Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 04 de janeiro de 2023

GASTRONOMIA: VEJA UM RANKING DAS MELHORES DIETAS, SEGUNDO ESPECIALISTAS

 

Por O GLOBO — São Paulo

 

Dieta mediterrânea foi eleita a melhor do mundo. Foto: Freepik
Dieta mediterrânea foi eleita a melhor do mundo. Foto: Freepik Freepik

Perder peso e ter hábitos mais saudáveis estão entre as principais resoluções de ano novo. Mas, qual é a melhor estratégia para fazer isso? Para ajudar nessa missão, a a revista especializada US News & World Report publica anualmente um ranking das melhores dietas para as mais diversas finalidades — perda de peso (claro), proteção do coração, evitar doenças, como diabetes e demências.

No ranking geral, a mundialmente conhecida dieta mediterrânea foi escolhida como a melhor dieta para 2023. Vale lembrar que ela também é indicada para quem quer apenas ter uma alimentação mais saudável e balanceada, com maior número de legumes, verduras e frutas, por exemplo.

A lista é elaborada por médicos e nutricionistas americanos de renomadas instituições, como as universidades Stanford e Harvard e da Academia de Nutrição e Dietética. Os profissionais deram notas de 0 a 5 para os seguintes critérios: perda de peso em curto prazo (probabilidade de perder uma quantidade significativa de peso nos primeiros 12 meses); perda de peso em longo prazo (probabilidade de manter uma quantidade significativa do peso perdido durante pelo menos dois anos); facilidade de ser seguida (baseada em fatores como saciedade, sabor, requisitos especiais) e, enfim, o fato de ser saudável (integridade nutricional, possíveis riscos para a saúde e capacidade de prevenir diabetes e doenças cardíacas).

Confira abaixo as seis melhores dietas para 2023.

 

Dieta mediterrânea

 

A dieta mediterrânea foi considerada a melhor dieta entre todas as outras por ter levado a melhor classificação em diversas categorias, incluindo melhor dieta vegetariana, melhor dieta para alimentação saudável e para a família.

Inúmeros estudos já comprovaram os benefícios desse tipo de alimentação. Além de reduzir o risco de diversos problemas de saúde, como diabetes, problemas cardiovasculares, demência, depressão e câncer, a dieta mediterrânea também está associada a ossos mais fortes, maior expectativa de vida e até mesmo perda de peso.

 

Dieta DASH

 

A dieta DASH, sigla em inglês para “dieta para combater a hipertensão”, ficou em segundo lugar. Esse é um plano alimentar flexível, equilibrado e saudável para o coração promovido pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue para tratar (ou prevenir) a hipertensão.

Ela enfatiza o consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e laticínios com baixo teor de gordura, que são ricos em nutrientes que reduzem a pressão arterial, como potássio, cálcio, magnésio e fibras. Por outro lado, alimentos ricos em gordura saturada – como carnes gordurosas, laticínios integrais, óleos tropicais e bebidas açucaradas – devem ser limitados, assim como o sódio.

O primeiro estudo multicêntrico realizado sobre o assunto mostrou que essa dieta reduziu a pressão arterial sistólica em 5,5 milímetros de mercúrio e a pressão diastólica em 3,0 milímetros de mercúrio a mais do que uma alimentação convencional americana.

 

Dieta flexitariana

 

A origem do nome "flexitariana" está na união das palavras "flexível" e "vegetariana". O termo foi cunhado há mais de uma década pela nutricionista Dawn Jackson Blatner em seu livro "The Flexitarian Diet: The Mostly Vegetarian Way to Lose Weight, Be Healthier, Prevent Disease and Add Years to Your Life" ("A Dieta Flexitariana: o jeito vegetariano de perder peso, ser mais saudável, prevenir doenças e acrescentar anos à sua vida", em tradução livre).

 

Dieta MIND

 

A MIND é a união das dietas DASH e Mediterrânea. Esse plano alimentar tem como principal objetivo ajudar a prevenir demências. Embora não haja uma maneira infalível de prevenir a condição, comer alimentos saudáveis ​​– como folhas verdes, nozes, grãos integrais, feijão, carne branca, azeite extra virgem e frutas vermelhas – pode reduzir o risco de uma pessoa desenvolver o distúrbio cerebral progressivo.

A dieta MIND foi desenvolvida pela epidemiologista nutricional Martha Clare Morris, do Centro Médico da Universidade Rush, por meio de um estudo financiado pelo Instituto Nacional de envelhecimento. O estudo descobriu que a dieta MIND reduziu o risco de Alzheimer em cerca de 35 % em pessoas que o seguiram moderadamente bem e até 53% para aqueles que aderiram rigorosamente.

 

Dieta TLC

 

TLC é uma sigla em inglês para Mudanças Terapêuticas de Estilo de Vida. Essa dieta foi criada pelo Programa Nacional de Educação sobre o Colesterol dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês) com o objetivo de reduzir o colesterol como parte de um regime alimentar saudável para o coração. Esse plano exige uma alimentação abundante em vegetais, frutas, pães, cereais, massas e carnes magras, com uma ampla gama de possibilidades e alimentos.

 

Dieta da Mayo Clinic

 

A Mayo Clinic é uma renomada ONG americana da área de serviços médicos e de pesquisas médico-hospitalares. Seus profissionais criaram uma dieta que une perda de peso e um estilo de vida mais saudável. Ela preconiza a quebra de hábitos alimentares ruins pela substituição de bons hábitos, com a ajuda de uma pirâmide alimentar exclusiva que enfatiza frutas, vegetais e grãos integrais.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros