28 de dezembro de 2021 | 01h55
Campeão Brasileiro, Estadual e da Copa do Brasil em 2021, Cuca anunciou que está deixando o cargo de técnico do Atlético-MG. A informação foi dada pela Rádio Itatiaia no início da madrugada desta terça-feira, dia 28. O clube ainda não se posicionou oficialmente sobre a saída do treinador, que alegou problemas de ordem familiar para não seguir dirigindo a equipe mineira na próxima temporada. Ainda de acordo com a reportagem, Cuca teria se comprometido a não trabalhar em nenhuma outra equipe em 2022.
Cuca assumiu o comando do Atlético-MG em março, em substituição ao argentino Jorge Sampaoli. Na segunda passagem pelo time, conquistou o Campeonato Mineiro, o Brasileirão e a Copa do Brasil em um dos melhores anos do clube de Belo Horizonte. Foram, ao todo, 71 jogos, com 48 vitórias, 14 empates e nove derrotas. Um aproveitamento de 74,1% dos pontos conquistados. Além dos títulos, Cuca também conduziu a equipe mineira à semifinal da Libertadores, quando caiu diante do Palmeiras. Ele tinha mais um ano de contrato com o Atlético-MG e estava nos planos da diretoria para a inauguração do novo estádio do time, que deve ficar para o segundo semestre.
No começo do ano, em fevereiro, o treinador usou do mesmo argumento para não renovar seu contrato com o Santos, e se despediu do time da Vila Belmiro em um momento em que a mãe e uma das filhas estavam internadas com covid-19. Mesmo com o sucessor de Cuca ainda não definido, a reapresentação do time está marcada para o dia 17 de janeiro, enquanto a estreia do Atlético no Campeonato Mineiro de 2022 acontecerá no dia 26 do mesmo mês.
Esta foi a segunda passagem do treinador pelo Atlético-MG. Na primeira vez, Cuca conquistou a Copa Libertadores, em 2013. Pelas taças conquistadas, o técnico é considerado como um dos melhores que já passaram pelo comando técnico da história do clube. Ele foi eleito o melhor treinador do ano na pesquisa do Estadão.
O treinador passa férias com a família e ainda não se pronunciou.