Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 23 de outubro de 2024

EVENTO DO CORREIO DEBATE CUIDADOS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Evento do Correio debate cuidados na prevenção do câncer de mama

Com o tema Câncer de mama: uma rede de cuidados, nesta quinta-feira (24/10), especialistas vão abordar medidas de prevenção e as formas detectar câncer de mama na fase inicial

 

O cuidado com a mama precisa ser o ano inteiro e não só em outubro -  (crédito:  Pexels/Reprodução )
 
O cuidado com a mama precisa ser o ano inteiro e não só em outubro - (crédito: Pexels/Reprodução )

Correio promoverá, nesta quinta-feira, o debate Câncer de mama: uma rede de cuidados. A discussão terá início às 14h30, no auditório do jornal, com transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais do Correio, no YouTube e no Facebook. O evento será aberto ao público mediante inscrição prévia no site do jornal. Seis especialistas vão participar de dois painéis: Diagnóstico e fatores de risco e Tratamento e pós-câncer. Além disso, a vice-governadora, Celina Leão, vai fazer a abertura do debate, que será mediado pelas jornalistas Carmen Souza e Sibele Negromonte.

Outubro rosa

O evento ocorre no Outubro Rosa, em que incentiva a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Um dos painelistas, Cristiano Resende, médico oncologista clínico do Grupo Oncoclínicas, comenta que essa iniciativa é importante para alertar sobre o cuidado com a saúde da mulher, e em especial da saúde das mamas. Ele acrescenta que a realização do debate é necessária para jogar os holofotes para o tema e compartilhar informações confiáveis, informando ao público sobre os riscos da doença.

"O cuidado com a mama não tem que ser feito só em outubro, e sim o ano todo. Quando um prédio é iluminado de rosa, quando tem uma publicidade falando sobre isso ou quando tem um espaço na mídia aborda o tema, é a chance que aquela mulher tem de falar: 'Opa, eu não fiz meus exames, está na hora de fazer, está na hora de cuidar'", diz o oncologista, especialista na área do câncer de mama.

Prevenção

Resende destaca que um dos principais pontos a serem tratados no debate é a prevenção e o diagnóstico precoce, que podem fazer a diferença no combate à doença e aumentar as chances de cura dessas mulheres. Ele ressalta que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo, e, por isso, é fundamental ter esse espaço aberto para discutir maneiras de diminuir seus impactos, orientando sobre as melhores maneiras de lidar com ele e, até, de evitá-lo. 

Assim como a prevenção, diagnosticar o tumor em seus estágios iniciais é benéfico para o tratamento efetivo. "A gente bate muito na tecla sobre a importância da mamografia. A recomendação dos órgãos médicos é que o exame seja feito anualmente, a partir dos 40 anos de idade na população geral. O autoexame é importante, mas ele não substitui a mamografia, que deve ser feito todos os anos devido à capacidade de detectar lesões em uma fase inicial que o exame físico, às vezes, não consegue. Esse achado da lesão inicial é onde se tem a maior chance de cura", adverte o oncologista.

 

Tratamento

O segundo painel do debate, no qual Resende vai participar, terá como tema "Tratamento e pós-câncer". O especialista explica que é necessário abordar o quanto o tratamento do câncer de mama evoluiu, os tipos de doença abrangidas dentro desse nome e como o tratamento, hoje, é personalizado e mais efetivo para o paciente. 

Outro tema que ele pretende tratar é a vida das pessoas que enfrentam a doença depois que vencem a luta. Ele diz que o debate abordará o que pode ser feito para que essa mulher retome a vida do trabalho e a vida familiar, como que essa mulher vai se ver, como vai ser a sexualidade dela, como vai ser a orientação familiar dos filhos e como é a questão dos manejos, dos efeitos colaterais e do próprio tratamento, que às vezes deixam alguma sequela.

* Estagiário sob supervisão de Márcia Machado

Programação

CB.Debate — Câncer de mama: uma rede de cuidados

Horário: a partir das 14h30 

Local: Auditório do Correio Braziliense

Mediadoras:

Sibele Negromonte - Subeditora da Revista do Correio

Abertura:

Celina Leão - Vice-Governadora do Distrito Federal

Dra. Carolina de Miranda - Médica mastologista do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF)

Gianna Rosa - Supervisora de nutrição do Hospital Daher, com especialização em nutrição oncológica

Dra. Rafaela Costa - Médica oncologista do Hospital Anchieta, com área de atuação em tumores femininos 

Dra. Karimi Amaral - Médica mastologista do Hospital DF Star

Dr. Cristiano Resende - Médico oncologista clínico do Grupo Oncoclínicas com área de atuação em Câncer de Mama

Carolina Seabra - Psicóloga, Professora, especialista em psico-oncologia


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros