RIO - Quem nunca fez certamente conhece alguém que é adepto a fotografar, e postar nas redes sociais, pratos de comida. O hábito, claro, é difundido em todo o planeta, e faz parte tanto do cotidiano dos viajantes quanto de quem acabou de preparar algo saboroso (e bonito) em casa. Mas quais seriam os pratos mais 'instagramáveis' do mundo?
Para tirar esta dúvida, o site holandês Thuisbezorgd.nl, especializado em gastronomia, pesquisou, a partir dos pratos mais tradicionais de cada país, quais eram os mais compartilhados no Instagram em julho. A comida que mais aparecia na rede social não chega a surpreender, por ser uma das mais internacionais atualmente: a pizza. Mas, em países como o Brasil, o resultado pode não ser bem o esperado.
Veja, a seguir, alguns dos pratos mais compartilhados no Instagram em cada continente:
Américas
Nada de feijoada, moqueca ou churrasco. O prato mais compartilhado no Instagram no Brasil é a tapioca. De acordo com o levantamento do Thuisbezorgd.nl, a hashtag com essa ancestral panqueca, feita com a farina produzida com a fécula da mandioca, e que pode ter diversos recheios ou até mesmo nenhum, foi compartilhada 1.688.380 vezes.
Se o churrasco não teve vez no Brasil, abocanhou a liderança na Argentina, onde a #asado foi usada 3.004.784 vezes. Outro sucesso continental é o ceviche peruano, com 2.639.893 hashtags, e a arepa, uma queridinha de colombianos e venezuelanos, com 1.549.292 compartilhamentos.
Vêm da América do Norte, no entanto, os dois pratos americanos mais compartilhados no Instagram. O líder no ranking é o hambúrguer, dos Estados Unidos, com mais de 33 milhões de hashtags. Seguido pelos tacos mexicanos, estrelas de mais de 15,4 milhões de postagens na rede.
Europa
A hashtag #pizza pipocou no Instagram nada menos do que 86.380.378 vezes. Claro, nem todas na Itália, seu país de origem, mas o suficiente para fazer da redonda o alimento mais popular daquele país, e também do continente europeu. Bem distante do segundo colocado nessa lista, que é a paella, o prato típico espanhol, citado em 3.325.532.
Outros pratos interessantes, e menos conhecidos fora de suas fronteiras, aparecem nessa lista, como os bolinhos poloneses pierogi, a sopa de beterraba borsh, na Ucrânia, e o macarrão alemão spätzle, os mais "instagramáveis" de seus respectivos países.
África
Se um dia for para Argélia, Marrocos ou Tunísia, não deixe de provar o shakshuka, o prato mais "instagramável" desses países, com 419.159 hashtags. Ele é feito com ovos pochê, molho de tomate picante e pão para acompanhar, e pode ser consumido no café da manhã, almoço e jantar.
Entre os pratos da Nigéria, nenhum é tão popular quanto o arroz jollof , preparado em uma única panela, com uma combinação de arroz de grão longo, tomate, cebola, ervas, vegetais e carne, mencionado em 527.140 hashtags do Instagram.
Na África do Sul, a versão local do churrasco é chamada de braai, um termo que vem do africâner braaivleis, "carne grelhada". E é esse evento gastronômico o mais compartilhado no país através do Instagram, com 556.655 hashtags.
Ásia
Assim como a pizza, o sushi é um prato que representa uma nacionalidade, mas que está espalhador por todo o globo. Por essa grande popularidade, esse ícone da gastronomia japonesa é o mais presente no Instagram, com mais de 45 milhões de hashtags.
Grande sucesso, só que mais restrito à Coreia do Sul, é o tteokbokki. São bolinhos de arroz com molho de pimenta vermelha, ao mesmo tempo doce e picante, que tiveram 3.490.133 menções no Instagram. Pouco mais que o vietnamita pho, um prato popular de comida de rua que consiste em caldo, macarrão de arroz, carne e temperos, com 2.907.538 hashtags.
Biryani, um dos curries mais famosos do mundo, servido com arroz, ocupa o primeiro lugar na lista de pratos mais instagramáveis do Irã. No Instagram, a pesquisa encontrou nada menos que 2.322.453 hashtags.
O levantamento identificou ainda pratos típicos como dal (guisado colorido preparado com lentilhas e especiarias), da Índia, o mapo doufu, (combinado com arroz cozido no vapor e vegetais, com molho picante), da China, e o Pempek (bolo de peixe feito de peixe moído e tapioca, geralmente servido com molho agridoce), da Indonésia.
Oceania
O prato mais instagramável da Austrália é a torta de carne australiana, uma massa folhada recheada com molho e carne picada que foi marcada em 266.868 publicações no Instagram. Ela também pode ter outros recheios, como queijo, carne de crocodilo, vegetais e frutos do mar.
Na Nova Zelândia, o prato mais popular na rede social é o Maori Boil-Up, com um total de 10.205 hashtags. Além da carne de sua escolha, um autêntico Maori Boil-Up geralmente contém kumara, agrião, batata, repolho e cenoura.