A Fiat Strada como conhecemos hoje vai morrer. Sua sucessora já roda em testes no Brasil como mostra o flagra do parceiro @vitor.spereira. Conhecida pelo código X1P, ela continuará tendo foco no trabalho. E, para cortar custos, ela será meio Frankenstein. Terá base de Argo, frente de Mobi e traseira de Fiorino.
Quando se fala em traseira de Fiorino, isso quer dizer que a picape manterá o eixo rígido que já acompanha a Strada. Ele é muito confiável, qualquer mecânico sabe mexer e funciona muito bem para o trabalho pesado. No uso urbano, ele deixa a picape mais molenga, mas isso é assunto para outro post.
Strada terá câmbio CVT
Outra novidade que a Strada vai trazer, dada em primeira mão pelo site Autos Segredos, é o câmbio CVT aliado ao motor 1.3 FireFly. Causa estranheza o uso deste tipo de transmissão com motor de baixa litragem em um carro pequeno. Mas segundo uma fonte da Fiat, o CVT está sendo trabalhado para o conforto e economia de combustível máximo, para que quem usa a Strada na “lida” tenha a vida um pouco mais mansa.
O interior da picape, segundo esta mesma fonte, será quase todo do Mobi. Mas alguns detalhes do exterior, na versão Adventure, vão emular os enfeites do Argo Trekking, versão aventureira do hatch que será lançada agora em abril.
Apesar de ser um projeto antigo, derivado do Palio, que já saiu de linha, a Strada continua um sucesso de vendas, brigando sempre com a Toro, também da Fiat, pelo espaço de picape mais emplacada do Brasil. Portanto, é um risco tirar um sucesso absoluto assim do mercado. Mas quem não arrisca, não petisca.
Usados bons para comprar com até R$ 40 mil