Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Artistas e Artes segunda, 17 de março de 2025

FOTÓGRAFO ANDREI POLESSI (POSTAGEM DA LEITORA MARIANA FCRUZ)

Agência ERA®

Fotógrafo brasileiro é um dos finalistas em premiação internacional de fotografia

A obra de Andrei Polessi será exposta no evento The Independent Photographer, em Londres

 

‘Lalibela’, de Andrei, é uma das obras finalistas do concurso da The Independent Photographer - Crédito: Andrei Polessi

O fotógrafo, escritor e artista gráfico Andrei Polessi, reconhecido por suas viagens a destinos inusitados e sua sensibilidade em captar histórias humanas, ficou entre os finalistas no concurso “Photography Award 2025”, da The Independent Photographer, na categoria Visual Story, com a obra ‘Lalibela’, que será exposta na PBC Gallery, em Londres, no final deste ano. Além disso, o artista lançou em dezembro de 2024 seu novo livro, “Rascunho: Paisagens Humanas”, onde reúne suas experiências em duas expedições no continente africano.

Fundada em 2016, a The Independent Photographer é uma rede global destinada a apoiar e valorizar artistas emergentes. A plataforma organiza concursos fotográficos mensais com temas variados, julgados por fotógrafos renomados e editores de instituições prestigiadas, como Magnum Photos, Time, Vogue, The Guardian e National Geographic. A comunidade da Independent Photographer alcança uma audiência de mais de dois milhões de pessoas anualmente, oferecendo aos fotógrafos uma plataforma para exibir seu talento e criatividade. Confira a lista dos finalistas que também irão expor, junto com Andrei, no site: https://independent-photo.com/winners/#winners-info.

Andrei Polessi é fotógrafo, escritor e artista - Crédito: Divulgação

O escritor participou de todas as seletivas e avaliações e chegou na final, conquistando o 4º lugar no ranking mundial da categoria Visual Story. Como um dos finalistas, ele participará do evento em Londres, onde irá expor ‘Lalibela’ junto com outros nove fotógrafos do mundo todo. Uma das profissionais que avaliaram a sua obra é a jurada Elizabeth Krist, editora sênior da revista National Geographic. 

Andrei revela que concursos nunca foram o seu foco: “Talvez pelo fato da competição em si, algo que para a arte não sei se vejo muito sentido; até porque sei que muitas imagens incríveis de outros fotógrafos acabaram ficando de fora dessa seleção”. O artista conta estar animado com a oportunidade, principalmente pela chance de compartilhar seu trabalho. “Conseguir um alcance cada vez maior para os artistas brasileiros, internacionalmente”, completa. 

Polessi contou a história por trás da foto finalista do concurso. Ele estava na Etiópia, onde passou o dia fotografando, e se encontrou em uma celebração religiosa da região. “A força mais poderosa do nosso planeta é a fé. Eu sempre achei que era o amor, mas na minha opinião, depois que eu vi isso, eu passei a achar que é a fé. Porque a fé, às vezes, é tamanha que ela passa por cima do amor, do amor próprio, do amor aos outros”, diz.

O fotógrafo revela ter ficado extremamente emocionado ao ver a devoção das pessoas. A celebração, típica do cristianosmo ortodoxo, religião praticada no país africano, aconteceu na madrugada de sábado para domingo de Páscoa. Ele estava acompanhado de um produtor local, que o ajudou a chegar no meio da multidão para conseguir fazer os registros: “Ou seja, essa foto só foi possível porque esse cara me colocou nesse lugar”, conta.

Com uma carreira marcada pela colaboração em revistas e portais de viagem, Polessi também é cofundador do Instituto Dharma, instituição com foco em projetos humanitários. Desde 2007, organiza expedições culturais e fotográficas para regiões como Índia e Nepal, compartilhando sua visão única de mundo com outros viajantes.

Andrei lançou o livro “Rascunhos: Paisagens Humanas” em dezembro de 2024, em Campinas, e agora tem mais dois eventos de lançamento marcados, um no Rio de Janeiro, dia 21/03, e outro em São Paulo, dia 27/03. A obra, que Polessi concebeu integralmente – da escrita à edição –, é um mosaico de experiências acumuladas em suas jornadas por mais de 50 países. Inspirado principalmente por suas expedições no continente africano, "Rascunho: Paisagens humanas" transcende a fotografia, unindo textos profundos e imagens que são convites à reflexão. Segundo o autor, “minhas paisagens são humanas. São as pessoas que me dão perspectiva, que me alcançam qualquer horizonte”.

 

Lançamento do livro "Rascunho: Paisagens humanas" - RIO DE JANEIRO

Data: 21 de março

Horário: 19h

Local: Livraria da Travessa

Endereço: R. Visc. de Pirajá, 572 - Ipanema, Rio de Janeiro - RJ, 22410-002

 

Lançamento do livro "Rascunho: Paisagens humanas"- SÃO PAULO

Data: 27 de março

Horário: 18h30

Local: Bibla Livraria

Endereço: Praça Professora Emília Barbosa Lima, 58 - Vila Madalena, São Paulo - SP, 05448-070

 

Sobre Andrei Polessi

Andrei Polessi é fotógrafo, escritor e artista gráfico, com mais de 50 países no currículo. Especialista em capturar paisagens humanas, é colaborador de revistas e portais de viagem. Co-fundador do Instituto Dharma, já foi voluntário em trabalhos de ajuda humanitária em 4 continentes. Residente em Campinas, dedica sua arte a explorar as conexões entre pessoas, culturas e histórias. Viaja frequentemente para o Nepal e Índia, desde 2007, levando grupos para expedições de experiência cultural e de fotografia em lugares remotos. 

@andreipolessi 

 

Assessoria de Imprensa

Agência ERA®

Mariana Cruz - Jornalista Responsável

mariana@agenciaera.com.br  

(11) 98159-0000


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros