Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense terça, 11 de março de 2025

ENGANOTERAPIA NA VEIA

"Enganoterapia" na veia

As unidades de aplicação de "elixires" modernos multiplicam-se, prometendo "potencializar a saúde", melhorar a qualidade do sono, entre muitas outras soluções. É um festival de charlatanismo

 
 
 
Na moda, as infusões de vitaminas e minerais não têm efeito comprovado  -  (crédito: Rawpixel/Divulgação )
Na moda, as infusões de vitaminas e minerais não têm efeito comprovado - (crédito: Rawpixel/Divulgação )
 

Por algum tempo, tentei colecionar revistas antigas. Em feiras especializadas e leilões, consegui exemplares da Fon-Fon, da Careta, do Malho, da Noite Fluminense…além de uma boa quantidade de almanaques patrocinados pela indústria farmacêutica. É uma pena que as alergias tenham acabado com meu passatempo — inclementes, os ácaros não me deixavam passar da metade da leitura sem uma boa crise de asma.

 

A não ser pela atualização ortográfica e pelo banimento das drogas ilícitas, essas propagandas não se diferem muito do que testemunhamos, hoje, no mercado de produtos voltados à saúde. Recebi, em novembro passado, o folheto de uma clínica médica oferecendo "soroterapia" na Black Friday. Era algo do tipo: "tome vitamina C e D intravenosa e ganhe um combo de minerais diversos".

Em Brasília, como no restante do país, as unidades de aplicação desses "elixires" modernos multiplicam-se, prometendo "potencializar a saúde", melhorar a qualidade do sono, reduzir a gordura localizada, "aumentar a vitalidade", entre muitas outras soluções, tais quais as pílulas, xaropes e tabletes dos 1900. É um festival de charlatanismo, sem qualquer comprovação científica, e quem diz isso são médicos que tentam esclarecer a população, como a endocrinologista Hermelinda Pedrosa, titulada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) e membro do Grupo de Trabalho Intercameral para Análise de "Soroterapia" para a elaboração de um parecer do Conselho Regional de Medicina do DF. 

"Infelizmente, a picaretagem é global. A criatividade do charlatanismo é incrível", disse a médica e pesquisadora, uma referência na área da endocrinologia, em entrevista ao Correio. Conversei com ela há algumas semanas, quando fazia uma reportagem sobre a falta de evidência científica das infusões de vitaminas e minerais — cujas indicações, embora existam, são limitadíssimas.

É urgente a fiscalização desses estabelecimentos e a punição, pelos conselhos de classe, de profissionais que insistem em enganar pacientes com soluções milagrosas. Deixemos, nas páginas amarelas e repletas de ácaro, os elixires para todos os males.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros