Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Dad Squarisi - Dicas de Português domingo, 09 de setembro de 2018

GÊMEOS: SIGNIFICADO E CURIOSIDADE

 

Gêmeos: significados e curiosidade

Publicado em português

Gêmeos designa as pessoas nascidas do mesmo parto ou cada uma delas (gêmeo): Maria deu à luz gêmeos. Um gêmeo morreu logo depois do parto.

Quando nascem três, são trigêmeos; quatro, quadrigêmeos ou quádruplos; cinco, quíntuplos; seis, sêxtuplos; sete, sétuplos; oito, óctuplos; nove, nônuplos; dez, décuplos.

Curiosidade

Gêmeos é o terceiro signo do horóscopo. São dois menininhos que estão sempre juntos. Um se chama Castor. O outro, Pólux. Eles nasceram de um ovo como as aves. A mãe deles, a linda princesa Leda, casou-se com Tíndaro, rei de Esparta.

Um dia, ela foi tomar banho no rio. Zeus, o deus dos deuses, a viu nadando. Apaixonou-se. Como de costume, disfarçou-se de animal. Virou um lindo cisne de pescoço beeeeeeeeem comprido. Encantada, ela o pôs no colo e acariciou as penas brancas e macias.

Meses depois, Leda sentiu dor de parto. Da barriga dela saíram dois ovos. Cada um tinha duas crianças. Do primeiro nasceram Castor e Helena. Do segundo, Pólux e Clitemnestra. Helena e Pólux eram filhos de Zeus. Não morriam nunca. Castor e Clitemnestra, de Tíndaro. Morriam como nós.

Castor e Pólux ficaram amigões. Fortes e corajosos, expulsaram os piratas que matavam de medo a população da ilha onde moravam. Os dois pediram a Zeus que não os separasse nunca. Zeus os atendeu. Transformou-os em estrelas. Os gêmeos brilham no céu até hoje.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros