Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 10 de setembro de 2021

GASTRONOMIA: CONFIRA OS FESTIVAIS GASTRONÔMICOS DE SETEMBRO E OUTUBRO PELO BRASIL

 

Temporada gourmet: confira os festivais gastronômicos de setembro e outubro pelo Brasil

Da mineira Tiradentes à baiana Juazeiro, eventos com comidas e bebidas se espalham pelo país
Prato da edição de 2019 do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, a última com presença de público, antes da de 2021, que começará em 18 de setembro Foto: Paulo Filho / Divulgação
Prato da edição de 2019 do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, a última com presença de público, antes da de 2021, que começará em 18 de setembro Foto: Paulo Filho / Divulgação

Como a pandemia ainda não acabou, e cuidados básicos de segurança sanitária ainda são necessários, os eventos precisaram se adaptar aos novos protocolos, e alguns, como o Fartura Tiradentes, acontecerão também de forma on-line. O viajante também precisa prestar redobrada atenção a medidas como usar máscaras sempre que possível, usar álcool em gel e privilegiar locais abertos e espaçosos.

Confira, a seguir, cinco desses festivais gastronômicos de setembro e outubro pelo Brasil

  

Tiradentes

A cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais, vai receber a 24ª edição de seu festival gastronômico entre 18 e 26 de setembro Foto: Thiago A. Morandi / Divulgação
A cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais, vai receber a 24ª edição de seu festival gastronômico entre 18 e 26 de setembro Foto: Thiago A. Morandi / Divulgação

Em sua 24ª edição, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, realizado pelo projeto Fartura - Gastronomia do Brasil, volta a ter eventos presenciais, mas sem deixar de lado workshops e apresentações on-line, adaptação provocada pela pandemia em 2020 e bem recebida pelo público. De 18 a 26 de setembro, haverá jantares preparados por chefs renomados na cidade histórica de Minas Gerais, além de aulas, palestras e apresentações musicais pela internet.

Nos chamados festins, chefs de seis restaurantes de Tiradentes receberão em suas cozinhas sete importantes nomes da gastronomia brasileira. Em duplas ou trios, irão preparar pratos especiais, servidos nos salões dos restaurantes Mia, UaiThai, Ora, Pacco & Bacco, Gourmeco e Tragaluz, com vagas limitadas. Esses jantares exclusivos acontecerão nos dias 24 e 25 de setembro (sexta e sábado).

Leia mais:da tapioca à paella, veja as comidas mais 'instagramáveis' de cada continente

As parcerias, organizados pela curadoria do festival, são Matheus Paratella (Tragaluz) e Bel Coelho (Clandestino, de São Paulo); Rafael Pires (Mia) e Roberta Ciasca (Miam Miam, do Rio de Janeiro); Ricardo Martins (Uaithai) e Paulo Shin (Komah, de São Paulo); Felipe Oliveira (Ora) e Jorge Ferreira (Olivia, de Belo Horizonte);  Juliana Ferreira (Gourmeco) e Bruna Martins (Birosca, de Belo Horizonte; e Gustavo Baccarini (Pacco & Bacco) com Katia Barbosa (Aconchego Carioca , do Rio) e Ronie Peterson (Senac).

O festival, no entanto, não fica restrito apenas a esses seis restaurantes. Diversos estabelecimentos da cidade participam do evento, criando pratos e menus especiais.  Outra parte importante do festival é a Mercearia Fartura, onde produtores mineiros expõe e vendem suas mercadorias. No espaço físico, que ficará no Largo das Forras e funcionará de 17 a 19 e de 24 a 26 de setembro, o público poderá encontrar produtos como café, pé-de-moleque, azeite, geleia, queijo e mel da Serra da Mantiqueira. Já através da loja virtual, será possível comprar diretamente de 18 produtores.

Pela internet, o público poderá participar de 36 cursos virtuais, assistir a 32 shows musicais online, além de acompanhar lives com chefs e figuras importantes da gastronomia. Tudo isso acontece através do site farturabrasil.com.br.

São Lourenço

O prato Coroa do Cedro (costela de cordeiro assada em cama de purê de mandioca), do restaurante Quinta do Cedro, um dos participantes do Degusta – Festival Gastronômico de São Lourenço Foto: Divulgação
O prato Coroa do Cedro (costela de cordeiro assada em cama de purê de mandioca), do restaurante Quinta do Cedro, um dos participantes do Degusta – Festival Gastronômico de São Lourenço Foto: Divulgação

No sul de Minas, 20 bares, restaurantes e lanchonetes participam da nona edição do Degusta – Festival Gastronômico de São Lourenço (degustasaolourenco.com.br), que começou em 1º de setembro e vai até o dia 30 do mês. Neles, os clientes encontram pratos  criados especialmente para o evento.

Quem quiser experimentar o maior número de pratos pode adquirir o Passaporte Premiado, que este ano vai funcionar de forma totalmente digital, com QR Code nos estabelecimentos participantes, onde o público receberá um carimbo a cada prato saboreado. Os que baterem ponto em pelo menos cinco endereços ganham uma caixa de produtos típicos da região.

Leia mais:de aquário no teto a árvore no salão, veja os dez restaurantes mais fotogênicos do mundo

Os pratos variam das típicas comidas de boteco, como o Infarto Completo (torresminho,  linguicinha pura de porco, costelinha suína,  calabresa, bacon de pernil e mandioquinha frita), do Frango na Brasa Restaurante, a receitas mais elaboradas, como a Coroa do Cedro (costela de cordeiro assada e banhada na redução do vinho do Porto, com amoras e especiarias, deitado em cama de purê de mandioca com manteiga da Mantiqueira), do restaurante Quinta do Cedro. E, claro, há espaço para combinações mineiríssimas, como o Matula da Villa (pão de queijo de frango com quiabo e maionese de bacon com canudinhos recheados com doce de leite e goiabada para sobremesa), da Villa Jardim Floricultura Café.

Campos do Jordão

Restaurante Dona Pinha participa da Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira Foto: Divulgação
Restaurante Dona Pinha participa da Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira Foto: Divulgação

A Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira começou em 8 de setembro e vai até 31 de outubro em Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal, no estado de São Paulo. O evento reúne os 32 bares, restaurantes, chocolateria e cervejarias artesanais da Associação Cozinha da Mantiqueira.

Os bares e restaurantes criaram pratos e petiscos especialmente para o evento, harmonizando com as cervejas artesanais da região, das cervejarias Baden Baden, Campos do Jordão, Caras de Malte, Gard e Vemaguet67. Os clientes que pedirem os pratos especiais ganharão copos temáticos de cerveja do festival, decorados com imagens de cartões-postais de Campos do Jordão.

Há ainda uma programação de almoços e jantares temáticos, promovidos por alguns restaurantes, como Moringa Mantiqueira, Elio Cucina Speciale, Boa Vista Parrila Grill, Art BBQ e  Dona Pinha (este em Santo Antonio do Pinhal).

O festival, como o nome indica, tem grande foco também na cultura cervejeira da região. Na programação há um concurso para eleger o melhor mestre cervejeiro amador e visitação ao circuito das fábricas da Mantiqueira, com degustações e outras experiências. Todas as informações estão no site cervejas.cozinhadamantiqueira.com.br.

A mesma associação promove o Festival Mantiqueira, que este ano será de 16 a 30 de novembro, quando os restaurantes afiliados terão menus com os mais diversos ingredientes produzidos na Serra da Mantiqueira, como azeite, queijos, trufas, cogumelos, geleias, vinhos, cachaça e destilados.

Cabo Frio

A receita Caminhos, homenagem do restaurante Picolino ao Caminho de Santiago entre França e Espanha, faz parte do Festival Gastronômico de Cabo Frio Foto: Leandro Oliveira / Divulgação
A receita Caminhos, homenagem do restaurante Picolino ao Caminho de Santiago entre França e Espanha, faz parte do Festival Gastronômico de Cabo Frio Foto: Leandro Oliveira / Divulgação

Na cidade da Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, é possível dar uma volta ao mundo em 60 restaurantes. Ao menos, é o que promete a programação do  Festival Gastronômico de Cabo Frio, cuja edição de 2021 começou em 3 de setembro e vai até 3 de outubro. Com o tema "Uma viagem pelo mundo", a proposta é que cada bar e restaurante apresente um prato especial, com receitas típicas ou inspiradas em outro país.

Um bom exemplo é o prato Caminhos (cavaquinha com molho de queijo e alho-poró gratinada e farofa de baguete na manteiga de laranja, servida na coquille), homenagem do restaurante Picolino ao Caminho de Santiago. Já o bar Limoeiro, se inspirou nos sabores amazônicos para criar a entrada Manaós (bolinhos de banana pacovã recheados com peixe assado e acompanhados por vinagrete de pimenta de cheiro). Países da África, da Ásia e da Oceania também estão presentes.

Leia mais:Festival Gastronômico de Cabo Frio promete volta ao mundo em 60 restaurantes

Todos os pratos, individuais, foram criados exclusivamente para o evento, cujo tema é "Uma viagem pelo mundo", e têm preços fixos. Entradas e petiscos custam R$ 40,  pratos principais, R$ 55, e sobremesas, R$ 20. Já pizzas e sanduíches saem a R$ 35.

Quem estiver na cidade no período poderá também participar das palestras e workshops com chefs de cozinha e cozinheiros convidados, que acontecerão no Espaço  Gourmet, instalado no Shopping Park Lagos. A programação neste espaço, que voltou em 2021, depois de ficar ausente da edição de 2020, por conta da pandemia, começa nesta sexta-feira, 10 de setembro.

A lista completa dos participantes e a programação do Espaço Gourmet estão no site saboresdecabofrio.com.br.

 
 

Juazeiro

Carne de sol com macaxeira, um clássico nordestino, é um dos pratos selecionados para o Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro, na Bahia Foto: Divulgação
Carne de sol com macaxeira, um clássico nordestino, é um dos pratos selecionados para o Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro, na Bahia Foto: Divulgação

Terra natal dos cantores João Gilberto e Ivete Sangalo, e do jogador de futebol Daniel Alves, essa cidade no interior da Bahia quer mostrar que tem boa comida também. De 2 a 17 de outubro, a primeira edição do Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro vai reunir 43 restaurantes que servirão ao público mais de cem pratos criados especialmente para o evento.

As receitas foram divididos em quatro categorias: prato principal, comida de boteco, lanches e sobremesa. Por conta da pandemia, nesta primeira edição os pratos poderão ser entregues também pelo serviço de delivery.

Localizado no semiárido baiano, Juazeiro é um dos grandes produtores de gêneros alimentícios da região. A ideia dos organizadores é justamente valorizar os ingredientes locais, como peixes de rio, carne de bode, mandioca, frutas e os vinhos produzidos no Vale do Rio São Francisco. Informações em instagram.com/saboresdejuazeiro.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros