
Por algum tempo, tentei colecionar revistas antigas. Em feiras especializadas e leilões, consegui exemplares da Fon-Fon, da Careta, do Malho, da Noite Fluminense…além de uma boa quantidade de almanaques patrocinados pela indústria farmacêutica. É uma pena que as alergias tenham acabado com meu passatempo — inclementes, os ácaros não me deixavam passar da metade da leitura sem uma boa crise de asma.
A não ser pela atualização ortográfica e pelo banimento das drogas ilícitas, essas propagandas não se diferem muito do que testemunhamos, hoje, no mercado de produtos voltados à saúde. Recebi, em novembro passado, o folheto de uma clínica médica oferecendo "soroterapia" na Black Friday. Era algo do tipo: "tome vitamina C e D intravenosa e ganhe um combo de minerais diversos".
Em Brasília, como no restante do país, as unidades de aplicação desses "elixires" modernos multiplicam-se, prometendo "potencializar a saúde", melhorar a qualidade do sono, reduzir a gordura localizada, "aumentar a vitalidade", entre muitas outras soluções, tais quais as pílulas, xaropes e tabletes dos 1900. É um festival de charlatanismo, sem qualquer comprovação científica, e quem diz isso são médicos que tentam esclarecer a população, como a endocrinologista Hermelinda Pedrosa, titulada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) e membro do Grupo de Trabalho Intercameral para Análise de "Soroterapia" para a elaboração de um parecer do Conselho Regional de Medicina do DF.
"Infelizmente, a picaretagem é global. A criatividade do charlatanismo é incrível", disse a médica e pesquisadora, uma referência na área da endocrinologia, em entrevista ao Correio. Conversei com ela há algumas semanas, quando fazia uma reportagem sobre a falta de evidência científica das infusões de vitaminas e minerais — cujas indicações, embora existam, são limitadíssimas.
É urgente a fiscalização desses estabelecimentos e a punição, pelos conselhos de classe, de profissionais que insistem em enganar pacientes com soluções milagrosas. Deixemos, nas páginas amarelas e repletas de ácaro, os elixires para todos os males.