A soberania do macarrão — seja talharim, espaguete, farfalle, fusilli, fresco ou seco — está por um fio no prato do brasileiro. E esse fio tem nome e sobrenome: Miojo Nissin, massa instantânea que vem comendo pelas beiradas e abocanhando uma fatia expressiva do mercado. No ano passado, 2,5 bilhões de porções de macarrão instantâneo — principalmente de Miojo, que praticamente virou sinônimo do ingrediente — foram consumidas pelos brasileiros, 11% a mais do que em 2019, segundo a Associação Mundial de Macarrão Instantâneo.
Há quem torça o nariz, mas é fato que, por menos de R$ 2 o pacote, ele é hoje onipresente na dieta do brasileiro — seja pela praticidade (o presidente Bolsonaro é fã, leva até em viagens), seja pela queda do poder aquisitivo. A disparada no consumo — com média anual de 12 porções per capta! — nos levou a integrar o ranking dos dez maiores consumidores desse tipo de massa instantânea, inventada em 1958.
— Quando adolescente, acampei em Trancoso com amigos. Surgiu um pacote de Miojo, que resolvi fazer com as lagostas que nós mesmos pegamos. Não tinha água pra cozinhar a massa, então usei água do mar. E ficou ótimo! — conta Morena Leite.
Rafael Cavaliere, chef corporativo do grupo TT Burguer — que também tem memória afetiva com Miojo em acampamento — , acha que está rolando uma “miojomania”. Tanto que criou a hashtag #pimpmymiojo, uma série de vídeos em que aparece, ao lado de Jimmy Ogro, ensinando a fazer versões turbinadas dos sabores oficiais.
Alexandra Forbes: Conheça a chef carioca que conquistou Paris pela boca
Criadas por Cavaliere (@gastroesporte), lá estão versões como à moda putanesca, puxado no tomate e na pimenta; com uma fonduta de requeijão e crocante de carne-seca; com feijões, três texturas diferentes de bacon e crispy de couve; e o clássico carbonara, ainda sem nome.
— Não sei se chamo de miojonara ou carbonojo — brinca Cavaliere.
Sócio e chef do Pabu, KoBa e da Maria e o Boi, Luiz Petit não é dos mais entusiastas da massa, mas admite que, quando o momento é de sufoco, seja financeiro ou de fome, ela pode ser providencial.
— O David Chang, do Momofuku (restaurante estrelado de Nova York), fazia miojo caccio e peppe. Então, acho que rende um caldo sim. É só fazer uma investida na geladeira e aproveitar o que estiver dando bobeira: cebola, alho, um caldo com os legumes, pingos de shoyu...
O belga Frèdéric de Mayer também tem sua dica.
—Dar uma pegada oriental funciona bem, com camarões, um toque agridoce, gengibre, coentro, raspas de limão e uma farofa crocante de gergelim — ensina o dono da Frédéric Epicerie, no Leme.
— Não tem nada melhor do que chegar em casa de madrugada e fazer um Miojo. Vou no basicão mesmo, mas quando tenho em casa, ponho cogumelos, cebolinha, óleo de gergelim... Mas uso o temperinho que vem, acho gostosão, cheio de glutamato— conta, rindo.
Polêmico ou não, ele é fio para toda obra, hora e bolso. Sinais dos tempos.
Receitas #pimpmymiojo, de Rafael Cavalieri e Jimmy Ogro
Miojo com requeijão e carne-seca
Ingredientes (para 2)
2 pacotes de Miojo galinha caipira
400ml de creme de leite fresco
200g de requeijão
100g de queijo granapadano
150g de carne-seca dessalgada e desfiada
200ml de óleo
Sal e pimenta do reino a gosto
10g de cebolinha
Modo de preparo
Fonduta de requeijão: Em uma panela reduza o creme de leite pela metade. Entre com o granapadano e o requeijão e mexa com um fouet até a mistura se tornar homogênea.
Crispy de carne-seca: Após dessalgar, cozinhe a carne-seca na panela de pressão por 40 minutos. Desfie e reserve. Esquente o óleo em uma panela e frite por cerca de cinco minutos até ficar bem crocante. Escorra e reserve.
Miojo: Cozinhe o miojo em água fervendo com o tempero seguindo as instruções da embalagem.
Lamen de Miojo com bacon e cogumelos
Ingredientes (para 2)
2 unidades de Miojo de bacon
2 unidades de ovo caipira
160g de filé-mignon suíno
20g de cebolinha picada
Caldo de bacon e cogumelos
100g de cebola
100g de cenoura
100g de aipo
200g de bacon
20g de cogumelos secos
1,5l de água
Modo de preparo
Caldo: Refogue os legumes e o bacon picados até começar a ganhar cor. Entre com os cogumelos secos, com a água e com os temperos do miojo sabor bacon. Deixe ferver e em seguida abaixe o fogo. Cozinhe por pelo menos uma hora para apurar o sabor. Coe e reserve.
Ovo mollet: Cozinhe os ovos por sete minutos em água fervente. Retire e coloque em um bowl de água com gelo para interromper o cozimento. Descasque com cuidado e reserve.
Mignon suíno: Tempere com sal e pimenta do reino e sele de maneira uniforme em uma frigideira quente. Deixe descansar, fatie e reserve.
Montagem: Cozinhe o miojo seguindo as instruções da embalagem. Em um prato fundo coloque o caldo e o miojo. Por cima entre com o mignon suíno fatiado, o ovo mollet cortado ao meio e a cebolinha picada.