Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense segunda, 13 de novembro de 2023

GASTRONOMIA: COMER TAMBÉM ESTÁ LIGADO COM SENTIMENTOS

 

Mais que necessidade: comer também está ligado com sentimentos

A vontade de comer é presente em vários aspectos e se apresenta de diferentes formas. Seja para tirar uma tristeza ou aliviar a barriga roncando, ela surge nos mais diversos momentos do dia ou da noite.

Existem vários tipos de fome, entre elas, as mais conhecidas são a física e a emocional -  (crédito: Clark Douglas Vep/ Unsplash)
Existem vários tipos de fome, entre elas, as mais conhecidas são a física e a emocional - (crédito: Clark Douglas Vep/ Unsplash)
 
 
 
Eduardo Fernandes 
postado em 12/11/2023 08:00

Na calada da noite, a vontade de comer alguma besteira sempre surge. Mesmo após se alimentar bem durante o dia, esse desejo aparece e é frequente na vida de muita gente. A fome, como muitos a conhecem, possui características diversas e se apresenta de variadas formas.

 
Neste caso, é necessário comer e, de preferência, optar por fontes que sejam nutritivas. "A fome emocional está atrelada a compensação, sensação de precisar comer com urgência e uma grande quantidade", explica a profissional. Além disso, existe o formato social, que envolve contextos de interações interpessoais, como festas de aniversários e almoços de família.

E o desejo por algo que, geralmente, você não tem em casa? Uma pizza, uma coxinha ou um brigadeiro. Para este tipo, denomina-se fome específica, relacionada ao prazer de comer um alimento em especial, que não é urgente, mas que o indivíduo sabe que o sabor irá lhe satisfazer como nenhum outro.

Apetite ou gula

Esse último tipo de fome, a influencer Paula Melissa, 23 anos, conhece. O ponto fraco da jovem são os doces, principalmente quando bate aquela vontade depois do almoço. Para ela, é quase impossível se segurar. "Dificilmente, consigo me controlar e acabo comendo além da conta", ressalta.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros