Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Espetáculos -Teatro, Cinema, Shows e Afins domingo, 20 de outubro de 2024

FESTIVAL PETROBRAS TROPICANA (POSTAGEM DA LEITORAANA PAULA NUNES)

Festival Petrobras Tropicana realiza primeira edição com shows de artistas brasileiros e cinema ao ar livre

Evento gratuito celebra o Nordeste do país e tem primeira parada em Teresina nos dias 1º e 2 de novembro

Na sequência, Natal e São Luís recebem a programação que também conta com apresentações de artistas locais

Fotos de divulgação

A partir do dia 1º de novembro, o Festival Petrobras Tropicana vai movimentar a região Nordeste com uma programação pautada pela brasilidade. Com o objetivo de valorizar as raízes artísticas nacionais, em especial a nordestina, e a diversidade étnica que compõe o país, o evento gratuito vai percorrer as cidades de Teresina, Natal e São Luís, com uma agenda que combina apresentações de música popular e regional e cinema com sessões ao ar livre num telão inflável.

A festa começa na Praça Poty Velho, em Teresina, em 1º de novembro, sexta-feira, com a exibição do sucesso de bilheteria Minha Mãe É Uma Peça 3, que também integra a programação nas demais cidades. No dia seguinte, 2 de novembro, o festival vai ocupar o estacionamento da Ponte Estaiada, onde sobem ao palco o grupo Gilsons e o cantor Ferrugem. A Orquestra Sanfônica de Teresina, projeto que mistura o popular com o erudito sob regência do maestro Ivan Silva, vai encantar o público com seus acordes nos dois dias de shows.

A Praça Cívica, na cidade de Natal, recebe a segunda etapa do Festival Petrobras Tropicana nos dias 20 e 21 de novembro, quarta e quinta-feira. Além do cinema no dia 20, a segunda noite  será de muita música. A banda de forró local Grafith, referência para a população potiguar e fenômeno de audiência, abre a programação com muito ritmo e hits que vão agradar a todas as gerações.  Na sequência, é a vez do pagode romântico do cantor Dilsinho embalar a plateia com faixas como “Diferentão” e “Péssimo Negócio”. 

A itinerância do Festival Petrobras Tropicana encerra em São Luís, na Praça Maria Aragão, nos dias 13 e 14 de dezembro, sexta e sábado. O primeiro dia na cidade já começa com a potência das apresentações de Ferrugem e de um coletivo de DJs. Já em 14 de dezembro, além da tradicional sessão de Minha Mãe É Uma Peça 3, a capital do reggae vai poder conferir o longa Bob Marley: One Love, além de curtir o som da banda Raiz Tribal e do Ponto de Equilíbrio

“Realizar o Festival Tropicana é uma forma de celebrar a riqueza da música brasileira. A Petrobras tem orgulho de estar presente por todo o país, valorizando as vocações regionais e apoiando a pluralidade de manifestações que fazem nosso país ser tão único”, destaca Milton Bittencourt, Gerente de Patrocínios Culturais da Petrobras.”

“É uma realização criar e concretizar um festival para a Petrobras, marca que sempre esteve associada à cultura brasileira. São valores muito próximos aos que praticamos nos mais diferentes projetos que a Novo Traço cria e executa. Queremos com o Festival Petrobras Tropicana, acima de tudo, celebrar junto ao público, a riqueza da música brasileira”, afirma Rafaello Ramundo, sócio-diretor da Novo Traço. 

Festival Petrobras Tropicana tem patrocínio da Petrobras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com a criação, produção e realização da Novo Traço.

Serviço: 

Evento gratuito

Teresina - Piauí

Local: 1/11 – Praça Poty Velho, Teresina

20h - Cinema - Exibição de Minha Mãe É Uma Peça 3

21h40 - Orquestra Sanfônica

Local: 2/11 – Estacionamento da Ponte Estaiada, Fátima, Teresina

22h - Gilsons

23h20 - Orquestra Sanfônica 

0h - Ferrugem 

Natal - Rio Grande do Norte

Local: Praça Cívica, Tirol, Natal

Dia 20/11 - 20h - Cinema – Exibição de Minha Mãe É Uma Peça 3

Dia 21/11 - 21h - Banda Grafith

       23h - Dilsinho 

São Luís - Maranhão 

Local: Praça Maria Aragão, Centro, São Luís

13/12: 20h - Coletivo de DJs

22h - Ferrugem

14/12: 19h Cinema - Exibição de Minha Mãe É Uma Peça 3 e Bob Marley: One Love

20h - Raiz Tribal

22h - Ponto de Equilíbrio

Sobre a Petrobras

Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva.

A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.

Sobre a Novo Traço

Com 17 anos de mercado, a Novo Traço é uma empresa de entretenimento, com foco na produção, criação e direção artística de grandes festivais de música gratuitos, especializada em proporcionar o diálogo de grandes marcas com seus públicos através de projetos culturais. Sob o comando de seu fundador, Rafaello Ramundo, a empresa cria, organiza e realiza eventos nas áreas de música, de cinema, entre outros, sempre entregando máxima qualidade de entretenimento, com segurança e organização. Além do Festival Enel Por Você, a agência realiza o Cine Enel. Também é responsável pelos projetos TIM Music Rio, EMS Música em Movimento, Prudential Concerts e o Festival Natal Equatorial.

Para mais informações: 

Ana Paula Nunes - anapaula.nunes@atomicalab.com.br - (21) 98192-5757

Claudia Rodrigues - claudia.rodrigues@atomicalab.com.br - (21) 99221-2234


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros