O Salgueiro foi escolhido como segundo finalista para o prêmio de melhor escola do Estandarte de Ouro. A Vermelho e Branca da Tijuca levou para a Marquês de Sapucaí em 2025 o enredo "Salgueiro de Corpo Fechado", cuja narrativa propõe um mergulho nos rituais de proteção utilizados por diferentes culturas ao longo do tempo. A escola foi a terceira a desfilar na madrugada desta terça-feira, segundo dos três dias de apresentações do Grupo Especial do Rio.
- Estreia de novo modelo: Imperatriz é a primeira finalista para o prêmio de melhor escola do Estandarte de Ouro 2025
- Estandarte de Ouro 2025: Porto da Pedra conquista prêmio de melhor escola da Série Ouro, e Tradição leva melhor samba-enredo
O desfile, que contou com representações de crenças africanas, práticas indígenas e elementos da cultura popular carioca, surpreendeu quando o casal de mestre sala e porta-bandeira do Salgueiro, Sidcley Santos e Marcella Alves, desfilou defendendo o pavilhão da Vermelho e Branco para, em seguida, ressurgir no último carro da escola. Empolgação e comunicação com o público da escola agradaram ao júri do Estandarte de Ouro.
Neste ano, os 14 jurados do Estandarte de Ouro apontarão uma finalista por dia do Grupo Especial. As escolhidas de domingo, segunda e terça-feira serão anunciadas ao fim de cada noite de desfile. Na manhã de Quarta-Feira de Cinzas, será realizada a quarta e última votação para decidir, entre as três finalistas, a vencedora do prêmio de melhor escola do Grupo Especial de 2025. O prêmio, que chega a 53ª edição, é uma parceria entre os jornais O GLOBO e Extra.
- Cheio de novidades: Estandarte de Ouro, que homenageia aqueles que fazem a folia acontecer, chega com inovações à 53ª edição
Das quatro escolas que desfilaram no primeiro dia, a Imperatriz Leopoldinense foi escolhida a primeira finalista para o prêmio de melhor escola do Estandarte de Ouro. A agremiação de Ramos levou para a Avenida o enredo “Ómi Tútu ao Olúfon — Água fresca para o senhor de Ifón”, com a história da saga de Oxalá ao reino de Oyó para visitar Xangô.
Carnaval 2025: Veja fotos do desfile do Salgueiro
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/Y/Q/BLbBOPSzmuqlG25gBoXA/110243828-ri-rio-de-janeiro-rj-03-03-2025-carnaval-2025-desfile-das-escolas-de-samba-do-grupo-e.jpg)
Os jurados do Estandarte destacaram para a escolha da Imperatriz como a primeira finalista para o prêmio a forma clara com que foi contada histórica que não é conhecida do grande público, que é o ritual das águas de Oxalá. O enredo foi apresentado com fácil entendimento, com uma letra do samba muito clara e boa melodia, o que levou a escola a cantar com empolgação. Destaque também para a beleza da comissão de frente, a atuação do intérprete Pitty de Menezes e a bateria.
Na Série Ouro, a Porto da Pedra foi escolhida a melhor escola pelos jurados do Estandarte do Ouro; e o samba-enredo da Tradição foi o melhor de 2025. Na categoria Fernando Pamplona, que premia o uso de material barato com bom efeito visual, não houve vencedor este ano.
- Crônica de Aydano André Motta: Imperatriz Leopoldinense foi superior na primeira noite do Grupo Especial e brigará pelo título
- Série Ouro: Noite de bons desfiles tem como destaque a Porto da Pedra e a emoção do Império Serrano
Ingressos à venda
Já estão à venda os ingressos para a festa de premiação do Estandarte de Ouro 2025. Na cerimônia, serão entregues os troféus aos vencedores e apresentado um show de samba, como nos anos anteriores. O prêmio terá a grande festa no dia 19 de março, no Vivo Rio, a partir das 19h30. O público pode comprar os ingressos para a cerimônia de premiação através do site da Ticket360. (Clique aqui para comprar.)
- Estandarte de Ouro 2025: ingressos para a festa da premiação estão à venda
Novidades na premiação
Este ano, o Estandarte tem novidades. As agremiações, escolhidas pelos 14 jurados do prêmio, de domingo, segunda e terça-feira serão anunciadas ao fim de cada noite de desfile. Na manhã de Quarta-feira de Cinzas será realizada a quarta e última votação para decidir, entre as três finalistas, a vencedora do prêmio de melhor escola do Grupo Especial de 2025. Os resultados das quatro votações serão divulgados em primeira mão pelos sites do GLOBO e do Extra, jornais parceiros na organização do Estandarte.
A novidade não é a única para 2025. O GLOBO e o Extra também convidaram jornalistas e personalidades ligadas ao samba para participar, na manhã de Quarta-Feira de Cinzas, da decisão da grande vencedora junto com os jurados do Estandarte de Ouro. Os sete convidados votarão apenas na categoria melhor escola e terão de escolher entre as três finalistas, uma de cada dia, apontadas pelo júri oficial. Assim, o prêmio principal vai para quem ganhar a maioria de 21 votos — 14 do júri oficial e sete dos convidados.
Vão participar do time de convidados a empresária, modelo e uma das maiores rainhas de bateria da história do carnaval Luiza Brunet; os músicos e compositores Pretinho da Serrinha e Dudu Nobre; os jornalistas da TV Globo Mariana Gross e Alex Escobar, ambos veteranos na transmissão dos desfiles; o diretor de Redação do Extra, Humberto Tziolas; e a editora executiva do GLOBO Flávia Barbosa. Outra novidade é a volta, no júri oficial do prêmio, dos jornalistas Aydano André Motta e Bernardo Araujo, que já participaram nas edições de 2006 e 2008, respectivamente.
Os jurados do Estandarte de Ouro em 2025 são: Rachel Valença (pesquisadora e escritora), Dorina (cantora e comunicadora), Juliana Barbosa (professora da Universidade Federal do Paraná), Bruno Chateaubriand (empresário e jornalista), Haroldo Costa (ator de cinema e de TV, produtor e escritor), Luís Filipe de Lima (violonista e pesquisador), Odilon Costa (percussionista), Angélica Ferrarez (historiadora, pesquisadora e professora), Felipe Ferreira (professor da Uerj e escritor), Leonardo Bruno (jornalista e escritor), Maria Augusta (professora e ex-carnavalesca) e Marcelo de Mello (jornalista do GLOBO e presidente do júri). Por participarem dos desfiles da Série Ouro, Bernardo Araujo, Rachel Valença e Maria Augusta só votarão nos prêmios do Grupo Especial.
As categorias
O Estandarte de Ouro premiará as agremiações do Grupo Especial nas categorias escola, bateria, ala de passistas, samba-enredo, enredo, comissão de frente, personalidade, ala, baianas, puxador, mestre-sala, porta-bandeira e destaque do público. As categorias revelação e inovação passam a ser prêmios especiais, que poderão ser concedidos ou não, o que fica a critério do júri.
- Estandarte de Ouro terá novidades no Carnaval 2025; confira o que muda na premiação para os melhores da Sapucaí
O prêmio destaque do público é escolhido pelos leitores via internet a partir de uma pré-seleção feita por jornalistas do GLOBO e do Extra. Eles selecionam um item de cada agremiação do Grupo Especial para que os internautas votem assim que termina o desfile.
O Estandarte de Ouro 2025 conta com patrocínio master de AM4, promoção exclusiva da Rádio Globo e realização dos jornais O GLOBO e Extra.