Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 13 de setembro de 2021

GASTRONOMIA: MIOJO TURBINADO

 

Miojo gourmet: chefs dão receitas para turbinar o macarrão instantâneo

Com requeijão e carne-seca, à carbonara, oriental e até com lagosta, sugestões criadas por especialistas
À carbonara: clássico em versão com Miojo ainda não tem nome Foto: Leo Martins / Agência O Globo
À carbonara: clássico em versão com Miojo ainda não tem nome Foto: Leo Martins / Agência O Globo
 

A soberania do macarrão — seja talharim, espaguete, farfalle, fusilli, fresco ou seco — está por um fio no prato do brasileiro. E esse fio tem nome e sobrenome: Miojo Nissin, massa instantânea que vem comendo pelas beiradas e abocanhando uma fatia expressiva do mercado. No ano passado, 2,5 bilhões de porções de macarrão instantâneo — principalmente de Miojo, que praticamente virou sinônimo do ingrediente — foram consumidas pelos brasileiros, 11% a mais do que em 2019, segundo a Associação Mundial de Macarrão Instantâneo.

Há quem torça o nariz, mas é fato que, por menos de R$ 2 o pacote, ele é hoje onipresente na dieta do brasileiro — seja pela praticidade (o presidente Bolsonaro é fã, leva até em viagens), seja pela queda do poder aquisitivo. A disparada no consumo — com média anual de 12 porções per capta! — nos levou a integrar o ranking dos dez maiores consumidores desse tipo de massa instantânea, inventada em 1958.

Pouco depois, em 1965, ela chegou ao Brasil. O resto é história, contada até em livro — de receitas. As chefs Luiza Hoffman (Figo Restaurante) e Morena Leite (Capim Santo) dão sugestões de preparo com a massa instantânea no recém-lançado “Miojo”. E nem é o primeiro: em 2012, outra ação de marketing da empresa já reuniu 14 chefs renomados: “Miojo — Receitas e histórias” (Editora Bocatto) teve participação de Carla Pernambuco (Carlota), Emmanuel Bassoleil (Skye) e Erick Jacquin (La Brasserie Erick Jacquin), entre outros. Tem até ele caramelizado com laranja e foie gras. Imagine só... No novo livro, tem receita com lagosta.

— Quando adolescente, acampei em Trancoso com amigos. Surgiu um pacote de Miojo, que resolvi fazer com as lagostas que nós mesmos pegamos. Não tinha água pra cozinhar a massa, então usei água do mar. E ficou ótimo! — conta Morena Leite.

Rafael Cavalieri criou a hastag #pimpmymiojo e faz vídeos com receitas caprichadas de macarrão instantâneo Foto: Leo Martins / Agência O Globo
Rafael Cavalieri criou a hastag #pimpmymiojo e faz vídeos com receitas caprichadas de macarrão instantâneo Foto: Leo Martins / Agência O Globo

Rafael Cavaliere, chef corporativo do grupo TT Burguer — que também tem memória afetiva com Miojo em acampamento — , acha que está rolando uma “miojomania”. Tanto que criou a hashtag #pimpmymiojo, uma série de vídeos em que aparece, ao lado de Jimmy Ogro, ensinando a fazer versões turbinadas dos sabores oficiais.

— O nome é uma brincadeira com o “Pimp my ride”, um programa de TV em que especialistas transformam carros detonados em máquinas incríveis — conta Jimmy Ogro.

Alexandra Forbes: Conheça a chef carioca que conquistou Paris pela boca

Criadas por Cavaliere (@gastroesporte), lá estão versões como à moda putanesca, puxado no tomate e na pimenta; com uma fonduta de requeijão e crocante de carne-seca; com feijões, três texturas diferentes de bacon e crispy de couve; e o clássico carbonara, ainda sem nome.

— Não sei se chamo de miojonara ou carbonojo — brinca Cavaliere.

Sócio e chef do Pabu, KoBa e da Maria e o Boi, Luiz Petit não é dos mais entusiastas da massa, mas admite que, quando o momento é de sufoco, seja financeiro ou de fome, ela pode ser providencial.

— O David Chang, do Momofuku (restaurante estrelado de Nova York), fazia miojo caccio e peppe. Então, acho que rende um caldo sim. É só fazer uma investida na geladeira e aproveitar o que estiver dando bobeira: cebola, alho, um caldo com os legumes, pingos de shoyu...

O belga Frèdéric de Mayer também tem sua dica.

—Dar uma pegada oriental funciona bem, com camarões, um toque agridoce, gengibre, coentro, raspas de limão e uma farofa crocante de gergelim — ensina o dono da Frédéric Epicerie, no Leme.

Já Lucio Meira, chef do Lilia e do Labuta, admite que não dispensa o tempero pronto.

— Não tem nada melhor do que chegar em casa de madrugada e fazer um Miojo. Vou no basicão mesmo, mas quando tenho em casa, ponho cogumelos, cebolinha, óleo de gergelim... Mas uso o temperinho que vem, acho gostosão, cheio de glutamato— conta, rindo.

Polêmico ou não, ele é fio para toda obra, hora e bolso. Sinais dos tempos.

Receitas #pimpmymiojo, de Rafael Cavalieri e Jimmy Ogro

Miojo com requeijão e carne-seca

Ingredientes (para 2)

2 pacotes de Miojo galinha caipira

400ml de creme de leite fresco

200g de requeijão

100g de queijo granapadano

150g de carne-seca dessalgada e desfiada

200ml de óleo

Sal e pimenta do reino a gosto

10g de cebolinha

Modo de preparo

Fonduta de requeijão:  Em uma panela reduza o creme de leite pela metade. Entre com o granapadano e o requeijão e mexa com um fouet até a mistura se tornar homogênea.

Crispy de carne-seca: Após dessalgar, cozinhe a carne-seca na panela de pressão por 40 minutos. Desfie e reserve. Esquente o óleo em uma panela e frite por cerca de cinco minutos até ficar bem crocante. Escorra e reserve.

Miojo: Cozinhe o miojo em água fervendo com o tempero seguindo as instruções da embalagem.

Finalização e montagem:  Aqueça duas conchas da fonduta em uma frigideira, entre com o miojo e misture bem até ele ficar envolvido pelo molho. Na base do prato coloque mais uma concha da fonduta. Entre com o miojo por cima. Finalize com a carne seca crocante e a cebolinha fatiada.

Lamen de Miojo com bacon e cogumelos

Ingredientes (para 2)

2 unidades de Miojo de bacon

2 unidades de ovo caipira

160g de filé-mignon suíno

20g de cebolinha picada

Caldo de bacon e cogumelos

100g de cebola

100g de cenoura

100g de aipo

200g de bacon

20g de cogumelos secos

1,5l de água

Modo de preparo

Caldo:  Refogue os legumes e o bacon picados até começar a ganhar cor. Entre com os cogumelos secos, com a água e com os temperos do miojo sabor bacon. Deixe ferver e em seguida abaixe o fogo. Cozinhe por pelo menos uma hora para apurar o sabor. Coe e reserve.

Ovo mollet: Cozinhe os ovos por sete minutos em água fervente. Retire e coloque em um bowl de água com gelo para interromper o cozimento. Descasque com cuidado e reserve.

Mignon suíno: Tempere com sal e pimenta do reino e sele de maneira uniforme em uma frigideira quente. Deixe descansar, fatie e reserve.

Montagem:  Cozinhe o miojo seguindo as instruções da embalagem. Em um prato fundo coloque o caldo e o miojo. Por cima entre com o mignon suíno fatiado, o ovo mollet cortado ao meio e a cebolinha picada.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros