Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 02 de fevereiro de 2022

FESTA DAS ÁGUAS HOMENAGEIA IEMANJÁ NA PRAÇA DOS ORIXÁS NESTA QUARTA-FEIRA

Festa das Águas homenageia Iemanjá na Praça dos Orixás nesta quarta

Programação conta com feira de artesanato afro, atrações musicais, além dos ritos sagrados de cortejo e oferendas à divindade. Evento começa às 10h e segue até as 21h

CM
Cibele Moreira
postado em 01/02/2022 21:00
 
Festa das Águas homenageia Iemanjá, a mãe das águas pela cultura de matriz africana -  (crédito: Webert da Cruz)
Festa das Águas homenageia Iemanjá, a mãe das águas pela cultura de matriz africana - (crédito: Webert da Cruz)

A Praça dos Orixás recebe nesta quarta-feira (2/2) uma programação especial em homenagem a Iemanjá. A Festa das Águas ocorrerá a partir das 10h, com uma programação diversificada que conta com feira de artesanato afro, atrações musicais, além dos ritos sagrados de cortejo e oferendas à divindade da cultura de matriz africana. 

“Optamos por atrações no formato de cortejo, em espaço aberto, justamente para não aglomerar”, ressalta Stéffanie Oliveira que está à frente da organização do evento. A yalorixá Mãe Vilcilene de Jagun, membro do Coletivo das Yás, destaca que a data ainda alcança um marco especial neste período de pandemia. “Iemanjá é a mãe do filho-peixe, a mãe das águas e representa a paz, a união, o amor fraternal. Nesse dia é um momento de pedir a Iemanjá que nos purifique, que nos tire essa doença, nos traga saúde”.

Durante a festa haverá momentos voltados para homenagear a orixá mãe das águas. O primeiro é o samba para Iemanjá com os sambistas de Brasília Breno Alves, Kadu Dantas e Rodrigo 7 Cordas. “A gente fez um pedido muito carinhoso aos artistas locais, para que preparassem um samba para Iemanjá. Com as letras e temas das músicas para a mãe das águas”, adianta Stéffanie Oliveira. No fim do dia tem a batucada coletiva, um convite a todos que tocam tambor para homenagear a divindade regida pelos mestres Martinha do Coco e Tico Magalhães.

Em relação as oferendas, Stéfanie pede o uso de elementos naturais e biodegradáveis, como flores, alimentos e folhas. “A natureza é sagrada, assim como os orixás são natureza representando cada elemento. Então pedimos que os presentes sejam feitos com cuidado e respeito a nossas águas e ao Lago Paranoá”, destaca a presidente do Instituto Rosa dos Ventos.

Confira a programação da Festa das Águas de 2022

Quarta-feira (2/2), a partir das 10h, na Praça dos Orixás

10h - Abertura da Feira de Artesanato e da Praça de Alimentação
12h - Samba com Acarajé
13h - Samba para Iemanjá com Breno Alves, Kadu Dantas e Rodrigo 7 Cordas
14h30 - A Roda - encontro de pandeiristas amadores
15h30 - Apresentação do grupo Encantaria das Mata
16h30 - Roda de Percussão com Folha Seca
17h20 - Batucada para as Águas com Mestra Martinha do Coco e Mestre Tico Magalhães (traga seu tambor e venha com roupa branca)
18h - Cortejo para Iemanjá com Coletivo das Yás
19h - Bando Matilha Capoeira
20h - Nãnan Matos - Show Sambadeira

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros