Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 14 de maio de 2025

FESTIVAL DE CANNES PROÍBE NUDEZ E VOLUME NO TAPETE VERMELHO

Festival de Cannes proíbe nudez e volume no tapete vermelho

 

Às vésperas da abertura, organização anuncia veto à nudez e a vestidos volumosos por "razões de decência"

 
Bella Hadid no Festival de Cannes em 2021 -  (crédito: JOHN MACDOUGALL)
Bella Hadid no Festival de Cannes em 2021 - (crédito: JOHN MACDOUGALL)
 

O 78º Festival de Cannes começou nesta terça (13/5) e adicionou uma regra ao tapete vermelho: não é permitido a nudez. A tendência dominou as vestimentas das celebridades nos últimos anos, mas qualquer estilista que pense em trabalhar com chiffon ou renda transparente na cerimônia francesa terá de alterar o look devido ao aviso proferido apenas 24 horas antes da abertura do evento. 

Segundo o portal oficial de Cannes, “a nudez é proibida no tapete vermelho, bem como em qualquer outra área do festival”, decisão tomada “por razões de decência”. "O objetivo não é regulamentar o traje em si, mas proibir a nudez total no tapete vermelho, de acordo com a estrutura institucional do evento e a legislação francesa", afirmou a assessoria do festival. Cannes ainda acrescentou que "roupas volumosas, em particular aquelas com cauda grande, que dificultam o fluxo adequado de visitantes e complicam a acomodação dos assentos no teatro, não são permitidas". 

No entanto, os códigos de vestimenta de Cannes não são levados a sério por celebridades. Nomes como Bella Hadid, Naomi Campbell e Kendall Jenner já exibiram o corpo no festival da Riviera Francesa. A aparição de Bianca Censori no Grammy em um vestido transparente fomentou a popularidade da nudez ao mesmo tempo em que resultou em diversas críticas, polêmicas que Cannes deseja manter fora de sua alçada.

Conforme a Agence France-Presse, Halle Berry terá de mudar a escolha de vestido da última hora para se adaptar ao novo código. A estrela de Hollywood integra o júri que escolherá o filme ganhador da Palma de Ouro, principal prêmio do festival. "Eu tinha um vestido incrível para usar esta noite e não posso usá-lo porque a cauda é longa demais", disse a atriz ganhadora do Oscar por A Última Ceia. "A parte da nudez provavelmente também é uma boa regra."

Os desfiles no Grand Théâtre Lumière do Palais exigem obrigatoriamente o uso de trajes de gala. Esporadicamente, as autoridades de segurança de Cannes proibiam a entrada de mulheres que não calçavam salto-alto. Em 2018, as selfies também foram proibidas, registro que o diretor Thierry Frémaux descreveu como “grotescas” – mas grandes nomes da indústria ainda tiram uma foto rápida nos degraus do Palais. 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros