Preparem os garfos. As próximas semanas estão recheadas de festivais gastronômicos para agradar a todos os paladares em diversas regiões do país, com reconhecidos chefs nacionais e locais. A programação é um convite para pegar a estrada e partir em um roteiro de novos sabores. Confira.
Vacina e viagem: Especialista esclarece dúvidas sobre imunização e critérios usados por países para receber visitantes
Festival Fartura Gastronomia Du Brasil
Reunindo 120 chefs brasileiros em restaurantes de Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Belém, Brasília e Fortaleza, o Festival Fartura Gastronomia Du Brasil propõe um intercâmbio de experiências e sabores de todo o país.
Grandes nomes como Renata Vanzetto (Ema), Carla Pernambuco (Carlota), Mara Salles (Tordesilhas), Tássia Magalhães (Nelita), Rodrigo Oliveira (Balaio), Morena Leite (Capim Santo), Luiz Filipe Souza (Evvai), Felipe Schaedler (Banzeiro) e Marcelo Corrêa Bastos (Lobozó) abrirão suas cozinhas para chefs convidados, com quem assinam menus criados com exclusividade para o evento, nos dias 20, 21, 22 e 23.
— Essa cultura toda, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, é nossa, brasileira, de todos nós. Poder reunir ingredientes e pessoas em uma cozinha, em torno de um fogão, é muito mágico. Uma das coisas que nos une como povo é a comida, e o Fartura é uma grande festa cultural gastronômica — conta Daher.
Entre as inovações que o público poderá experimentar, estão o palmito fermentado com Beurre Blanc, tucupi e queijo Tulha do menu que Caio Soter e Thomas Troisgros assinam juntos para O Jardim, de Belo Horizonte, e o guacamole de carangueijo com feijão verde que os chefs Victor Dimitrow, Sergio Jucá e Lira Muller preparam no Peti, em São Paulo. Tem ainda a sobremesa de cupuaçu com sorvete de cacau, azeite de limão e crumble de coco e amburana que Manu Buffara, do Paraná, leva para o Capim Santo de Morena Leite, em menu também assinado por Thiago Castanho.
Além de jantares presenciais, o festival conta ainda com uma programação on-line, que começa neste sábado (16) e vai até o dia 24. São oferecidas gratuitamente aulas e receitas de mestres como Agnes Farkasvolgyi, Caio Soter, Ariani Malouf, Adriano Vilhena (Senac) e Mauro de Paula (Senac). Para descontrair, há também shows musicais e peças teatrais disponíveis nas plataformas do Projeto Fartura (www.farturabrasil.com.br). Outra iniciativa é a Mercearia Fartura, com produtos à venda de pequenos produtores em uma vitrine virtual.
Veja a programação de cada dia do festival:
Quarta-feira, 20/10
São Paulo
- Renata Vanzetto, do Ema (SP), recebe Millena Barros, do Viella Pizzeria (TO), e Pedro Bagattoli, do Restaurante Catarinense (RO).
Quinta-feira, 21/10
São Paulo
- Carla Pernambuco, do Carlota Bistrô (SP), recebe Onildo Rocha, do Cozinha Roccia (PB), e Martina Caminha, do Chez Martina Bistrô (AM).
- Mara Salles, do Tordesilhas (SP), recebe Edinho Engel, do Restaurante Manacá (SP), e Izanelda Magalhaes, do Jannu’s Bistrô (AC).
- Alex Sandro da Silva, do Tasca da Esquina (SP), recebe Cristóvão Laruça, do Caravela (MG).
- Tassia Magalhães, do Nelita (SP), recebe Dan Duarte, do Dona Divina (SE).
Belém
- Paulo Anijar, do Santa Chicória (PA), recebe Caetano Sobrinho, do Caê (MG).
Belo Horizonte
- Caio Soter, do O Jardim (MG), recebe Thomas Troisgros, do Le Blond (RJ).
- Carlos Kristensen, do Hashi (RS), recebe Pedro Siqueira, do Puro (RJ)
Porto Alegre
- Vinicius Braun, do Dry Moments (RS), recebe Rafael Pires, do Mia Restaurante (MG).
Sexta-feira, 22/10
São Paulo
- Almoço: Manuelle Ferraz, do A Baianera (SP), recebe Danilo Dias, do Flor de Vinagreira (MA), e Marcelo Cotrim, do Cotrim Gastronomia (MT).
- Morena Leite, do Capim Santo (SP), recebe Thiago Castanho, do Bayuca (PA), e Manu Buffara, do Manu (PR).
- Luiz Felipe Souza, do Evvai (SP), recebe Dedê Cesco (MS) e Geane Gomes Nunes (AP).
- Checho Gonzales, do Mescla (SP), recebe Junior Marinho, do Juá (GO), e Alessandro Eller (ES).
- Felipe Schaedler, do Banzeiro (SP), recebe André Saburó, do Quina do Futuro (PE), e Lia Quinderé, da Sucre (CE).
- Victor Dimitrow, do Peti (SP), recebe Sergio Jucá (AL) e Lira Muller, do Delira Praia (PI).
- Marcelo Corrêa Bastos, do Lobozó (SP), recebe Marcelo Petrarca, do Bloco C (DF), e Antonio Costaguta, do El Topaddor (RS).
- Janine Moreira, do Jesuíno Brilhante (SP) recebe Hélio Araújo (RO) e Adriana Lucena (RN).
Belém
- Saulo Jennings, da Casa do Saulo (PA). recebe César Santos, do Oficina do Sabor (PE).
- Prazeres Quaresma, do Saldosa Maloca (PA). recebe Ian Baiocchi, do Iz (GO).
Fortaleza
- Ivan Prado, do Mayu (CE), recebe Pedro Franco, do Tereze (RJ).
Brasília
- Luiza Jabour, do Almeria (DF), recebe Henrique Gilberto, da Cozinha Tupis (MG).
- Marco Espinoza, do Sagrado Mar (DF), recebe Giovanna Grossi, do Animus Restaurante (SP).
Porto Alegre
- Leonardo Magni, do Mandarinier (RS), recebe Léo Gonçalves, do Uru (CE).
- Raphael Dittrich e Gabriela Zilio, do Restaurante Eat Kitchen (RS), recebem Thyago Guarany, do Mirakuru Street Food (PA).
Sábado, 23/10
São Paulo
- Alberto Mori, Kurâ (SP), recebe Fabricio Lemos, do Origem (BA), e Alysson Muller, do Rosso (SC).
Belém
- Roberto Satoshi, do Sushi RO (PA), recebe Murakami, do Murakami (SP).
Nazareno Alves, do Point do Açaí (PA), recebe Vania Krekniski, do Limoeiro (PR).
Belo Horizonte
- Guilherme Melo, do Nuuu (MG), recebe Pedro Godoy, do Arvo Restaurante (PE).
- Agnes Farkasvolgyi, do Casa da Agnes (MG), recebe Ariani Malouf, do Mahalo (MT).
- Ju Duarte, do Cozinha Santo Antônio (MG), recebe Daniela Martins, do Lá em Casa (PA).
Fortaleza
- Van Régia, do Culinária da Van (CE), recebe Artur Dornelles, do Alegrete (RS).
- Marco Gil, do Mangue Azul (CE), recebe Américo Piacenza, do Cantina Piacenza (MG).
- Marina Araújo, do Chamego (CE), recebe Diogo Sabião, do Niá (RO).
- Rafael Martins, do Illa Mare (CE), recebe André Castro, do Authoral (DF).
Brasília
- Diego Brada, do Conca (DF), recebe Ricardo Dornelles, do A Firma Bar (RS).
- Thiago Paraíso, do Ouriço (DF), recebe Deocleciano Brito, (AC).
- Ronny Peterson, do Aroma (DF,) recebe Diego Freire, do Tríade (CE).
Porto Alegre
- Marcelo Schambeck, do Capincho (RS), recebe Gil Guimarães, do Casa Baco (DF).
3º Festival Gastronômico de Paraty
Grandes nomes da cozinha brasileira e muita comida gostosa se encontram na cidade histórica no sul do Rio de Janeiro entre os dias 5 e 7 de novembro. Nesta edição do Festival Gastronômico de Paraty, os restaurantes participantes terão de criar pratos criativos com sementes, um dos principais ingredientes ao redor do mundo. A intenção do festival é valorizar os pequenos produtores locais e fortalecer sua relação com os chefs de cozinha e o público. O evento traz ainda aulas gratuitas, rodas de conversa e palestras, além de lives de chefs da cena gastronômica do país. Mais informações em www.festivalgastronomicodeparaty.com.
20º Festival Gastronômico de Búzios
Com cardápios atendendo a todos os paladares, o Festival Gastronômico de Búzios reúne 14 restaurantes com menu especiais que serão servidos das 12h à meia-noite. O evento acontece em todas as sextas-feiras e sábados do mês de novembro no Porto da Barra, pólo gastronômico e cultural. Os participantes podem aproveitar ainda atividades culturais nos ateliês locais e, pela primeira vez, a corrida Búzios Running, no Clube Aretê, nos dias 6 e 13 de novembro das 7h às 13h.
3º Festival Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda
O paraíso turístico de Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, recebe o Festival Esquina do Mundo entre os dias 13 e 30 de novembro, trazendo muita inovação e criatividade. O tema desta edição é a Cozinha Fusion: uma união cultural através da comida. Dentro das categorias prato principal, lanches ou petiscos, sobremesas e drinks, os restaurantes participantes devem apresentar uma nova receita misturando técnicas, ingredientes e escolas gastronômicas de diferentes etnias. Saiba mais em gastronomiadajuda.com.br.
4º Festival Gastronômico Sabores de Santo Antônio de Jesus
Para celebrar os sabores marcantes do estado, a cidade de Santo Antônio de Jesus, considerada a capital do Recôncavo Baiano, é palco do Festival Gastronômico Sabores de SAJ entre os dias 18 e 30 de novembro. Com o tema “gastronomia de raiz", os chefs participantes criaram pratos com ingredientes típicos locais, como a mandioca, um clássico da culinária baiana.