Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 04 de junho de 2022

ENOLOGIA: VINHOS DE PORTUGAL - PRIMEIRO DIA DO EVENTO É MARCADO POR REENCONTROS, BRINDES E *CALOR HUMANO*

Por O Globo — Rio de Janeiro

 


Ligia Santos, da Caminhos Cruzados, no Salão de Degustação do Vinhos de Portugal 2022 — Foto: Rebecca Alves

Ligia Santos, da Caminhos Cruzados, no Salão de Degustação do Vinhos de Portugal 2022 — Foto: Rebecca Alves

O primeiro dia da nona edição do Vinhos de Portugal foi marcado pelos reencontros. Foram muitos os abraços, os sorrisos trocados, as fotos tiradas e os brindes na sexta-feira (3) no Jockey Club, na Gávea. O evento realizado pelos jornais O Globo, Público e Valor Econômico em parceria com a ViniPortugal continua neste sábado (4) e domingo (5).

Luis Pato, um dos produtores mais conhecidos dos brasileiros, perdeu a conta dos pedidos de selfies que recebeu durante as primeiras horas do evento.

— Estou reencontrando pessoas que não via há dois anos. Esses últimos anos on-line foram ótimos, mas nada como o calor humano —contou ele, que trouxe um espumante sem sulfito para apresentar. — É o primeiro de Portugal assim. Quero integrar também essa nova onda de vinhos mais naturais. Será meu rótulo pensando nesse futuro. Sou formado em Engenharia Química, então cuidei de todos os processos. — disse.

No concorrido Salão de Degustação, cariocas experimentaram as novidades apresentadas pelos 81 produtores participantes. No total, eles trouxeram mais de 600 rótulos para apresentar por aqui. Na Caminhos Cruzados, de Ligia Santos, uma fila de pessoas estava ávida pelas novidades, incluindo dois rótulos inéditos. Ela contou que a vinda ao Rio foi sua primeira viagem depois do período crítico da pandemia.

Para hoje, ainda há ingressos para a prova especial “O melhor terroir de Portugal”, às 12h, comandada pelo Master of Wine brasileiro Dirceu Vianna Júnior. Em seguida, às 15h, o crítico Jorge Lucki apresenta a prova “Moscatel: o néctar de Setúbal”. Os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento: vinhosdeportugal2022.com.br

O produtor Luís Pato, da Bairrada, no Jockey Club, para o Vinhos de Portugal 2022 — Foto: Rebecca Alves

O produtor Luís Pato, da Bairrada, no Jockey Club, para o Vinhos de Portugal 2022 — Foto: Rebecca Alves

Já os talk shows — que acontecem na área comum e reúnem críticos, produtores e personalidades em encontros descontraídos, gratuitos e com duração de 30 minutos — hoje começam às 13h, com o chef Rafa Costa e Silva, do Lasai, e seguem com a sommelière Elaine Oliveira, o restaurateur Chico Mascarenhas, do Guimas, a jornalista e crítica de gastronomia Luciana Fróes e a jornalista portuguesa Isabel Lucas, que estará em mesa sobre as trocas culturais entre Brasil e Portugal. As senhas serão distribuídas meia hora antes.

— Estava ansioso para o retorno do evento. Adoro esses encontros em formato descontraído, sempre muito bem pensados, com uma combinação ótima de pessoas e ainda degustação de ótimos rótulos. Não perco — elogiou o aposentado Augusto Abreu.

 

Confira a agenda deste sábado (4) no Vinhos de Portugal

 

Salão de Degustação
Sessões às 11h, 14h, 16h30 e 19h

Sala de Provas
12h O melhor terroir de Portugal (com Dirceu Vianna Júnior)
13h30 Os muitos Alentejos (com Cecilia Aldaz)
15h Moscatel: o néctar de Setúbal (com Jorge Lucki)
16h30 Vinhos raros e seus mistérios (com Dirceu Vianna Júnior)
18h Susana Esteban, uma história singular (com Jorge Lucki)
19h30 O Dão e a gastronomia brasileira: um casamento perfeito (com Alexandra Prado Coelho e Manuel Carvalho)

Talk shows
13h
 Alentejo (com Jorge Lucki, Rafa Costa e Silva, Susana Esteban e Mouchão)
14h Dão (com Manuel Carvalho, Elaine de Oliveira, Magnum e Boas Quintas)
15h Douro (com Manuel Carvalho, Chico Mascarenhas, Niepoort e Taylor’s)
16h Lisboa (com Cecilia Aldaz, Luciana Fróes, Parras Wines e Quinta de Chocapalha)
17h30 Setúbal (com Alexandra Prado Coelho, Elaine de Oliveira, Adega Cooperativa de Palmela e Casa Ermelinda Freitas)
18h30 Douro (com Gabi Bigarelli, Luciana Fróes, Ramos Pinto e Lima & Smith)
19h30 200 anos: o vai e vem entre Portugal e Brasil (com Simone Duarte, Isabel Lucas, Casal Branco e Aveleda)

Festival EA Live
20h30 Tiago Nacarato e Fran

Onde
Jockey Club – tribunas B e C
Praça Santos Dumont, 31 – Gávea


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros