Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 05 de junho de 2024

ENSINO SUPERIOR: UnB É A 5ª MELHOR UNIVERSIDADE FEDERRAL DO BRASIL

 

UnB é a 5ª melhor universidade federal do Brasil; veja lista

Considerando outras universidades brasileiras além das federais, a Universidade de Brasília ocupa a 9ª posição

CG
 
Camilla Germano
postado em 05/06/2024 11:23 / atualizado em 05/06/2024 11:26
 
Desde 2020, a universidade se manteve entre as cinco universidades federais e entre as dez melhores no geral -  (crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Desde 2020, a universidade se manteve entre as cinco universidades federais e entre as dez melhores no geral - (crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A Universidade de Brasília (UnB) melhorou sua colocação entre as universidades federais do Brasil. Segundo o QS World University Rankings 2025, divulgado na terça-feira (4/5), a UnB ocupa a 5ª colocação entre as universidades federais do país e 9º lugar no ranking geral.

Desde 2020, a universidade se manteve entre as cinco universidades federais e entre as dez melhores no geral. Já no cenário internacional, a UnB melhorou o seu posicionamento saindo de da faixa 801-850, no ranking para 2024, e ficando entre 751-760, em 2025.

Ao todo, 22 universidades federais e 35 no geral foram avaliadas no Brasil. Mundialmente, 5.663 universidades participaram do novo ranking, um aumento significativo ante a edição anterior, que contava com 2.963 instituições.

O QS World University Rankings faz a avaliação das universidades mediante uma série de indicadores: reputação acadêmica, reconhecimento no mercado de trabalho, citações por docente, relação docente aluno, estudantes estrangeiros, docentes estrangeiros, rede de pesquisa internacional, empregabilidade e sustentabilidade.

Na pontuação geral, a UnB teve um aumento passando a ter classificação de 16,4 ante 13,9, do ano anterior. As maiores notas nos indicadores foram rede de pesquisa internacional (67,5) e sustentabilidade (35,1). Em seguida, estão empregabilidade (29,6) e reputação acadêmica (25,3).

A cada ano, a Universidade de Brasília reafirma sua excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. Somos uma instituição de referência em sustentabilidade e internacionalização. Estes números expressam o esforço e empenho da nossa comunidade, que apesar das inúmeras dificuldades que enfrentamos, como os cortes sucessivos de orçamento e ataques à educação e à ciência, continua trabalhando pelo desenvolvimento do país, promoção e a divulgação do conhecimento”, ponderou Márcia Abrahão, reitora da UnB.

Veja o Top 10 das universidades brasileiras (em destaque as universidades federais)

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  4. Universidade Estadual de São Paulo (Unesp)
  5. Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
  6. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  7. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  9. Universidade de Brasília (UnB)
  10. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros