Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 22 de maio de 2022

ENTRETENIMENTO: FESTIVAL VIKING REUNIRÁ JOGOS, MÚSICA, GASTRONOMIA E ARTIGOS DE INSPIRAÇÃO MEDIEVAL NA BARRA

 

Por Madson Gama — Rio de Janeiro

 


Expositores de figurinos são um dos destaques do festival Midgard Market — Foto: Divulgação

Expositores de figurinos são um dos destaques do festival Midgard Market — Foto: Divulgação

Os amantes da era viking terão a oportunidade de tirar as fantasias do armário e aproveitar um evento todo dedicado à temática no fim de semana. Nestes sábado e domingo, dias 21 e 22, o shopping Uptown Barra será palco do festival Midgard Market, que reunirá 72 estandes com o objetivo de expor e comercializar produtos inspirados nessa cultura da Idade Média, como roupas medievais e artigos esotéricos. No espaço, o público poderá se consultar com cartomantes e ciganas, além de ter à disposição sessões de aromaterapia, cromoterapia, alinhamento de chakra e reiki.

— Existe muita gente que é aficionada pela cultura viking. Então, a proposta é reunir artesãos e produtores que trabalham com essa temática para atrair esse público, num clima de grande festa, em que as pessoas vêm caracterizadas e se tornam a atração. É uma feira muito diversa, com pessoas de todos os tipos, raças e religiões reunidas num mesmo ambiente — garante Marcelo de Barros, organizador do evento.

Festival terá estandes comercializando roupas medievais — Foto: Divulgação

Festival terá estandes comercializando roupas medievais — Foto: Divulgação

O festival contará com um espaço para a prática de tiro ao alvo usando arco e flecha e com músicos tocando instrumentos como a gaita de fole.

— A gaita de fole é muito antiga, tocada desde a Idade Média. Teremos artistas como Alex Navar, que é uma referência mundial quando o assunto é o instrumento, e as bandas Fúria Gitana, uma família tradicional que apresenta músicas ciganas; Brazilian Piper, de São Gonçalo e que toca um som irlandês; e Tailten, também com músicas da Irlanda — conta Barros. — Também teremos batalhas medievais, um jogo em que diferentes clãs vão se enfrentar com espada de espuma. Conforme a espada toca o adversário, ele vai perdendo a parte do corpo atingida, até morrer.

Artigos esotéricos e consultas com cartomantes e ciganas estarão à disposição do público — Foto: Divulgação

Artigos esotéricos e consultas com cartomantes e ciganas estarão à disposição do público — Foto: Divulgação

Expositores de hidromel, considerada a bebida dos deuses pelos vikings, também marcarão presença. Néctar dos Deuses, Fafinir Hidromel, Martelo Pagão e Cosbart são alguns deles. Cervejas artesanais de produtoras como Sundog, Noi, Hocus Pocus, Farra, Saideira e Sete Vargas serão outra opção. 

Já na gastronomia, além de hambúrgueres artesanais, crepes, sanduíches e yakissoba, será servido churrasco, sob o comando do chef Luiz Otavio Castro, com cortes tradicionais, costela bovina defumada, cupim defumado e barriga de porco.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros