Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 21 de maio de 2022

EXPOSIÇÃO: FESTIVAL BRASÍLIA SOBRE RODAS COMEÇA NESTE SÁBADO E É GRATUITO

 

Festival Brasília Sobre Rodas começa neste sábado e é gratuito

Festiva Brasília Sobre Rodas traz 400 veículos clássicos e especiais para amantes do automobilismo. Evento será sábado (21/5) e domingo (22/5), no Parque da Cidade, e oferece atrações para crianças, além de música e gastronomia

EF
Eduardo Fernandes*
postado em 21/05/2022 06:00
 
O empresário e colecionador Daniel Freitas mostra dois xodós dele: a Lambretta LI 1966 e o Fusca 1962. Ele é um dos expositores do Festival Brasília Sobre Rodas -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
O empresário e colecionador Daniel Freitas mostra dois xodós dele: a Lambretta LI 1966 e o Fusca 1962. Ele é um dos expositores do Festival Brasília Sobre Rodas - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Cerca de 400 automóveis clássicos, além de motos, bicicletas, skates, karts e patins fazem parta da exposição do Festival Brasília Sobre Rodas. Segundo a organização do evento, um dos diferenciais desta edição é a união de grandes clubes de carros da capital federal. No total, são mais de 35 grupos entusiastas da cultura automobilística inscritas. Sábado (21/5) e domingo (22/5), a estimativa de público é de 20 mil pessoas.

Todo esse afeto fez com que Daniel se tornasse empresário e criasse a fuscamiseteria, em 2014. O estabelecimento é uma loja móvel. Inicialmente funcionava em um fusca, mas, hoje, atende na Kombi Cliper 1987. Entre os principais produtos vendidos estão camisetas personalizadas, canecas, cabides, apetrechos e uma variedade de itens para os amantes de carros.

 
 

 

Apaixonados por automobilismo poderão conferir modelos antigos
Apaixonados por automobilismo poderão conferir modelos antigos(foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

 

História de cinema

Leonardo Linhares, 42, se dedica a restaurar veículos que não estão em boas condições. Segundo ele, o gosto por automóveis é tradição de família — avô era mecânico em Porto Alegre, e o pai ajudava na oficina. Para o advogado, o festival é um oportunidade de mostrar o trabalho de recuperação de verdadeiras raridades. "Depois de dois anos sem grandes eventos, é importante apoiar e favorecer a troca de experiências e o reencontro dos amigos", conta.

Estrutura

O Festival Brasília Sobre Rodas ocorre no Parque da Cidade em um espaço de 160 mil metros quadrados. A terceira edição do evento conta com atrações para o público infantil, música, gastronomia, praça de alimentação, praça de chope e feira. A entrada é gratuita.

O projeto tem apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) e da Secretaria de Turismo (Setur). De acordo com João Coqueiro, idealizador do festival, a finalidade da data é a fomentação do antigomobilismo na capital federal. "Vamos juntar os apaixonados por carros e tudo sobre rodas", destaca.

O estande de karts deve ser uma atração a parte. As associações Askart e Vintage Kart vão apresentar, ao menos, seis modelos para o público. Um dos objetivos, segundo Moisés Neto, 55, Askart, é divulgar o campeonato oficial da modalidade no Distrito Federal, que acontecerá no Guará, em 28 de maio e a campanha do maio amarelo — em combate a mortes decorrentes de acidentes de trânsito. Para ele, "é melhor correr no kartódromo ou no autódromo do que na rua".

*Estagiário sob a supervisão de Guilherme Marinho


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros