Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 03 de maio de 2023

ENVELHECIMENTO: POR QUE MEU PESCOÇO PARECE MAIS VELHO QUE MEU ROSTO?

 

Por Hannah Seo, The New York Times

 

Mulher de 92 anos que protegeu o rosto por 40 anos, mas não o pescoço, ilustra os efeitos do sol na pele
Mulher de 92 anos que protegeu o rosto por 40 anos, mas não o pescoço, ilustra os efeitos do sol na pele Reprodução/Journal of The European Academy of Dermatology and Venereology

Por que meu pescoço parece estar envelhecendo duas vezes mais rápido que o resto do meu corpo e o que posso fazer a respeito?

A pele do pescoço tende a envelhecer mais rapidamente do que em qualquer outra parte do corpo, explicou Theodora Mauro, professora de dermatologia da Universidade da Califórnia, em São Francisco. A pele do pescoço é particularmente vulnerável a danos; má postura, cuidados insuficientes com a pele, exposição ao sol e o enfraquecimento e declínio natural dos músculos do pescoço podem levar ao envelhecimento acelerado.

A pele do pescoço também não cicatriza tão bem quanto em outras partes do corpo porque a pele é menos durável e tem menos células-tronco e outras estruturas que ajudam a repará-la, completou Katie Given, dermatologista certificada pelo conselho cirurgião na Bay Area que escreveu sobre o envelhecimento da pele na parte inferior da face e pescoço. Quando se trata de retardar o processo de envelhecimento da pele do pescoço, o truque é prevenir, prevenir, prevenir.

 

Seu pescoço precisa de proteção solar

 

— O sol é inimigo do seu pescoço — disse Theodora Mauro.

Muitos sinais de envelhecimento no pescoço podem ser atribuídos à exposição ao sol. Quando sua pele é exposta a um pouco de luz solar, as ondas ultravioleta A atingem a derme, ou a camada interna da pele, e danificam as células responsáveis ​​pela produção de colágeno e elastina.

Colágeno e elastina são duas proteínas essenciais para manter a estrutura da pele intacta, explicou Oma Agbai, professora de dermatologia no UC Davis Medical Center.

— O colágeno ajuda a manter a firmeza da pele e a elastina ajuda a retomar sua forma original depois de esticada. A derme, que contém essas proteínas, tende a ser mais fina no pescoço em comparação com outras partes do corpo, como rosto e braços— acrescentou.

A exposição prolongada ao sol pode levar a uma aparência mais enrugada, assim como à descoloração da pele e surgimento de manchas solares.

As pessoas muitas vezes se esquecem de usar protetor solar no pescoço, lembrou Mauro, mas proteger essa área é tão importante quanto proteger o resto do corpo. Ela recomendou o uso de protetor solar hidratante com FPS de no mínimo 30 todos os dias; aplique generosamente em todo o pescoço, e se estiver fora, reaplique periodicamente ao longo do dia.

 

Trate seu pescoço tão bem quanto você trata seu rosto

 

As pessoas tendem a esbanjar atenção e cuidado em seus rostos, aplicando regularmente séruns, hidratantes e muito mais. Os pescoços, por outro lado, não costumam receber muito amor. Deveríamos incluir essa área em nossas rotinas de cuidados com a pele aplicando produtos até o pescoço, alertou Agbai.

À medida que envelhecemos, nossa pele perde parte de sua capacidade de reter a umidade. A pele do pescoço fica seca, opaca e menos lisa. Portanto, certifique-se de usar um hidratante de manhã e à noite, relembrou Mauro, e evite usar produtos para a pele à base de álcool no pescoço, pois eles podem secar ainda mais a região. Muitos sabonetes contêm ingredientes chamados surfactantes que também desidratam a pele. Se um produto deixa sua pele com aparência e sensação de ressecamento, isso pode ser um sinal para você mudar para algo diferente.

Para melhorar a firmeza da pele, acrescentou Given, considere experimentar uma loção ou soro com retinóides, que podem ajudar a estimular a produção de colágeno com o uso regular.

 

Cuidado com o 'pescoço tecnológico'

 

Outro fator que contribui para um pescoço de aparência envelhecida é o “pescoço tecnológico”, ou a tendência de se curvar e olhar para baixo ao usar um laptop ou dispositivo móvel, explicou Agbai. Além de causar dor e tensão no pescoço, essa postura também enruga sua pele – e se você ficar curvado assim por horas e horas, desenvolverá linhas horizontais no pescoço e sob o queixo.

Além de seguir as boas práticas acima, é importante evitar fumar, que pode causar danos à pele, e manter uma boa saúde geral.

Se você deseja tratar os sinais de envelhecimento no pescoço, converse com um dermatologista sobre suas opções. Alguns procedimentos cosméticos, como Botox ou preenchimentos, podem ajudar a firmar ou preencher a pele, dando-lhe uma aparência mais jovem. Procedimentos mais intensos que têm tempos de cicatrização mais longos, como tratamentos a laser ou microagulhamento conduzidos com ablação por radiofrequência (que atinge a pele com comprimentos de onda específicos para estimular a produção de colágeno), podem ajudar a tratar a descoloração da pele, flacidez, textura e rugas finas. Mas esses tratamentos são caros e mais cosméticos do que necessários, e geralmente precisam ser repetidos para manter os resultados, alertou Given.

— No fim das contas, um pescoço envelhecido faz parte do envelhecimento, ponto final —, relembrou a especialista.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros