Para os religiosos, a festa junina é celebrada em 24 de junho, Dia de São João. Agora, para os amantes de comidas típicas, fogueira e quadrilha, as comemorações começam em maio e terminam apenas em julho. Considerada a segunda maior festa típica brasileira, ficando atrás apenas do carnaval, ela reúne uma quantidade absurda de iguarias à base de milho, servidas com quentão e chocolate quente. Tem coisa melhor do que um lugar que oferece pamonha, canjica, curau, bolo de milho junto com pé-de-moleque, maçã do amor, cachorro-quente, espetinho e pastel?
A trilha sonora também não deixa a desejar — baião, xote e quadrilha são alguns dos gêneros que estão sempre presentes. A típica programação das igrejas, clubes e prefeituras fica ainda mais aconchegante quando feita dentro do conforto de casa. Às vezes, bate aquela insegurança na hora de organizar a própria festa, mas a Revista está aqui para ajudar a planejar um evento sem nenhuma dor de cabeça.
Como a estrela da celebração são os pratos típicos o melhor jeito de começar a organização é pela mesa, visto que ela vai ser o centro das atenções da noite!
Outro item essencial é o guardanapo de tecido. Uma dica da meseira é colocá-lo junto com um porta guardanapo temático para acrescentar ainda mais um ponto decorativo na mesa. Com alguns materiais bem simples, eles podem até ser feitos em casa sem gastar quase nada.
Chegou a hora da escolha das louças. Peças neutras são sempre uma ótima pedida. Clara optou pelas brancas. Por serem mais fáceis de combinar com qualquer proposta, é um ótimo investimento para sua casa — elas vão compor muito bem sua mesa junina e todos os seus próximos eventos. Os modelos dependerão muito de quais comidas serão servidas, porém, normalmente, pratos de sobremesa funcionam muito bem. Quando colocados juntos com bowls, xícaras e panelinhas conseguem cumprir perfeitamente a demanda da festa.
Várias utilidades
Ressignificando a funcionalidade dos objetos e aproveitando tudo que você já tem em sua casa, as xícaras de chá podem virar recipientes para servir curau, canjica e caldos. Chapéus também podem se transformar em ótimas cumbucas para broa ou pipoca, pratos rasos substituem boleiras e um cesto de palha pode ser usado para servir o cachorro-quente. O jogo de talheres também precisa de uma atenção especial. Decoradas ou lisas, todas as peças serão necessárias para a montagem dessa mesa.
Agora que já temos o jogo americano, os pratos, as xícaras, os talheres e os guardanapos, é a hora dos arranjos. As flores sempre dão um charme a mais para qualquer ambiente. Para entrar no clima, Clara sugere colocá-las em cestas ou até montar um jarro temático com palha, espantalhos decorativos e ramos de trigo.
Para sobrar espaço suficiente para as estrelas desse evento, as comidas, outra dica é usar um aparador de suporte. O ambiente fica mais harmônico quando os itens estão bem distribuídos pela casa.
O próximo passo é organizar a casa para, finalmente, receber os convidados. Alguns itens simples, quando bem colocados, podem dar outra cara para o ambiente e deixar todos contaminados com o espírito da festa junina.
Na área externa
Se você curte uma pegada mais elaborada, alguns detalhes podem incrementar o ambiente, trazendo aquele toque de elegância. Dar uma atenção extra para o ambiente externo pode ser o seu diferencial. Na varanda, lounges com almofadas de chita é uma das dicas da decoradora Virgínia D'arc.
O planejamento é essencial — comida, bebida, decoração, música… São muitas coisas para se pensar antes que a festa vire realidade. A professora Diva Mascarenhas Borges, porém, aconselha você a respirar, pois o processo passa muito rápido em comparação com a alegria do dia. Há mais de 10 anos, ela oferece festas juninas no seu quintal para amigos e familiares. Essa tradição veio de quando ela era criança. Começou com um pedido dos caseiros do condomínio onde mora, anos depois passou para administração de sua irmã mais velha e agora, depois de casada, chegou oficialmente nela a coroa de anfitriã.
Para ela, o segredo para não ter estresse durante esse processo está na divisão de tarefas. Cada convidado contribui de alguma forma — alguns com os doces, outros com a bebida, alguém prepara o som, outro monta a fogueira... E, assim, ninguém fica sobrecarregado. "Quando todos são meio que donos da festa, todos se esforçam para fazer o melhor", comenta Diva.
Elementos da celebração
- Chapéus de palha e lenços xadrez — São opções muito esperadas na hora de se vestir para o evento, mas já pensou em usá-los para enfeitar os bancos? Essa alternativa é perfeita para aproveitar esses acessórios, muitas vezes esquecidos no armário há anos. Além de ser um detalhe simples e charmoso, compõem muito bem o ambiente com um toque inusitado. Com certeza, vai chamar atenção de todos os convidados!
- Painel de fitas — Depois de toda essa produção, você vai querer fazer vários registros para guardar seu evento na memória. Então, o que seria melhor do que uma parede especial para as suas fotos? As fitas podem ser feitas de diversos materiais, como papel crepom, cartolina e cetim. Para montar o painel, também é muito simples: você precisará apenas colar uma tira de fita dupla face na parede para conseguir prender os acessórios. Prontinho, uma parede bem colorida para alegrar sua festa!
- Bandeirinhas — Não tem nada que combine mais com festa junina do que bandeirinhas! Essa é a clássica decoração que não pode faltar em nenhum evento. De origem curiosa — as antigas bandeiras eram produzidas em homenagem aos três santos do mês, Santo Antônio, São João e São Pedro, e colocadas em água para simbolizar a lavagem deles — foram transformadas com o passar do tempo nas famosas bandeirinhas coloridas meramente decorativas. De cartolina, papel de seda, EVA ou feltro, elas podem ser confeccionadas ou compradas prontas em qualquer loja neste período de comemorações.