A Universidade de Brasília (UnB) melhorou sua colocação entre as universidades federais do Brasil. Segundo o QS World University Rankings 2025, divulgado na terça-feira (4/5), a UnB ocupa a 5ª colocação entre as universidades federais do país e 9º lugar no ranking geral.
Desde 2020, a universidade se manteve entre as cinco universidades federais e entre as dez melhores no geral. Já no cenário internacional, a UnB melhorou o seu posicionamento saindo de da faixa 801-850, no ranking para 2024, e ficando entre 751-760, em 2025.
Ao todo, 22 universidades federais e 35 no geral foram avaliadas no Brasil. Mundialmente, 5.663 universidades participaram do novo ranking, um aumento significativo ante a edição anterior, que contava com 2.963 instituições.
O QS World University Rankings faz a avaliação das universidades mediante uma série de indicadores: reputação acadêmica, reconhecimento no mercado de trabalho, citações por docente, relação docente aluno, estudantes estrangeiros, docentes estrangeiros, rede de pesquisa internacional, empregabilidade e sustentabilidade.
Na pontuação geral, a UnB teve um aumento passando a ter classificação de 16,4 ante 13,9, do ano anterior. As maiores notas nos indicadores foram rede de pesquisa internacional (67,5) e sustentabilidade (35,1). Em seguida, estão empregabilidade (29,6) e reputação acadêmica (25,3).
A cada ano, a Universidade de Brasília reafirma sua excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. Somos uma instituição de referência em sustentabilidade e internacionalização. Estes números expressam o esforço e empenho da nossa comunidade, que apesar das inúmeras dificuldades que enfrentamos, como os cortes sucessivos de orçamento e ataques à educação e à ciência, continua trabalhando pelo desenvolvimento do país, promoção e a divulgação do conhecimento”, ponderou Márcia Abrahão, reitora da UnB.
Veja o Top 10 das universidades brasileiras (em destaque as universidades federais)
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Estadual de São Paulo (Unesp)
- Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Universidade de Brasília (UnB)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)