Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 09 de agosto de 2019

FESTIVAL GASTRONÔMICO NA SERRA GAÚCHA

 

Festival gastronômico reunirá chefs de todo o Brasil na Serra Gaúcha, em agosto

Garibaldi Gastrô chega à 3ª edição com ênfase nos ingredientes do Rio Grande do Sul
 
 
Os chefs que participarão do Garibaldi Gastrô comandarão oficinas e assinarão jantar de encerramento na Maria Fumaça Foto: Augusto Tomasi / Divulgação
Os chefs que participarão do Garibaldi Gastrô comandarão oficinas e assinarão jantar de encerramento na Maria Fumaça
Foto: Augusto Tomasi / Divulgação
 
 
 

RIO - U ma cozinha construída no final do século XIX, com um forno a lenha de três metros de largura e duas grandes caldeiras, será um dos palcos da terceira edição do Garibaldi Gastrô, evento que promete animar a Serra Gaúcha nos dias 15 e 16 de agosto. Nos dois dias, a programação terá oficinas de gastronomia, degustações guiadas e um jantar assinado por chefs consagrados como o uruguaio Martin Lavecchia e o confeiteiro Lucas Corazza, do programa “Que seja doce”, do GNT. No encerramento, o menu, harmonizado com os vinhos da região, será servido dentro dos vagões da Maria Fumaça, ao som de um repertório de jazz comandado por artistas locais.

 

Destino, no Rio Grande do Sul, dos amantes da boa mesa e dos vinhos finos, Garibaldi recebe pelo terceiro ano a grande festa gastronômica, agora com a participação inédita do Hotel Mosteiro São José, que abre pela primeira vez os seus aposentos para um evento do gênero. O hotel, que guarda importantes capítulos da história da Serra Gaúcha, desde a chegada dos imigrantes italianos à região, é comandado pela mão rigorosa das irmãs de São José, da congregação homônima, que surgiu na França, em 1650.

— Nós fomos ao hotel, nos apresentamos às irmãs, trocamos vivências, e assim nasceu a ideia de usar a cozinha do mosteiro como palco para as oficinas do evento. Boa parte dos chefs participantes nem desconfia de que haverá essa experiência única, de cozinhar num forno de mosteiro, a lenha, com caldeiras que têm a missão de aquecer a água utilizada em diversas funções. Será especial — detalha Rodrigo Bellora, chef e proprietário do premiado Valle Rústico, restaurante no Vale dos Vinhedos, líder local do movimento slow food e o nome por trás da concepção do evento.

 
Um dos pratos preparados especialmente para a edição de 2018 do Garibaldi Gastrô Foto: Augusto Tomasi / Divulgação
Um dos pratos preparados especialmente para a edição de 2018 do Garibaldi Gastrô Foto: Augusto Tomasi / Divulgação

Presidente da Associação Garibaldi Gastrô, que reúne 15 empresas, entre estabelecimentos comerciais, restaurantes e hotéis da região, Bellora é personagem ativo nas ações que visam a divulgar o turismo e a gastronomia locais.

— Trata-se de um evento sem fins lucrativos e sem patrocínio fixo, concebido para divulgar a cultura local de apreciação da boa mesa e do que é produzido aqui mesmo, na Serra Gaúcha, com ingredientes das nossas raízes gastronômicas.

O tema deste ano, “Na Brasa”, norteará as aulas e promete inspirar vários pratos com esse tipo de cozimento, produzidos por um time de chefs aclamado pelo público. Estão confirmadas oficinas de pães, bar, cafés e de gastronomia autoral com chefs como o gaúcho Marcelo Schambeck, além do próprio Bellora. São mais de 20 profissionais convidados a partilharem seus conhecimentos, entre chefs, bartender, barista e sommeliers.

Na sexta, na estação férrea de Garibaldi, os visitantes serão recebidos com uma grande mesa de antepastos. O jantar de encerramento, que terá assinatura dos 20 profissionais participantes, será servido com a Maria Fumaça parada na plataforma e, após a sobremesa, o trem sairá para um passeio noturno até Carlos Barbosa, de onde retorna a Garibaldi.

A edição passada do Garibaldi Gastrô foi focada em ingredientes locais; em 2019, chefs explorarão o tema
A edição passada do Garibaldi Gastrô foi focada em ingredientes locais; em 2019, chefs explorarão o tema "Na brasa"
Foto: Augusto Tomasi / Divulgação

O pacote de oficinas e degustações inclui refeições durante as aulas (um coquetel na quinta à noite e café da manhã, mais almoço na sexta). Com ingressos vendidos à parte, o jantar na Maria Fumaça inclui as bebidas e o passeio noturno. Todas as vagas são limitadas.

 

— O café da manhã da sexta-feira será todo abastecido com produtos locais, com matéria prima colhida da horta do mosteiro. Bolos, pães e geleias artesanais são produzidos pelas próprias irmãs. E o almoço que antecede ao passeio será comandado pelos próprios chefs, sem garçons profissionais, contando apenas com a ajuda de estagiários de gastronomia das universidades próximas, que atuarão como auxiliares. No jantar, depois da sobremesa, faremos o passeio noturno de locomotiva, uma experiência de contemplação, um espetáculo à parte — finaliza Bellora, conhecido, em seu trabalho no Valle Rústico, por lançar novo olhar sobre ingredientes não usuais da alta gastronomia, como o pinhão, e por fortalecer o vínculo com os pequenos produtores, incentivando-os.

Serviço

Quando. Oficinas e degustações dias 15 (quinta) e 16 (sexta). Jantar na Maria Fumaça na sexta, às 20h.

Onde. Hotel Mosteiro São José (Rua Buarque de Macedo 3.590, Garibaldi).

Quanto . Oficinas a R$ 200 por dia (estudantes e idosos pagam meia entrada). Jantar na Maria Fumaça a R$ 220 com bebidas incluídas.

Onde comprar. Eventize ( garibaldigastro.eventize.com.br ). Tel.: (54) 3462-2755.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros