Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Espetáculos -Teatro, Cinema, Shows e Afins quinta, 24 de outubro de 2024

GAMALEÃO GRUPO DE DANÇA CELEBRA 40 ANOS (POSTAEM DO LEITOR FÁBIO GOMIDES)

Camaleão Grupo de Dança celebra 40 anos com espetáculo "Herói"

A montagem tem concepção, direção e trilha sonora de Oswaldo Montenegro e pode ser conferida nos dias 25, 26 e 27 de outubro, no Teatro do Cultural Unimed-BH Minas. Os ingressos são gratuitos mediante doação de 1 kg de alimento não perecível que serão destinados ao programa Minas Tênis Solidário.

 

Construída em parceria com Oswaldo Montenegro, o espetáculo “Herói” tem sua concepção, direção e trilha sonora assinadas pelo artista, um parceiro antigo do grupo. A montagem trata-se de uma homenagem e também de uma releitura da obra de Joseph Campbell, um dos maiores e mais profundos conhecedores da mitologia de todos os tempos. O projeto que marca o retorno do grupo ao palco italiano depois de uma longa série de montagens voltadas para a rua e espaços alternativos,  espetáculo conta, além do elenco principal, com membros dos grupos de formação do Núcleo Artístico e também com integrantes da Escola de Artes, projeto social que o grupo executa há 18 anos em parceria com o Instituto Unimed BH. O espetáculo de dança propõe uma leitura dos conceitos e ideias de Campbell, abordando a mitologia de uma forma artística e trazendo estas questões para a contemporaneidade. O espetáculo procura abordar o Herói como pessoa que luta, sobrevive e procura ajudar a si e ao outro na aventura do dia a dia.

 

O Camaleão Grupo de Dança foi fundado em 1984 pela diretora Marjorie Quast. O Grupo transforma sua dança ao longo dos anos investindo em novos caminhos e novas possibilidades de pesquisa e criação e é um patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. Possui 20 montagens assinadas por 16 profissionais nacionais e internacionais, somando mais de 50 prêmios ao longo desses anos. Em parceria com a escola Núcleo Artístico, ambas sob direção da sua fundadora, criam, incentivam, e divulgam a dança, cumprindo com o seu compromisso social de educadores e difusores culturais, o berço de renomados artistas nacionais. Desenvolve também um projeto social de formação em dança que atende mais de 200 jovens e crianças de comunidades carentes.

 

Campanha Herói é quem ajuda.

 

Organizada em parceria com o Programa Minas Tênis Solidário, a campanha voltada para ajudar as pessoas que mais precisam possibilita que os ingressos para o espetáculo sejam trocados por 1kg de alimento não perecível. Todos os alimentos arrecadados por meio da campanha serão doados a instituições parceiras do Minas Tênis Clube.  

O projeto é viabilizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio de Mason Holdings e da Veminas Caminhões e Ônibus.

 

Sobre o Camaleão Grupo de Dança

@camaleaogrupodedanca / www.facebook.com/camaleaogrupodedanca

 

O CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA completa 40 anos de história em 2024 e é um patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. O Grupo tem em seu repertório 20 montagens assinadas por 14 destacados profissionais nacionais e internacionais, entre eles Omar Carrum, Vladimir Rodriguez, Jorge Garcia, Mário Nascimento, Luís Arrieta, Tindaro Silvano, Carlota Portela e Tuca Pinheiro. Em parceria com a escola NÚCLEO ARTÍSTICO (fundada em Belo Horizonte em 1978), criam, incentivam, e divulgam a dança, cumprindo com o seu compromisso social de educadores e difusores culturais, se tornando o berço de renomados artistas nacionais. Como parte desse compromisso desenvolve também um projeto social de formação em dança que atende mais de 200 jovens e crianças de comunidades carentes. É uma companhia de grande importância para o país, por seu aspecto plural: da formação consistente em dança com a realização de espetáculos de estilos variados, a produção de obras com renomados artistas. O CAMALEÃO transforma o pensamento e a dança investindo em novas possibilidades de pesquisa e criação, aprimorando constantemente a qualidade de suas produções, somando mais de 50 prêmios ao longo desses anos.

 

Serviço

 

Camaleão Grupo de Dança apresenta “Herói”

Concepção, direção e trilha sonora: Oswaldo Montenegro

Datas: dias 25, 26 e 27 de outubro - sexta, sábado e domingo

Horários:  Sexta e sábado às 20h30 e domingo às 19h

Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas

Ingressos: gratuitos mediante retirada no Sympla ou bilheteria e doação de 1 kg de alimento não perecível na entrada(Ingressos disponíveis para retirada pelo site e bilheteria no dia do evento, duas horas antes do início, limitado a 4 ingressos por CPF).

Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sábados, das 12h às 20h ou até 30

minutos após o início do espetáculo. Domingos e feriados, das 12h às 19h ou

até 30 minutos após o início do espetáculo.

Horário de abertura da plateia para entrada do público: 30 minutos antes do horário da apresentação.

Mais informações: (31) 3516-1360

 

Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros