Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 09 de julho de 2022

FESTIVAL: MARCELO CAFÉ,PRODUTOR CULTURAL, FALA DO FESTIVAL MALOCA URBANA

Marcelo Café, produtor cultural, fala do Festival Maloca Urbana

Em entrevista para o Correio, um dos idealizadores e produtores do Maloca Urbana, Marcelo Café, descreve como será o Festival Maloca Urbana deste sábado e domingo

DC
Davi Cruz*
postado em 09/07/2022 06:00
 
A cantora Teresa Lopes é uma das atrações do festival Maloca Urbana, no Guará -  (crédito: Nina Quintana /Divulgação)
A cantora Teresa Lopes é uma das atrações do festival Maloca Urbana, no Guará - (crédito: Nina Quintana /Divulgação)

Neste sábado (8/7) e domingo (9/7), o Teatro Arena do Cave no Guará recebe o Festival Maloca Urbana. O evento reúne artistas de rap, samba e outras expressões culturais, periféricas e negras do Distrito Federal. Além da variedade musical, a festa traz atividades formativas, feiras de exposição criativa e estações de esportes e lazer. A programação é gratuita e aberta a todos os públicos.

Os dois dias de Maloca Musical trazem para o palco os grandes nomes do hip hop e do samba brasiliense junto aos grupos e artistas da nova geração, como Tropa de Elite e o rapper Fillipe Costa, coletivo Novin Mob, Elas que toquem e Teresa Lopes. O objetivo do festival é conectar diversos públicos para celebrar saberes, artes e memórias afro-brasileiras.

 Em entrevista para o Correio, um dos idealizadores e produtores do Maloca Urbana, Marcelo Café, descreve o foco principal do evento. "O público vai encontrar nesse festival uma fala da rua, a voz da rua, a voz da resistência, a voz que busca dar visibilidade aos aparelhos públicos como o Cave, que dão espaço de pertencimento para jovens negros e periféricos", afirma o sambista.

O termo indígena maloca originalmente refere-se ao local onde as pessoas se juntam, porém, na vida urbana tornou-se uma conotação pejorativa como o lugar de onde surgem as pessoas marginalizadas pela sociedade. "Esse nome foi criado em conjunto baseado na resistência dos povos originários", completa Marcelo Café.

Como em todas as atividades do evento, a Maloca Musical tem entrada gratuita, porém, os ingressos precisam ser retirados de forma on-line, através da plataforma Sympla: www.sympla.com.br. O link para acessar os ingressos está disponível também nas redes sociais do Festival Maloca Urbana.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco

Festival Maloca Urbana acontece neste sánado (8/7) a partir das 17h e domingo (9/7) a partir das 15:30h, no Teatro de Arena do Cave — Guará II, a entrada é gratuita.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros