Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Artistas e Artes sábado, 09 de novembro de 2024

FOTÓGRAFO MAURO MARTINS PARTICIPA DE EXPOSIÇÃO COLETIVA NO MÉXICO (POSTAGEM DO LEITOR ISIDORO B. GUGGIANA)

Fotógrafo Mauro Martins participa de exposição coletiva no México 

Artista apresenta imagens inéditas do povo Yanomami na mostra "¡Mi tierra tiene palmeras y palmares, donde cantan los zorzal!" na capital

 

Retrato em preto e branco do povo Yanomami- crédito: Mauro Martins

 

Com o título "¡Mi tierra tiene palmeras y palmares, donde cantan los zorzal!", exposição fotográfica itinerante poderá ser vista em quatro diferentes espaços da Red de Faros em datas que variam até 2025. Os locais integram um conjunto de centros culturais e educativos alternativos na Cidade do México, que oferecem formação em artes e ofícios.

 

Neste trabalho coletivo, Mauro Martins apresenta fotos inéditas do povo Yanomami que vive no Vale do Rio Catrimani em Roraima, região que vem sofrendo com presença massiva do garimpo ilegal. Os outros artistas da exposição são Alexandre de Paulo, Caetano Azevedo, Daniela Pinheiro, Liza Moura, Paulo Henrique Costa, Valdir Zwetsch.

 

"Essas fotos foram feitas em 2013 durante uma viagem para a gravação de uma série documental", conta o fotógrafo e diretor de fotografia paulista. "Elas retratam a vida dos Yanomami que praticamente não têm contato com pessoas de fora das aldeias, povo que vive em total harmonia com a floresta. Eles são os verdadeiros guardiões da floresta amazônica", complementa.

 

O título da exposição faz referência aos poemas "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias (1823-1864) e "Regresso à Pátria", publicado em 1924 por Oswald de Andrade (1890-1954). A mostra tem realização da Porto de Cultura e retrata povos originários do Brasil com fotos de cinco fotógrafos e duas fotógrafas brasileiras. 

 

"Esperamos que as fotografias desta mostra possam despertar a consciências e reforçar a luta dos povos originários por sua identidade, dignidade e resistência", Ressalta a curadora Marly Porto. A exposição reforça o compromisso com a valorização e preservação da diversidade em meio aos garimpos clandestinos, tráfico de drogas e armas, queimadas intencionais que continuam a ameaçar as regiões que pertencem aos povos indígenas no Brasil.

 

Exposição coletiva

"¡Mi tierra tiene palmeras y palmares, donde cantan los zorzal!"

Serviço:

  1. FARO Indios Verdes: 25 de outubro a 15 de novembro de 2024 (Avenida Huitzilihuitl 51, Santa Isabel Tola, Gustavo A. Madero, 07010, Ciudad de México)

  2. FARO FARO Cosmos: 15 a 22 de outubro de 2024 (Calzada México Tacuba S/N, Colonia Tlaxpana, Miguel Hidalgo, 11370, Ciudad de México)

  3. FARO Miacatlán: 29 de novembro a 16 de dezembro de 2025 (Calle Bolívar Poniente S/N, San Jerónimo Miacatlán, 12600, Milpa Alta, Ciudad de México

  4. Casa de Cultura Gaby Brimmer: 13 de dezembro de 2024 a 24 de janeiro de 2025 (Monte Alegre 32, Portales Oriente, Benito Juárez, 03570 Ciudad de México, CDMX, México)

 

Mauro Martins

Site: https://www.mauromartins-foto.com/ 

Portfólio: https://mauromartins77.wixsite.com/mauromartins 

Instagram: @mauro.martins77 

 

Patrícia Rabello (11) 98196-9290 

PR| Assessora de Imprensa| Consultoria em Comunicação| Produtora Executiva| Conexões Estratégicas

email: patirabello@uol.com.brpati@patriciarabello.com.br

@patirabello


Isidoro B. Guggiana (51) 99923-4383

Assessoria de Imprensa

email: isidoro.guggiana@gmail.com

@isidorobg


Unsubscribe

Exposição ¡Mi tierra tiene palmeras y palmares, donde cantan los zorzal! - crédito Divulgação.jpgExposição ¡Mi tierra tiene palmeras y palmares, donde cantan los zorzal! - crédito Divulgação.jpg~149 KBExibir Baixar

Retrato em preto e branco do Povo Yanomami- crédito Mauro Martins.jpgRetrato em preto e branco do Povo Yanomami- crédito Mauro Martins.jpg~537 KBExibir Baixar

Retrato em preto e branco do Povo Yanomami- crédito Mauro Martins (2).jpgRetrato em preto e branco do Povo Yanomami- crédito Mauro Martins (2).jpg~


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros