Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sexta, 03 de dezembro de 2021

GASTRONOMIA: FIM DO CARPE DIEM - ESQUINA DA 104 SUL ABRIGARÁ NOVO EMPREENDIMENTO GASTRONÔMICO DA FAMÍLIA JABOUR

 

 

Esquina de cima da 104 Sul abrigará novo empreendimento gastronômico da família Jabour

Publicado em Sem categoria

A esquina de cima da 104 Sul, que por 30 anos abrigou o Carpe Diem, cujas portas se cerraram no último fim de semana com uma concorrida (e já saudosa) feijoada, será ocupada em 2022 por outra grife descendente da tradicional e muito querida dos brasilienses: Sweet Cake, o grupo da Família Jabour, que em quase três décadas (em abril completa 29 anos), já deu seis filhotes, até com outros nomes. Agora, se prepara para o mais ambicioso salto na sétima unidade: um mix de restaurante, empório, casa de vinho e padaria inspirado nos moldes do Italy, centro gastronômico que reúne, na capital paulista, diversas operações da culinária italiana em um só lugar.

“Por enquanto é a Casa sem Nome”, brinca Guto Jabour, ao informar que “precisa muito amadurecer a ideia sobre o que iremos desenvolver numa grande área de mais de mil metros quadrados – 700 só de varanda e restaurante com 150 lugares – contando com a cozinha”. Quem estará a frente do negócio é a segunda geração do clã Simone e Celso Jabour, fundadores da Sweet Cake, quando os três filhos ainda eram crianças. Guto e Luiza, casados respectivamente com Bianca Gregório e Thiago Lyra, tocam o restaurante Almeria, instalado há quase um ano no Clube de Golfe.

Os quatro jovens, todos com menos de 30, irão se ocupar a partir da próxima semana — quando Fernando La Rocque entregar as chaves do imóvel, cujo ponto o quarteto adquiriu — da reforma que planejam estar terminada no mês de maio. “Será uma evolução do Almeria com comida de estilo mediterrâneo em fusão com a cozinha brasileira”, arremata Guto Jabour, que atua com Bianca na gestão, enquanto a irmã Luiza, que comanda as caçarolas, irá em janeiro com Thiago para a França, onde se formou, e a outros países europeus, garimpar ideias para a nova empreitada.

Conselho de pai

Depois de diminuir a equipe para enfrentar o período mais difícil da lockdown, os Jabour estão a todo o vapor empregando quase 300 pessoas no império que se consolida e irá “para 400 colaboradores”. Começou em 1993 com uma loja na QI 21 do Lago Sul; a segunda funciona na 412 Sul e a terceira Sweet Cake abriu as portas no começo do ano na 408 Norte. Na mesma QI 21, há o restaurante Terroir, da chef Gabriela Jabour, enquanto o irmão Guto com duas sócias administra o Wine Garden, no Pontão. A sexta operação é o Almeria, prestes a ser reprisado com muito mais intensidade no coração da Asa Sul. Sobre ele, Celso Jabour advertiu: “Trata-se de um comércio que absorve muito, poderá crescer e vocês têm de ter em mente que, após um fim de semana estrondoso, segunda-feira também abrirá as portas”.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros