A Folha anunciou que Paulo Guedes recebe mais de R$ 8 mil para pagar moradia e comida na capital da República. Em resposta, a assessoria disse que “o valor é inferior aos gastos do ministro em sua estadia em Brasília”. Ao ler a frase, pintou a questão: estada ou estadia? Prefira:
1. estada para designar a permanência de pessoa em algum lugar: Minha estada em Nova York será de 10 dias. Quantos meses durará sua estada em Porto Alegre? A assessoria diz que o valor é inferior aos gastos do ministro em sua estada em Brasília.
2. estadia para designar permanência de navio no porto, avião em aeroporto ou veículos automotores em garagem ou estacionamento: A estadia dos navios no porto de Santos custa caro. A pane obrigou a estadia do avião no aeroporto por dois dias. Mesmo pagando estadia, é difícil conseguir vaga nos estacionamentos de Brasília.
Mulher de César
Muitos, como a Folha, escrevem estadia no lugar de estada. Certo? Errado? O Aurélio abona a forma, mas diz que é emprego criticado. Vale lembrar: a língua é como a mulher de César. A primeira-dama do Império Romano não tinha só de ser honesta, tinha de parecer honesta. A língua não tem de ser só correta. Tem de parecer correta. Melhor manter a tradição. Estada para pessoas. Estadia para navio, avião, carro.