Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sexta, 16 de setembro de 2022

ENOLOGIA: BRINDA BRASIL TERÁ DOIS DIAS DE DEGUSTAÇÃO DE ESPUMANTE

 

Brinda Brasil terá dois dias de degustação de espumante

 
Das 20 vinícolas que confirmaram participação no Brinda Brasil hoje (16/9) e amanhã (17) no Brasília Shopping, 19 são do Rio Grande do Sul (apenas Suzin é catarinense de São Joaquim). É que o evento, desde o lançamento e também agora, em sua décima edição, é focado no espumante, o vinho branco de borbulhas que encontrou no solo gaúcho a melhor expressão do país, daí o sucesso no mercado nacional e nos canais de exportação. São dois dias de degustação no horário das 18h às 22h de todos os espumantes abertos nos estandes, que somam mais de 100 rótulos.

Além do salão, há um concurso que premiará com medalhas de ouro, prata e bronze os melhores em cada uma das seis categorias: nature, extrabrut, charmat, champenoise, demi-séc e moscatel, avaliados por um júri de enófilos e especialistas. Preside o júri, o sommelier Tiago Pereira, da Trattoria Da Rosario. O evento tem o apoio de Maria Amélia, consagrada grife de bolos e doces, e o patrocínio da Cooperativa Garibaldi. Outros expositores oferecerão produtos como geleias de Renata Mandelli, queijos da serra de Minas, embutidos de Pirenópolis e outros produtos, como cosméticos à base de uva fabricados pela Casa Valduga.

Crédito: Brinda Brasil/Divulgação

Desde 2011, 16 mil pessoas já visitaram o Brinda Brasil, informa o idealizador Rodrigo Leitão, que compartilha a realização do evento com o diretor executivo Sérgio de Albuquerque e a diretora de produção, Emília Carvalho. Ingressos à venda na bilheteria digital por R$ 165 cada noite.

Melhores espumantes

O evento conta ainda com uma premiação, o Prêmio Brinda Brasil. Concorreram 36 inscritos de oito vinícolas. Os vencedores foram escolhidos por um júri formado por especialistas que avaliaram o paladar médio do brasileiro. Confira abaixo a lista de vencedores.

Confira os vencedores de 2022

Grande Prêmio do Júri: Garibaldi Vero Brut Rosé – Vinícola Garibaldi
Melhor Nature: Batalha Champenoise – Vinícola Champenoise
Extra Brut: Garibaldi Acordes Extra Brut
Brut Champenoise: 130 Valduga Brut Rose
Brut Charmat: Garibaldi Vero Brut Branco
Demi-Séec: Campos de Cima Brut Rose Demi Sec e Casa Valduga Demi Sec
Categoria Moscatel: Larentis Moscatel


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros