|
|
Prefeita da Quadra 303 Norte, Nanci Martins investiu na decoração deste ano
|
A menos de 10 dias para o Natal, o Distrito Federal está preparado para a celebração. Quem achava que a pandemia de covid-19 inibiria as decorações, se enganou. Presépios, luzes, árvores ornamentadas e guirlandas enfeitam as quadras e encantam quem passa por diferentes pontos de Brasília. Moradores consideram que o investimento para deixar a capital no espírito natalino vale a pena.
Na Quadra 204 Sul de Águas Claras, luzes coloridas adornam a entrada e adereços tomam as árvores. Rosane Nóbrega, 54 anos, é apaixonada por esta época. Há 11 anos, a funcionária pública mora no local e afirma que, desta vez, a decoração está mais bonita do que nos anos anteriores. “A quantidade de enfeites está maior. Tivemos a inauguração da decoração, com a iluminação seguida de fogos e a passagem do Papai Noel. Foi bem simbólico”, conta.
Rosane diz que tem o costume de sair para olhar os enfeites. Para ela, tudo faz parte do espírito natalino e do que ele significa. “A data representa renovação. Acho importante manter a tradição da decoração, principalmente, nesta fase complicada que estamos vivendo. Ela simboliza um pouco do normal e traz esperança para todos. É uma forma de pensar que tudo vai passar e melhorar”, completa a moradora.
Toda a ornamentação e preparação para o Natal encantam e animam. Na Quadra 307 da Asa Sul, por exemplo, as preparações começaram na primeira semana de dezembro e deixaram Nívia Almeida, 58, eufórica. “É uma quadra tradicional de Brasília. Estou ansiosa pelo primeiro Natal aqui”, revela a psicóloga, que se mudou há nove meses para o local. “A maioria dos prédios já está decorada, e as estruturas na entrada estão quase prontas. Além disso, no meu bloco, pelo menos, há itens natalinos na parte interna”, afirma.
Nívia conta que aproveita ainda mais o passeio com o cachorro, agora, com a quadra ornamentada. “É uma questão de atmosfera e energia da data. Nos lembra que o Natal vai além do simbolismo material e que é preciso ter esperança de que tudo vai dar certo”, considera a psicóloga. “Infelizmente, a crise sanitária afetou a animação de algumas pessoas, mas acredito que as decorações as ajudarão a entrar no clima”, avalia Nívia.
Alegria
Os tradicionais presépios completam a cena natalina. Na Quadra 303 da Asa Norte, a decoração começa na entrada, com anjos e árvores iluminadas nas áreas verdes, e vai até o último bloco, com um letreiro desejando Feliz Natal para a cidade. A prefeita da quadra, Nanci Martins, destaca a instalação que representa o nascimento de Cristo: “Na inauguração, colocamos a imagem do menino Jesus no cenário e, ao fim do dia, o retiramos. Ele só volta na véspera do Natal, para simbolizar o nascimento”.
Segundo Nanci, a expectativa é de que a decoração alegre as pessoas que não podem sair de casa para comemorar. “Temos muitos idosos e crianças na região, por isso, decidimos trazer o espírito natalino até a janela deles”, diz. Foram 15 dias para que tudo ficasse pronto. Na estreia, um violinista ficou encarregado da música, e o Papai Noel passou sob as janelas de cada um dos blocos desejando feliz Natal. “A visitação foi realizada desta forma para evitar a disseminação do novo coronavírus. Apesar disso, é ótimo, principalmente para as crianças”, diz a prefeita.
A estrutura montada está aberta para visitação. “Mesmo com dificuldades financeiras, optamos por manter a decoração. Queremos que as pessoas se lembrem do espírito do Natal e da esperança que esta época traz para todos. Por isso, as pessoas estão convidadas para visitarem e tirarem fotos no local”, ressalta Nanci.
No Sudoeste, um presépio chama a atenção, feito apenas com luzes e cercado por árvores iluminadas. Pela noite, ele se destaca em frente ao Bloco G, da Quadra 306.
Pontos turísticos
Tradicionalmente, o DF conta com decorações natalinas nos pontos turísticos. Este ano, em 11 de dezembro, a Torre de TV se transformou em cenário de Natal com projeção de luzes e de efeitos sonoros. Até 25 de dezembro, esse cartão-postal terá apresentações de artistas circenses, atores, bailarinos, a presença do Papai Noel e a participação virtual do poeta nordestino Bráulio Bessa. Apenas em 24 de dezembro, não haverá programação. O Natal da Torre de TV é promovido pelo Banco de Brasília (BRB).
Natal da Torre de TV
O espetáculo de cores e luzes, com projeções e shows gratuitos, ocorre todas as noites até 25 de dezembro, exceto em 24 de dezembro. São três apresentações por dia: às 19h15, às 20h15, às 21h15. Os organizadores garantem que o evento respeita os protocolos de prevenção à covid-19, como uso de máscaras e distanciamento social