RIO - O vídeo colorido de “Break my heart”, canção de Dua Lipa, parece se desenrolar num período indeterminado — ou na flutuante atemporalidade do videoclipe pop. Ao longo de quase quatro minutos, a cantora britânica e seus dançarinos desfilam em minissaias e babados sobre uma pista de dança azul-marinho. As cenas parecem extraídas do filme “As patricinhas de Beverly Hills”, de 1995. O álbum de Dua Lipa ainda tem um título oportuno: “Future nostalgia” (“Nostalgia do futuro”, em tradução livre).
Algo nessa frase cristaliza uma estética que vem borbulhando ao longo dos últimos anos, quando uma geração de artistas nascidos nos anos 1990 ganhou o estrelato musical e começou a controlar as tendências emergentes da música pop. São nomes como Ariana Grande (nascida em 1993), Normani (de 1996), Charli XCX (de 1992), Troye Sivan (de 1995), Summer Walker (de 1996) e SZA (de 1990). Todos eles têm criado letras e videoclipes que parecem recordar e, de certa forma, reescrever suas primeiras memórias musicais.
A nostalgia dos anos 1990 está longe de ser uma novidade: o cenário da cultura pop segue repleto de marcas do início daquela década. Mas o tempo avança, e um passado de aproximadamente 20 anos atrás se torna estiloso novamente. Agora, os artefatos pop quase esquecidos do final do segundo milênio — as boy bands, os flashs futuristas e a purpurina em excesso — estão sendo redescobertos e transformados pelas estrelas mais jovens.
A moda e o design já haviam entendido, antes, essa tal "nostalgia do futuro". Em 2016, Evan Collins criou um Tumblr popular chamado Institute for Y2K Aesthetics, descrito como um compêndio de artigos "de uma época em que o futuro era calça de couro apertada, sombra prateada, roupas brilhantes, óculos prateados e aparelhos eletrônicos esquisitos".
Em julho de 2019, a revista "GQ" publicou uma matéria sobre por que, de repente, influências dos anos 2000 se tornaram a coisa mais quente do mundo das roupas vintage. Ousado e obcecado por projeções sobre o futuro, o estilo daquela janela de tempo entre 1995 e 2001 foi o resultado de uma “mistura de entusiasmo e ansiedade com a expansão da tecnologia na virada do milênio", como observou a escritora Erin Schwartz.
O mesmo aconteceu com a música, à época.
Fusão do 'artificial' com o 'real'
A era do bug do milênio coincidiu com o surgimento do pop adolescente cantado por nomes como Britney Spears, N’ Sync e Backstreet Boys, além do R&B futurista de TLC, Destiny’s Child e Aaliyah. O que unia todos esses sons era uma fusão “ciborguiana” do “artificial” e do “real”: o violão sob o brilho digital de “No scrubs”, do TLC; a nota de piano que martela o mesmo som, processado digitalmente por Spears.
Naquela época, a indústria da música continuava otimista e endinheirada — antes de ser afetada pela internet e o compartilhamento de arquivos MP3. As gravadoras apostavam felizes em estrelas em potencial e desembolsavam altas quantias em videoclipes conceituais.
Mas algo pareceu fora do lugar quando Ariana Grande, atração principal do Coachella em 2019, anunciou seus convidados surpresa: quatro dos cinco membros do N’Sync. O roteiro havia mudado: a jovem fã agora era a artista toda-poderosa. “Eu venho ensaiando toda a minha vida para este momento”, disse Ariana para a multidão — e os galãs futuristas do passado estavam reduzidos a amáveis figuras nostálgicas.
Variações na estética dos anos 2000 vêm se infiltrando, há muito tempo, fora do mainstream americano, seja nos estilos experimentais do gênero PC Music ou no sucesso global de grupos femininos perfeitamente coreografados e bandas masculinas do K-pop. Ainda assim, para o ouvinte comum, o álbum mais recente de Ariana Grande, “Thank u, next” (de 2019), representou a atualização de maior perfil já feita no pop “millennial”.
Justin Timberlake, ex-N’ Sync, não participou do show de Ariana no Coachella, mas fez uma parceria com o ícone millennial SZA em “The other side”, da trilha sonora de “Trolls 2” (2020). Filmado com uma lente “olho de peixe”, que aumenta as proporções em cena, o clipe realça uma extravagância retrô-futurista num cenário que remete a uma nave espacial, com SZA usando figurinos brilhantes parecidos com os de Britney Spears em “Toxic”.
Mas a música pop do momento atual permanece um sonho glorioso, extravagantemente orçado, com tons de neon. Enquanto a internet se consolida como ferramenta para revisitarmos, de maneira mais fácil do que nunca, o passado pelo qual ansiamos, o pop do milênio segue provocando um fascínio escapista. Nos comentários do clipe “I’m reall”, de Jennifer Lopez, no YouTube, um fã escreveu, melancólico: “Vim aqui pelos anos 90 e início dos anos 2000”.