Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 21 de junho de 2021

EUROCOPA: SELEÇÃO DA EURO DO GLOBO TEM REPRESENTANTES DE DEZ PAÍSES, NA SEGUNDA RODADA

 

 

Seleção da Euro do GLOBO: dez países têm representantes na segunda rodada

Em rodada de placares apertados, meias são decisivos na semana
Gosens, De Bruyne e Bale são destaques da segunda rodada da Euro Foto: Editoria de Arte
Gosens, De Bruyne e Bale são destaques da segunda rodada da Euro Foto: Editoria de Arte
 

Assim como na Copa do Mundo de 2018, o GLOBO divulgará, a cada rodada, uma seleção com os melhores jogadores da Eurocopa. O esquema escolhido é com base nos destaques.

Em semana de tropeços, placares apertados e um jogaço entre Alemanha e Portugal, a Euro encerrou sua segunda rodada no último final de semana, e agora se aproxima do momento de definição em sua fase de grupos.

Eurocopa, dia 10:Classificadas, Holanda e Bélgica são figurantes em dia de definições

A rodada teve brilho dos meias Locatelli, da Itália, e De Bruyne, da Bélgica — retornando à equipe, após se recuperar de lesões no rosto. No total, dez países ganharam representantes na seleção, escalada no 4-3-3. Gales, que saiu derrotado ontem pela Itália, já pela terceira rodada, é o único que emplacou mais de um jogador na lista.

Goleiro

Robin Olsen (Suécia/Roma)

Seguro e concentrado, manteve a Suécia viva no jogo enquanto sofria pressão da Eslováquia. Fez grande defesa em cabeçada de Kucka, que acabou flagrado em impedimento.

Lateral-direito

Connor Roberts (País de Gales/Swansea)

Titular absoluto, Roberts marcou, já nos acréscimos, o segundo gol da vitória galesa sobre a Turquia, após passe de Gareth Bale. Foi seu primeiro gol pela seleção, momento que descreveu, emocionado, como "pura euforia".

 

Lateral-esquerdo

Robin Gosens (Alemanha/Atalanta)

Dos nomes menos badalados da seleção alemã até aqui, o lateral-esquerdo, que atuou na linha de meias, só não fez chover em campo. Suas escapadas nas costas de Semedo foram perigo constante para Portugal. Deu uma assistência e marcou o quarto gol da vitória por 4 a 2 sobre os lusos.

 

Zagueiros

Matthijs de Ligt (Holanda/Juventus)

De volta à equipe de Frank de Boer, o zagueiro comandou a constestada linha de três zagueiros da Holanda em vitória bem menos turbulenta que o 3 a 2 na estreia. Nada de gols para a Áustria com o jovem de 21 anos em campo.

 

Grant Hanley (Escócia/Norwich City)

Parte do eficiente sistema defensivo escocês que segurou a Inglaterra no clássico, foi marcador voraz de Harry Kane, que passou novamente em branco. Foi vital para evitar gol de Rashford no fim da partida.

 

Meias

Manuel Locatelli (Itália/Sassuolo)

Peça-chave no time titular de Roberto Mancini, o volante box-to-box do Sassuolo mostrou a veia artilheira contra a Suíça. Marcou duas vezes e garantiu mais uma larga vitória da azzurra.

 

Ivan Perisic (Croácia/Inter de Milão)

Com um belo gol, o já veterano meia-atacante croata evitou a derrota para a República Checa e deu sobrevida à Croácia na competição.

 

Kevin De Bruyne (Bélgica/Manchester City)

O meia mostrou por que Roberto Martínez fez questão de levá-lo até com fraturas na face. Recuperado, entrou no intervalo, comandou o meio e bateu colocado para decretar a virada da Bélgica sobre a Dinamarca.

 

Atacantes

Andriy Yarmolenko (Ucrânia/West Ham)

O dinâmico e carismático ponta ucraniano teve grande atuação na vitória por 2 a 1 sobre a Macedônia do Norte. Abriu o placar assistiu Yaremchuk no segundo.

 

Gareth Bale (País de Gales/Tottenham)

Dono da seleção galesa, concentrou as jogadas de ataque e distribuiu assistências para Connor Roberts e Ramsey contra a Turquia. A cobrança de pênalti isolada evitou a chave de ouro, mas não tirou o brilho da atuação.

 
 

 

Patrick Schick (República Checa/Bayern Leverkusen)

Artilheiro da Eurocopa ao lado de Cristiano Ronaldo, com três gols, o jovem do Bayer Leverkusen voltou a marcar. Acertado por Lovren dentro da área, bateu bem a penalidade e abriu o placar contra os croatas.

 




Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros