Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 04 de novembro de 2023

FLUMINNSE X BOCA: O SONHO DE UNS E O PESADELO DE OUTROS

 

Por 
Nelson Motta

 

 

 

Saudações tricolores! Já comecei a contagem regressiva movido a dopamina máxima do sonho ao alcance das mãos. Estou em modo TPL máxima (Tensão Pré-Libertadores), agora quando escrevo faltam exatamente 22 horas e 32 minutos para a bola rolar. O que fazer com todo esse tempo? Com sorte, oito horas de sono, talvez sonhos (ou pesadelos) já diminuem para 14 intermináveis horas até o juiz apitar e o coração disparar.

Meu coração tricolor deu grande prova de força e resistência quando, no dia seguinte de um infarto, assistiu no CTI do Copa Star o jogo contra o Inter, aos berros, sim, mas com ótima performance cardíaca, reforçada por dois stents. Está totalmente liberado para a final, à disposição do professor.

Falta-me, faltaria a qualquer um, a eloquência de um Nelson Rodrigues para a crônica da véspera da batalha final, épica, naturalmente, sujeita às surpresas e viradas e contra-viradas e absurdos que fazem a graça e a paixão do futebol. Não, não há piedade nem justiça no futebol. Nem sempre o melhor vence, nem sempre quem joga pior perde, nem sempre o resultado faz justiça ao jogo, aos erros de arbitragem, aos conflitos, uma expulsão, “tudo muda o tempo todo no mundo”, como diz a canção, e também no futebol.

Nada nunca está seguro nem garantido. Enquanto a bola rolar tem jogo, os exemplos são incontáveis e fazem parte da história do futebol. E de seus momentos épicos e gloriosos.

E tenebrosos. Sim, eu estava no Maracanã em 1976, na semi do Brasileirão contra o Corinthians, quando a torcida alvinegra invadiu o Rio de Janeiro e ocupou mais da metade do estádio antes da torcida do Fluminense chegar. Sob chuva torrencial, que nivelou o jogo por baixo, a fabulosa “Máquina Tricolor” sucumbiu diante de um time tecnicamente muito inferior, mas guerreiro e apoiado pela torcida, que tomou o primeiro gol mas empatou e levou o jogo aos pênaltis. E venceu. Eliminando a Máquina até então invencível com seu futebol-espetáculo de Rivellino, Paulo César Caju, Carlos Alberto Torres, Félix, Pintinho, Narciso Doval, Edinho, Dirceu, e outros craques da seleção, contra o Timão de Geraldão, Ruço, Vaguinho e Vladimir. Foi uma dura lição no orgulho e no excesso de auto confiança, talvez, ou apenas coisas do futebol e de sua caixinha de surpresas. O sonho de uns é o pesadelo de outros.

Basta um momento de distração, um passe errado, uma quebra da concentração, um apagão até, para o jogo virar. É por isso que amamos futebol, um jogo de arte, guerra e estratégia em que a única certeza é que não ha certezas. Vai Fluzão!


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros