “Já foi meu Carnaval”, que apresentava composição de Geovana em parceria com Guilherme Lacerda na voz de Mathias. O sambista, que nasceu no bairro do Pari e era filho de imigrantes portugueses, era apelidado de Catedrático do Samba por causa do jeito que interpretava o gênero, sempre de forma sincopada.

 

“Cantor, compositor e percursionista, Germano Mathias influenciou uma geração de sambistas e, até os dias atuais, é insubstituível por seu estilo e seu ritmo cadenciado de gafieiras malandras”, diz a produtora de Germano.

 

Como amostra do seu trabalho, o samba Mangueira em Férias

 

 

Leia tambm este seu perfil - Germano Mathias, o Malandro Paulistano, clicando neste link ou colando-o em seu navegador:

http://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/germano-mathias-o-malandro-paulistano-RHj2KujV6MtXRtZMt27G

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros