Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas domingo, 03 de novembro de 2024

ENCONTRO NACIONAL DE ESCRITORES EM SÃO PAULO (POSTAGEM DA LEITORA PATRPICIA JIMENES)

Vanessa Passos

Encontro Nacional de Escritoras reúne mercado editorial e audiovisual em São Paulo

Autoras participam de pitch e podem ter obra publicada e adaptada para o cinema

Encontro Nacional de Escritoras busca fortalecer o posicionamento e a autoconfiança das mulheres no mercado literário. O evento, que segue para a 3ª edição, é idealizado pela escritora Vanessa Passos e acontece dia 02 de novembro, em São Paulo, reunindo autoras, mercado editorial e audiovisual. A programação conta com palestras, rodada de pitch e momentos de networking. As participantes podem ainda apresentar seus projetos e ter a obra publicada por uma editora e/ou adaptada para o cinema.

Segundo Vanessa, muitas autoras se sentem solitárias ou sem direcionamento como escritoras, o que pode gerar perda de ânimo e foco na carreira. O evento foi pensado nesse sentido de reacender a jornada literária das mulheres, ao proporcionar informação, orientações e mentalidade para empreender.

“Durante um dia inteiro, vamos entregar o conhecimento dos bastidores para que a participante alcance um posicionamento profissional como escritora, escreva histórias inesquecíveis, construa uma comunidade engajada de leitores e venda seu livro.”, destaca Vanessa.

 

 Vanessa Passos é escritora e idealizadora

do Encontro Nacional de Escritoras

 

Para aproximar as escritoras da realidade do mercado, a programação inclui profissionais do segmento editorial e audiovisual, como Raissa Lettiére (Grupo Editorial Record), Susanna Lira (Modo Operante Produções), Eduardo Lacerda (Editora Patuá), Dani Costa Russo (Selo Auroras e Editora Penalux), entre outros. Empresas como KDP, Audible, Roteiraria e LabPUB reforçam também a agenda do evento, com o objetivo de unir experiência e networking.

Vanessa explica que a maioria dos escritores acredita que o processo literário termina com a publicação do livro. “Mas é aí que o jogo começa”, ressalta, lembrando que ainda há uma série de etapas a ser realizada para divulgar e vender uma obra.

A escritora entende na prática o longo, mas gratificante, percurso para viver de literatura. Vanessa, que é pós-doutora em Escrita Criativa, lidera a maior comunidade de escritoras que tem voz em mais de 10 países, e atua como mentora de mulheres na escrita e no marketing de livros.

Foi somente após ler as escritoras, daí a importância da representatividade, que Vanessa percebeu a possibilidade da escrita na própria vida. “Mas não foi nada fácil, sobretudo, para quem veio de uma família periférica e sem apoio, num país que afirma que ninguém lê no Brasil.”, recorda. Com esse ideal, ela segue abrindo caminhos para outras mulheres também se realizarem como escritoras.

O Encontro Nacional de Escritoras também será transmitido online oportunizando, assim, a participação de mulheres de outros países.

 

*Vanessa Passos é escritora, roteirista, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC) e pós-doutora em Escrita Criativa (PUCRS), sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil. Autora do volume de contos A mulher mais amada do mundo (2020). Seu romance de estreia A filha primitiva foi vencedor do Prêmio Kindle de Literatura (2021), do Prêmio Jacarandá (2022), do Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura (2023) e vai ser adaptado para o cinema pela Modo Operante Produções, agora publicado pela José Olympio. É colunista do PublishNews.

 

Serviço:

O que: 3º Encontro Nacional de Escritoras

Quando: Dia 02/11/24 (sábado), das 7h30 às 19h30

Onde: Edifício Condomínio Andréa Matarazzo – Alameda Casa Branca, 35, Jardim Paulista, São Paulo

Inscrições: https://pay.kiwify.com.br/7VpHiI2

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros