Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 16 de julho de 2020

EM NOVO LIVRO, NEI LOPES REVISITA ORÁCULO DOS ORIXÁS

 

Em novo livro, Nei Lopes revisita oráculo dos orixás: 'O mundo deve muito à África'

Enquanto vibra com ebulição antirracista em vários países, pesquisador lança obra sobre culto ao oráculo de Ifá, cuja prática vem sendo resgatada no Brasil
 
Em seu 40º livro, Nei Lopes resgata o culto de Ifá, presente em manifestações do canbomblé, no Brasil, e na santería de Cuba Foto: Jefferson Mello
Em seu 40º livro, Nei Lopes resgata o culto de Ifá, presente em manifestações do canbomblé, no Brasil, e na santería de Cuba
Foto: Jefferson Mello
 
 

RIO — Nei Lopes conta que, quando adolescente, na mesa de jantar de sua casa no Irajá, Zona Norte do Rio, não se podia falar sobre racismo. “Tá querendo imitar americano?”: esta era a resposta que ele ouvia, em referência ao despertar do Movimento pelos Direitos Civis nos EUA, nos anos 1950.

— Não sei nada sobre minha ancestralidade — conta ele, que perdeu o pai aos 17 anos.

Se o passado é nebuloso, Nei recorre justamente à ancestralidade africana para olhar para o futuro. Da sabedoria do continente de seus antepassados vem Ifá, um oráculo do povo iorubá e tema do novo livro do pesquisador e notório sambista de 78 anos, “Ifá Lucumí — O resgate da tradição” (Pallas Editora). Nele, apresenta pesquisa aprofundada sobre um rito do candomblé ligado ao orixá do destino, Orunmilá, e de uso exclusivo dos babalaôs.

No livro, Nei disseca a relevância que o culto a Ifá tem em Cuba, onde tal vertente religiosa é muito forte como parte da tradição lucumí. Já no Brasil, sua prática perdeu força no começo do século XX, com o rito oracular do babalaô sendo substituído pelo jogo de búzios das ialorixás e babalorixás. Mas, conta ele, felizmente os anos recentes têm registrado um aumento de interesse em reavivá-lo.

‘Babalaô acadêmico’

Nei conseguiu se debruçar sobre a pesquisa de Ifá em 2017, quando levou de presente ao padrinho de candomblé um exemplar do seu “Dicionário de História da África”. Em troca, recebeu um pedido para resgatar o rito. Mas suas primeiras incursões no assunto, na verdade, remontam há quase 30 anos.

— O Ifá é um sistema que reúne análise combinatória, filosofia e arte. É um manual de vida, feito para se tomar as melhores decisões e sair de situações adversas.

 
Ilustração do livro 'Ifá Lucumí - O resgate da tradição' Foto: Pedro Rafael
Ilustração do livro 'Ifá Lucumí - O resgate da tradição' Foto: Pedro Rafael

Porém, Nei ressalta que seu livro não tem a intenção de ensinar ninguém a praticar o culto a Ifá. Esta é uma função restrita aos babalaôs. Ele, aliás, foi consagrado como tal há quatro anos, mas prefere se manter como um “babalaô acadêmico”, por assim dizer. Papel importante na defesa de uma tradição que, em 2008, se tornou, pelas mãos da Unesco, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Apesar desta valorização institucional do culto a Ifá, Nei enxergava a necessidade de expor ainda mais ao mundo, e sob seu olhar, o singelo pedido feito pelo seu padrinho há três anos.

— Quero mostrar que existe muita filosofia dentro desse conjunto de contribuições culturais africanas ao Brasil — diz o autor, que com este chega ao 40º livro (em dezembro, lançou “Afro-Brasil reluzente: 100 personalidades notáveis do século XX”).

E a atuação de Nei vem sendo travada em um triste cenário de perseguição a religiões de matriz africana. Apenas no Rio, a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa contabilizou 201 casos de agressões e ameaças em 2019, mais que o dobro de 2018 (92).

Um panorama que dialoga diretamente com o debate racial, tão efervescido em 2020 com os desdobramentos do assassinato de George Floyd, nos EUA, o movimento #VidasNegrasImportam, os protestos antirracistas ao redor do mundo. E a derrubada de estátuas como a do mercador de escravos Edward Colston, em Bristol, na Inglaterra, substituída ontem por outra, de uma manifestante negra.

 

— Toda esta ebulição é prenúncio de um novo tempo. Dá a impressão que é modismo, mas não é. Não há grandes transformações sem componentes de violência — destaca Nei, referindo-se à destruição de monumentos. — Estas estátuas deveriam estar em museus ou qualquer outro lugar de memória, mas não nas ruas. Fica parecendo uma afronta, um achincalhe, um desrespeito a quem sofreu nas mãos destas pessoas. São figuras históricas, mas marcadas por crimes.

‘Carnaval, só com vacina’

Capa de 'Ifá Lucumí - O resgate da tradição' Foto: Divulgação
Capa de 'Ifá Lucumí - O resgate da tradição' Foto: Divulgação

Para Nei Lores, a conscientização que se vê hoje “é bacana”. Bem diferente dos tempos em que levava pito por falar de racismo durante o jantar.

— É preciso que todos saibam o quanto o mundo deve à África. Modos de vida foram destruídos pelos europeus, e um dia terá de haver uma compensação.

Em relação ao panorama cultural do país, Nei demonstra preocupação. Para ele, o país passa por um processo de desmonte institucional.

'Nada digo de ti, que em ti não veja'Eliana Alves da Cruz traça paralelo entre o Brasil do século XVIII e o atual em novo livro

— Para essa gente, o popular é considerado algo menor, folclórico. Mas não há de ser nada, o poder é transitório, mas nosso trabalho fica para a posteridade — diz o mestre, em quarentena e sem muito otimismo sobre o futuro da folia. — Carnaval, nem pensar, né? Só com vacina. Mas tudo bem, o samba não é episódico. Ele não vai morrer porque jamais agonizou, está sempre se reinventando. Inclusive, já tenho observado algumas movimentações nesse sentido, mas fica para um papo quando estiver lançando um novo livro.


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