Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Espetáculos -Teatro, Cinema, Shows e Afins quinta, 23 de janeiro de 2025

FEMUSC 2025 (POSTAGEM DA LEITORA ANA FARIAS)

Femusc

FEMUSC 2025: Músicos estrangeiros representam 20% entre os estudantes de Música Popular Brasileira

Curso de MPB do festival atrai músicos de 7 países; alunos fazem apresentações diárias em Jaraguá do Sul (SC)

 
O 20º Festival Internacional de Música de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul (SC), 20% dos alunos do curso de Música Popular Brasileira (MPB) são estrangeiros. Músicos de países como Itália, Canadá, Chile, Peru, Colômbia e Costa Rica vieram ao evento para aprender sobre o gênero musical brasileiro, participando de aulas de canto e instrumentos.
 
Durante as aulas, os alunos têm a oportunidade de estudar com professores brasileiros e realizar apresentações diárias de MPB, abertas ao público. O curso oferece vagas para oficinas de Instrumentos de Música Popular Brasileira, nas modalidades de Canto, Piano, Bateria, Sopros, Guitarra/Violão, Baixo e Acordeão. 
 
O costa-riquenho Yosafath Arguedas Fonseca, está no curso para estudar piano dentro do contexto da MPB. “No meu país a música brasileira não é muito conhecida e como tem uma grande riqueza, com muitos tipos de instrumentos, queria entender melhor”, conta. Durante os concertos diários, ele interpreta sucessos como “Se eu quiser falar com Deus”, de Gilberto Gil, e “Carinhoso”, de Braguinha e Pixinguinha.
 
O curso de MPB é coordenado por Marcelo Ghelfi, pianista, regente, arranjador e professor de São Paulo e foi incorporado ao festival na edição de 2023. Segundo Ghelfi, as aulas  de MPB valorizam o passado e o presente da música brasileira.  “O que a gente faz aqui é trazer para os nossos alunos brasileiros aquilo que não foi da geração deles e valorizar aquilo que nós temos hoje. Os alunos estrangeiros vêm com esse mesmo intuito.”
 
Nesta edição, o FEMUSC 2025 reúne 350 músicos de 27 países.
 
Programação FEMUSC 2025
A programação completa e as fotos desta edição do festival estão disponíveis no site oficial:  www.femusc.com.br. Já a programação diária e os destaques podem ser acompanhados por meio do perfil @FEMUSC, no Instagram. 
 
Acompanhe pelo YouTube
As séries Grandes Concertos  e Momento Springmann, do FEMUSC 2025, estão sendo transmitidas diariamente  ao vivo, às 19h, e às 20h30, pelo canal oficial do YouTube (youtube.com/femuscoficial). Os vídeos dos concertos também ficarão disponíveis na plataforma após o evento, ampliando o acesso virtual ao maior festival-escola de música erudita da América Latina.
 
Sobre o FEMUSC
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, o FEMUSC conta com o patrocínio das empresas WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti, e o apoio das empresas Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro – Santa Catarina. O FEMUSC é uma realização da SCAR – Centro Cultural, Instituto FEMUSC e Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros