Além do salão, há um concurso que premiará com medalhas de ouro, prata e bronze os melhores em cada uma das seis categorias: nature, extrabrut, charmat, champenoise, demi-séc e moscatel, avaliados por um júri de enófilos e especialistas. Preside o júri, o sommelier Tiago Pereira, da Trattoria Da Rosario. O evento tem o apoio de Maria Amélia, consagrada grife de bolos e doces, e o patrocínio da Cooperativa Garibaldi. Outros expositores oferecerão produtos como geleias de Renata Mandelli, queijos da serra de Minas, embutidos de Pirenópolis e outros produtos, como cosméticos à base de uva fabricados pela Casa Valduga.
Desde 2011, 16 mil pessoas já visitaram o Brinda Brasil, informa o idealizador Rodrigo Leitão, que compartilha a realização do evento com o diretor executivo Sérgio de Albuquerque e a diretora de produção, Emília Carvalho. Ingressos à venda na bilheteria digital por R$ 165 cada noite.
Melhores espumantes
O evento conta ainda com uma premiação, o Prêmio Brinda Brasil. Concorreram 36 inscritos de oito vinícolas. Os vencedores foram escolhidos por um júri formado por especialistas que avaliaram o paladar médio do brasileiro. Confira abaixo a lista de vencedores.
Confira os vencedores de 2022
Grande Prêmio do Júri: Garibaldi Vero Brut Rosé – Vinícola Garibaldi
Melhor Nature: Batalha Champenoise – Vinícola Champenoise
Extra Brut: Garibaldi Acordes Extra Brut
Brut Champenoise: 130 Valduga Brut Rose
Brut Charmat: Garibaldi Vero Brut Branco
Demi-Séec: Campos de Cima Brut Rose Demi Sec e Casa Valduga Demi Sec
Categoria Moscatel: Larentis Moscatel