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Depois de pedir uma bandeja de frutos do mar, ele abriu uma lata dourada de caviar Regiis Ova, colocou uma colherada das ovas entre o polegar e o indicador, e começou a lambê-la, como o sal depois de uma dose de tequila.
— As pessoas costumavam se drogar. Agora, estamos tendo barato com a comida — disse Han, rindo, enquanto degustava o caviar.
O bump de caviar — em que um punhado de ovas é comido do dorso da mão — é agora a maneira insolente e malandra de consumir a iguaria cara em certos restaurantes, bares da moda, festivais de arte e outros encontros de destaque.
— Uma colecionadora de relógios veio me dizer ontem na Frieze que tinha visto um vídeo meu fazendo isso no Instagram e queria experimentar — contou Kristen Shirley, de 37 anos, fundadora do La Patiala, site de estilo de vida de luxo, mencionando a feira de arte em Nova York em maio.
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Stephanie Bennaugh, 32 anos, faz um 'bump' de caviar no Temple Bar, no bairro de NoHo, em Nova York — Foto: Dolly Faibyshev/The New York Times
— Amo bumps de caviar porque você não precisa montar uma enorme tábua de queijo e crudités. Só precisa de uma lata e de uma colher — diz.
Como uma autoproclamada connoisseur de caviar, ela prefere o sabor assim:
— Se você colocar caviar em um blini ou na batata frita ou adicionar cebolinha ou cebola roxa, vai mascarar o sabor. Por que você comeria algo que custa US$ 200 a latinha para sentir gosto de cebola?
Ela pode estar certa. Segundo os especialistas em caviar, é assim que tradicionalmente eles provam as ovas.
— Quando você ia até os pescadores e experimentava cem latas diferentes de caviar para selecionar as que queria, era necessária uma maneira rápida de provar sem alterar o paladar — explicou Edward Panchernikov, diretor de operações do Caviar Russe, restaurante com estrela do "Guia Michelin" em Manhattan, especializado em caviar.
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Outra frequentadora do Temple Bar, em Nova York, Kaslyn Bos, de 29 anos, experimenta a nova maneira de degustar caviar — Foto: Dolly Faibyshev/The New York Times
Embora este não ofereça bumps no menu, outros estabelecimentos veem isso como a nova maneira de vender a iguaria.
O Temple Bar, lounge retrô em NoHo, em Manhattan, adicionou os bumps de caviar ao menu (US$ 20) quando reabriu em outubro.
Samantha Casuga, a bartender-chefe do Temple, estima que vende cerca de dez por noite.
— O que acontece é que alguém diz: "Devemos pedir um bump de caviar?", e isso parece ousado. Então outras pessoas veem e querem também.
No Tokyo Record Bar, izakaya de 12 lugares no Greenwich Village, em Manhattan, os comensais podem pedir um bump de caviar com saquê por US$ 20, embora não esteja no cardápio.
— Como sempre temos uma tonelada de caviar, essa pareceu uma maneira divertida de oferecer uma boa experiência às pessoas — afirmou Ariel Arce, o proprietário, que também vende uma marca de caviar chamada CaviAIR. Ele acrescentou que a crescente popularidade dos bumps (e do caviar em geral) é o resultado de técnicas de cultivo aprimoradas, que tornaram a iguaria mais acessível. No passado, o caviar era considerado muito caro para ser servido tão casualmente.
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Jason Rodriguez, 34 anos, é outro a entrar na onda do 'bump' de caviar no Temple Bar, em Nova York — Foto: Dolly Faibyshev/The New York Times
— O caviar selvagem é completamente inacessível, mas agora a China, os Países Baixos, a França, o Uruguai e os Estados Unidos dominam as práticas de produção, o que o tornou mais acessível.
— Na Fórmula 1 deste ano, ofereci um ao Diplo. Foi muito engraçado. Acho que foi a primeira vez que ele fez isso, e adorou. É bem social. É o que faço na cozinha para me relacionar com alguém, em vez de consumir álcool. Não posso fazer isso quando estou trabalhando.