Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Espetáculos -Teatro, Cinema, Shows e Afins sexta, 25 de outubro de 2024

FEMUSC COMEMORA 20 ANS COM NOVA IDENTIDADE VISUAL (POSTAGEM DA LEITORA ANA FARIAS)

Femusc comemora 20 anos com nova identidade visual

Criação é de Luciano Martins, autor de peças de grande projeção dentro e fora do Brasil; Festival Internacional de Musica de Santa Catarina 2025 trará mais de 200 apresentações, todas gratuitas

 
Um Beethoven com estilo mais pop, desenhado à mão, e uma luz amarela vibrante que garante o destaque sempre devido ao compositor alemão,  uma das maiores expressões da música clássica mundial. Esse é o desenho da identidade visual da 20a edição do Festival Internacional de Música de Santa Catarina  (Femusc) criado pelo artista plástico Luciano Martins. A apresentação da  marca aconteceu na terça-feira (22) em um evento disputado no centro cultural Scar, em Jaraguá do Sul.
 
Luciano criou a marca com um olhar no lúdico e em busca do diálogo com a nova geração, mas sem esquecer a tradição, valor muito apreciado no cenário clássico. 
 
 
O processo criativo da nova identidade do Femusc considerou, segundo Luciano,  a preocupação dos organizadores para que a  comunicação fortalecesse a marca e, ao mesmo tempo, fosse limpa e fluida.  Para isso, o artista buscou a cor preta. "Ela transmite formalidade e sofisticação ao mesmo tempo que é associada a uma sensação de mistério,  elegância,  força e formalidade", disse. O amarelo, segundo Luciano, cumpre outro papel . "A cor chama a atenção e atrai a leitura".
 
Trazer Beethoven novamente para a identidade do Femusc também não foi mera coincidência.  "A genialidade do compositor é fonte eterna de inspiração e representa a perseverança, a criatividade e o espírito indomável que todos os jovens músicos devem buscar", afirma Luciano, que não esconde a empolgação com o evento de projeção internacional em Jaraguá, cidade- sede do festival.  "O Femusc é um farol de esperança e inspiração, guiando os jovens músicos em sua jornada para o palco e permitindo que a luz própria de cada participante brilhe".
 
O artista plástico das artes visuais Luciano Martins é reconhecido nacional e internacionalmente por centenas de criações que envolvem produtos e causas as mais diversas. Da mesma forma que desenvolveu campanha para a têxtil Malwee (a frase "gostosa como um abraço" é dele) e produtos como chocolate (quem não se lembra do gato Miau da Cacau Show?), Luciano tem um lado totalmente voltado para a causa social. No ano passado, o artista fundou o Instituto Luciano Martins que buscar conectar a arte à inclusão social. 
 
Para o maestro Alex Klein,  idealizador e diretor-artístico do Femusc, o vínculo do artista a projetos sociais garante a sincronia entre o festival e o artista. "O Femusc tem sua missão primeira de dar oportunidade para tantos talentos muitas vezes escondidos pela falta de acesso, e esse grande artista Luciano Martins bebe nessa mesma fonte", diz Klein.
 
Considerado o maior festival-escola da América Latina,  o Femusc traz mais de 200 apresentações totalmente gratuitas para a edição de 2025. O evento tem subsídio da Lei de Incentivo à Cultura e acontece de 12 a 25 de janeiro, no centro cultural Scar, em Jaraguá do Sul,  nordeste do estado catarinense.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros