Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 30 de janeiro de 2025

FESTA PARA CELEBRAR OS 65 ANOS DE BRASÍLIA

Festa para celebrar os 65 anos de Brasília e incentivar o turismo

Em reunião com secretários, governador Ibaneis Rocha disse que trabalha para oferecer uma programação diversa e inclusiva para toda a população. Ministério do Turismo fez um aporte de R$ 1,5 milhão para a realização dos eventos

 
 
 
Ibaneis reúne secretários para discutir sobre as comemorações dos 65 anos da cidade -  (crédito: Reprodução)
Ibaneis reúne secretários para discutir sobre as comemorações dos 65 anos da cidade - (crédito: Reprodução)
 

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, ontem, após reunir-se com o secretariado do Governo do Distrito Federal (GDF), que a festa de aniversário de Brasília de 2025 terá três dias de duração. O governador informou que a comemoração de 65 anos da capital da República será iniciada em 19 de abril e concluída no dia 21, segunda-feira.

O governador disse que determinou aos gestores envolvidos que preparem propostas de agenda, atrações, decorações e palcos e o apresentem na próxima reunião, para assim organizar e liberar o orçamento. 

Por meio de vídeo publicado em suas redes sociais, o governador disse que a programação dos eventos será divulgada em breve. "Lançaremos toda a agenda que englobará três dias, 19, 20 e 21, para que toda a população possa comemorar da melhor maneira possível o desejo e o prazer de morar na melhor cidade do Brasil", completou. 

Na mesma publicação, Ibaneis escreveu que a cultura é um dos pilares que definem o DF e que o governo tem investido continuamente na valorização desse setor. "Por isso, vamos trabalhar para oferecer uma programação diversa e inclusiva para toda a população", declarou. 

Investimento 

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) recebeu um aporte de R$ 1,5 milhão do Ministério do Turismo para a organização das festividades do aniversário de Brasília deste ano. O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, destacou o compromisso do governo local em realizar um evento memorável. "O governador Ibaneis Rocha quer uma comemoração grandiosa para a capital federal e me deu a missão de trazer grandes atrações para a população e para os visitantes. Agradeço ao ministro Celso Sabino por esta contribuição que será fundamental para a realização de uma festa à altura da nossa cidade", afirmou o secretário.

Maratona Brasília

Como parte do calendário oficial das comemorações dos 65 anos da cidade, a Maratona Brasília 2025 será realizada em 20 e 21 de abril. A largada será na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Museu Nacional da República, com opções de percursos de 3km (caminhada), 5km, 10km, 21km e 42km. Além dos trajetos tradicionais, o evento conta com dois desafios: O Desafio JK, composto por 21km no dia 20 e 21km, no dia 21, e o Desafio BSB 65 Anos, com uma meia-maratona (21km) no primeiro dia e uma maratona (42km) no segundo.   

Com promoção do Correio Braziliense, a Maratona Brasília celebra o esporte e a capital e tornou-se um evento tradicional nos aniversários da cidade. "Estamos trabalhando na organização Maratona Brasília 2025 para que ela seja o ponto alto esportivo do aniversário. Já temos mais de 1.600 inscritos nas provas e a competição está inserida na programação oficial da cidade. A reunião com as secretarias do GDF envolvidas no grandioso evento está marcada para a próxima semana", declarou Miguel Jabour, relações institucionais do jornal.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros