Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 17 de dezembro de 2020

ESPÍRITO NATALINO EM LUZ E CORES

Jornal Impresso

 

Espírito natalino em luz e cores
 
 
A poucos dias das comemorações de Natal, moradores do Distrito Federal se empenham nas decorações para celebrar a data. Cenários com árvores iluminadas, trenós, renas e os tradicionais presépios se espalham pela capital

 

» SAMARA SCHWINGEL

Publicação: 17/12/2020 04:00

Prefeita da Quadra 303 Norte, Nanci Martins investiu na decoração deste ano (Minervino Júnior/CB/D.A Press)  

Prefeita da Quadra 303 Norte, Nanci Martins investiu na decoração deste ano

 


A menos de 10 dias para o Natal, o Distrito Federal está preparado para a celebração. Quem achava que a pandemia de covid-19 inibiria as decorações, se enganou. Presépios, luzes, árvores ornamentadas e guirlandas enfeitam as quadras e encantam quem passa por diferentes pontos de Brasília. Moradores consideram que o investimento para deixar a capital no espírito natalino vale a pena.
 
Na Quadra 204 Sul de Águas Claras, luzes coloridas adornam a entrada e adereços tomam as árvores. Rosane Nóbrega, 54 anos, é apaixonada por esta época. Há 11 anos, a funcionária pública mora no local e afirma que, desta vez, a decoração está mais bonita do que nos anos anteriores. “A quantidade de enfeites está maior. Tivemos a inauguração da decoração, com a iluminação seguida de fogos e a passagem do Papai Noel. Foi bem simbólico”, conta.
 
Rosane diz que tem o costume de sair para olhar os enfeites. Para ela, tudo faz parte do espírito natalino e do que ele significa. “A data representa renovação. Acho importante manter a tradição da decoração, principalmente, nesta fase complicada que estamos vivendo. Ela simboliza um pouco do normal e traz esperança para todos. É uma forma de pensar que tudo vai passar e melhorar”, completa a moradora.
 
Toda a ornamentação e preparação para o Natal encantam e animam. Na Quadra 307 da Asa Sul, por exemplo, as preparações começaram na primeira semana de dezembro e deixaram Nívia Almeida, 58, eufórica. “É uma quadra tradicional de Brasília. Estou ansiosa pelo primeiro Natal aqui”, revela a psicóloga, que se mudou há nove meses para o local. “A maioria dos prédios já está decorada, e as estruturas na entrada estão quase prontas. Além disso, no meu bloco, pelo menos, há itens natalinos na parte interna”, afirma.
 
Nívia conta que aproveita ainda mais o passeio com o cachorro, agora, com a quadra ornamentada. “É uma questão de atmosfera e energia da data. Nos lembra que o Natal vai além do simbolismo material e que é preciso ter esperança de que tudo vai dar certo”, considera a psicóloga. “Infelizmente, a crise sanitária afetou a animação de algumas pessoas, mas acredito que as decorações as ajudarão a entrar no clima”, avalia Nívia.
 
Alegria
Os tradicionais presépios completam a cena natalina. Na Quadra 303 da Asa Norte, a decoração começa na entrada, com anjos e árvores iluminadas nas áreas verdes, e vai até o último bloco, com um letreiro desejando Feliz Natal para a cidade. A prefeita da quadra, Nanci Martins, destaca a instalação que representa o nascimento de Cristo: “Na inauguração, colocamos a imagem do menino Jesus no cenário e, ao fim do dia, o retiramos. Ele só volta na véspera do Natal, para simbolizar o nascimento”.
 
Segundo Nanci, a expectativa é de que a decoração alegre as pessoas que não podem sair de casa para comemorar. “Temos muitos idosos e crianças na região, por isso, decidimos trazer o espírito natalino até a janela deles”, diz. Foram 15 dias para que tudo ficasse pronto. Na estreia, um violinista ficou encarregado da música, e o Papai Noel passou sob as janelas de cada um dos blocos desejando feliz Natal. “A visitação foi realizada desta forma para evitar a disseminação do novo coronavírus. Apesar disso, é ótimo, principalmente para as crianças”, diz a prefeita.
 
A estrutura montada está aberta para visitação. “Mesmo com dificuldades financeiras, optamos por manter a decoração. Queremos que as pessoas se lembrem do espírito do Natal e da esperança que esta época traz para todos. Por isso, as pessoas estão convidadas para visitarem e tirarem fotos no local”, ressalta Nanci.
No Sudoeste, um presépio chama a atenção, feito apenas com luzes e cercado por árvores iluminadas. Pela noite, ele se destaca em frente ao Bloco G, da Quadra 306.
 
Pontos turísticos
Tradicionalmente, o DF conta com decorações natalinas nos pontos turísticos. Este ano, em 11 de dezembro, a Torre de TV se transformou em cenário de Natal com projeção de luzes e de efeitos sonoros. Até 25 de dezembro, esse cartão-postal terá apresentações de artistas circenses, atores, bailarinos, a presença do Papai Noel e a participação virtual do poeta nordestino Bráulio Bessa. Apenas em 24 de dezembro, não haverá programação. O Natal da Torre de TV é promovido pelo Banco de Brasília (BRB).
 
 
Natal da Torre de TV 
 
O espetáculo de cores e luzes, com projeções e shows gratuitos, ocorre todas as noites até 25 de dezembro, exceto em 24 de dezembro. São três apresentações por dia: às 19h15, às 20h15, às 21h15. Os organizadores garantem que o evento respeita os protocolos de prevenção à covid-19, como uso de máscaras e distanciamento social

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros