Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas quinta, 12 de dezembro de 2024

FLOR DE FORMOSURA: LIVRO DE NEWTON CARNEIRO PRIMO (POSTAGEM DO LEITOR LUCAS FERNANDES KOEHLER)

Juiz lança olhar sensível sobre os ciclos de violência em novo livro

Em "Flor de formosura", Newton Carneiro Primo narra trajetória de luta inspirada em casos que acompanhou ao longo da carreira nos tribunais

Movido pelo propósito de retratar a realidade enfrentada por muitas brasileiras e brasileiros em situação de vulnerabilidade, Newton Carneiro Primo, juiz titular da vara da Infância e Juventude de Ananindeua (PA), publica o romance Flor de Formosura

Intensa e emocional, a obra acompanha Vitória, adolescente inteligente e sonhadora da Ilha de Marajó, que tem o futuro brutalmente despedaçado ao sofrer um abuso dentro do próprio lar. Quando ela foge para Belém, o sonho por uma vida melhor se transforma em pesadelo ao se deparar com a pobreza e a desumanidade. 

Na capital, Vitória encontra novos desafios e tem seu caminho permeado por experiências de violência, exploração e dependência, em um ciclo doloroso que inclui a escravidão sexual, a mendicância e até a acusação por um assassinato que não cometeu. Em sua jornada de luta, a protagonista inspira compaixão por aqueles que permanecem marginalizados e invisíveis. 

Realista e poética, a escrita do autor proporciona uma experiência de leitura emocionante e profundamente humana. Primo mergulha nos casos e audiências que acompanhou ao longo da carreira para dar robustez a uma história sobre a busca por identidade, dignidade e amor. As cenas que retratam o julgamento da jovem espelham os ritos jurídicos, incorporam a tensão dos tribunais e promovem reflexões sobre o acesso à justiça pelos mais pobres. 

Ao abordar temas como a proteção de crianças e adolescentes contra a violência doméstica e sexual, o drama de quem deixa a terra natal atrás de oportunidades e os efeitos negativos das drogas na sociedade, Newton clama pelo fim insensibilidade. Em Flor de Formosura, ele escreve sobre um Brasil que se acostumou a fechar os olhos para os necessitados, mas sem abrir mão da paixão de quem acredita na mudança por meio da empatia e do acolhimento. 

Ficha técnica 

Livro: Flor de formosura 
Autoria: Newton Carneiro Primo 
Editora: Labrador  
ISBN: 978-6556257303 
Páginas: 288 
Preço: R$ 65,00 (físico), R$ 29,00 (e-book)  
Onde encontrar: Amazon 

Sobre o autor

Newton Carneiro Primo é formado em Direito pela Universidade da Amazônia. Aprovado para o cargo de Analista Processual do MPU, residiu em Brasília de 2005 a 2007. Aprovado em primeiro lugar para a magistratura paraense, percorreu várias comarcas do estado, que lhe deram experiência e material humano para trabalhar com ficção. Atualmente, exerce o cargo de juiz titular da Infância e Juventude de Ananindeua, região metropolitana de Belém. É autor de “O amor em meio ao dissenso” e do lançamento “Flor de formosura”.

Redes sociais do autor 

 

Para mais informações, entre em contato: 

LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO 

WhatsApp: (11) 99875-3676 
 
Misael Freitas | misael@lcagencia.com.br  
Dielin da Silva | dielin@lcagencia.com.br  
Lucas Koehler | lucas@lcagencia.com.br 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros