Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Espetáculos -Teatro, Cinema, Shows e Afins sábado, 23 de novembro de 2024

FILME DOCUMENTÁRIO MORAR E HABITAR (POSTAGEM DA LEITORA JULIANA FANCHINI)


Club Design apresenta Filme Documentário "Morar e Habitar", criado por Alvaro Guillermo
Com estreia marcada para 25 de novembro no Cine Reserva Cultural, o pré-lançamento do filme documentário oferece um olhar aprofundado sobre a evolução dos conceitos de casa e moradia, com a participação de especialistas e cineastas premiados.


São Paulo, 18 de Novembro de 2024 
 
O Club Design tem o prazer de anunciar a pré-estreia do filme documentário Morar e Habitar, que será exibido no dia 25 de novembro no Cine Reserva Cultural -  Av. Paulista, 900 / São Paulo. Criado pelo arquiteto e pesquisador Alvaro Guillermo, o filme propõe uma reflexão sobre a evolução dos conceitos de casa, moradia e espaço habitado, explorando desde as primeiras civilizações até o momento presente.
 
O projeto surge a partir de uma inquietação de Guillermo durante a pandemia, quando a mídia ressaltou o "ficar em casa" e, ao mesmo tempo, fazia uso recorrente e equivocado de termos como "casa", "apartamento", "moradia" e "domicílio". "Percebi que esses conceitos estavam sendo tratados como sinônimos, quando, na verdade, eles possuem significados distintos", explica o arquiteto. Essa percepção levou à realização de uma pesquisa com entrevistas de arquitetos renomados, empresários do setor e especialistas, a fim de entender como a linguagem e a prática da habitação se entrelaçam.
 
O filme documentário também conta com a valiosa contribuição de renomados profissionais da arquitetura e design, que foram entrevistados para compartilhar suas experiências e visões, enriquecendo a reflexão sobre o conceito de moradia. Entre eles, destacam-se: Petria Chaves, âncora da CBN e autora de Escute Teu Silêncio, que aborda o papel da casa como espaço de introspecção e tranquilidade; Sandra Favorito, bióloga e doutora em Meio Ambiente, que traça uma analogia entre a moradia humana e os lares de outros seres vivos; e Ana Paula Lepori, doutora em Arquitetura, que explora a relação entre "morar" e a integração com o bairro e a cidade.
 
Com a criação de Alvaro Guillermo e o apoio dos premiados cineastas da Orvalho Filmes, Morar e Habitar oferece uma análise profunda sobre a importância da casa na sociedade contemporânea e sua relação com os diversos termos utilizados para descrevê-la. O documentário também discute como os diferentes usos dessas palavras impactam o modo como vivemos e nos relacionamos com os espaços.
 
A avant première, que ocorrerá no dia 25 de novembro, será seguida de sessões fechadas para públicos selecionados, com o objetivo de coletar feedbacks e aprimorar o conteúdo. "Este será um filme em constante atualização, assim como os sistemas operacionais dos nossos dispositivos móveis", comenta Alvaro Guillermo. Além disso, o Club Design pretende utilizar Morar e Habitar como ferramenta educacional, oferecendo o documentário para escolas de ensino médio e universidades. Instituições interessadas em agendar sessões podem entrar em contato com o Club Design para mais informações.
 
 
Sobre o Club Design
O Club Design é uma plataforma dedicada ao pensamento e à promoção do design, arquitetura e urbanismo, com um enfoque criativo e inovador. Seu objetivo é estimular o debate e o aprofundamento sobre temas que influenciam a sociedade e o cotidiano, criando conexões entre profissionais e o público.
 
Serviço:
Avant Première do Filme Documentário "Morar e Habitar"
Data: 25 de novembro de 2024
Local: Cine Reserva Cultural -  Av. Paulista, 900 / São Paulo
Horário: 19h
Duração: 80min
Classificação: livre
Acesso: Gratuito, lugares limitados, interessados deverão preencher o formulário para reserva de vaga
 



Imagens relacionadas

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros