“Cite um erro de português que mais incomoda você.” Seguidores responderam com contribuições variadas. A enquete ficou pra lá de rica. Eis a terceira relação.
“Vítima fatal”
Fatal significa “que mata”. Acidente que mata é fatal. Remédio que mata é fatal. Violência que mata é fatal.
A vítima, coitada, não é fatal: O acidente fez duas vítimas. No acidente, morreram duas pessoas. Saldo do acidente: dois mortos.
“Outra alternativa, única alternativa”
Alternativa é sempre outra. Como só há uma, é sempre única: Com a propagação do coronavírus, a alternativa é o isolamento social. Pra perder peso, a alternativa é fechar a boca. Pra escrever melhor, a alternativa é escrever mais.
“A muito tempo”
Na indicação de tempo, olho no tempo:
- o passado pede o verbo haver: Cheguei há pouco. Ele morou em Brasília há cinco anos. Trabalhamos aqui há 10 meses.
- o futuro dá a vez à preposição a: Viajo daqui a pouco. A quatro meses das eleições, não há definição sobre possível adiamento.
“Há dois anos atrás”
Há indica tempo passado. Atrás também. Os dois juntos formam baita pleonasmo. Fiquemos com um ou outro: Há dois anos fui aos Estados Unidos. Dois anos atrás fui aos Estados Unidos.
“Qüestão”
Questão joga no time de quente e querido. O u é mudo. Não se pronuncia.
“Melhor preparado”
O particípio sofre de alergia. Quando melhor se aproxima dele, espirros se sucedem. Que tal evitar contratempos? O mais bem pede passagem: Paulo está mais bem preparado que Maria. Vou selecionar o texto mais bem escrito. Dizem que as francesas são as mulheres mais bem vestidas da Europa.
De encontro x ao encontro
De encontro a = contra, em sentido contrário, em oposição: O carro foi de encontro à árvore. O projeto vai de encontro aos desejos do governador.
Ao encontro de = em favor de, na direção de: O projeto veio ao encontro dos interesses de estudantes. O filho correu ao encontro do pai.
Ao contrário / diferentemente
Ao contrário = o contrário, o oposto (sair x entrar, morrer x sobreviver, ficar em casa x ir pra rua): Ao contrário do prometido (ficar em casa), saiu tão logo o telefone tocou.
Diferentemente = de forma diferente: Diferentemente do publicado na edição de ontem, o brinquedo custa R$ 50, não R$ 500.
Independente / independentemente
Independente = livre: O Brasil ficou independente em 1822.
Independentemente = sem levar em conta: Ganha o mesmo salário independentemente do número de horas trabalhadas.
Embaixo, em cima
Embaixo se escreve junto. Em cima, separado: O sapato está embaixo da cama; o livro, em cima da mesa.