Raimundo Floriano
Ellen de Lima
Helenize Teresinha de Lima P. Almeida, a Ellen de Lima, cantora, nasceu em Salvador (BA), no dia 24 de março de 1938.
Em 1940, com apenas dois anos de idade, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Desde a infância, já demonstrava entusiasmo com as músicas que ouvia no rádio. Aos oito anos, cantou no Programa Papel Carbono, de Renato Murce, na Rádio Nacional, imitando Heleninha Costa, sendo a vencedora da noite.
Começou sua carreira em 1950, apresentando-se no Programa César de Alencar, destinado à descoberta de novos cantores. Participou, também, do Programa Alvorada dos Novos, da Rádio Mayrink Veiga, onde interpretou sucessos de Ângela Maria no Programa Aí Vem o Sucesso.
Em 1954, foi contratada pela Socipral – Organização Victor Costa, que congregava a Rádio Mayrink Veiga, a Rádio Nacional de São Paulo e a Rádio Nacional do Rio de Janeiro –, para apresentar-se nas duas maiores cidades brasileiras. Ainda nesse ano, assinou contrato com a gravadora Colúmbia e lançou seu primeiro disco, contendo o samba-canção Até Você, de Armando Nunes, e o foxe Melancolia, de Allain Romano, em versão de Capitão Furtado.
Em 1957, trocou a Mayrink pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, onde alcançou o auge de sua carreira, fazendo sucesso com o bolero Vício, de Fernando César, gravado pela Colúmbia em seu primeiro LP, Só Ellen, que incluía também o bolero Mente, do mesmo compositor.
Em seguida, apresentou-se em vários programas de televisão e shows em casas noturnas. Em 1963, gravou o LP Ellen de Lima, lançado pelo selo Chantecler, com Nós (Noi), de G. Malgoni e B. Pallesi, versão de Julio Nagib, e Leva-me Contigo de Dolores Duran. Em 1967, lançou o LP Ellen Canta, com destaque para a canção Na Paz do Seu Olhar, de João Melo, e Você É Todo Mal Que Me Faz Bem, de Umberto Silva e Paulo Aguiar. Nessa época já era contratada pela TV Globo, onde atuou como atriz e cantora.
Os três primeiro LPs de Ellen de Lima
Em 1969, gravou o LP Ellen de Lima, pela Odeon, que incluiu Cante, Cante, de Tito Madi, e Somente Porque Te Amo, de Leci Brandão.
Atuou em teleteatro ao lado de Fernanda Montenegro e Sérgio Britto, e no Teatro Opinião, com Paulo José e Joana Fomm, entre outros. Participou de diversos festivais e shows pelo Brasil e no Exterior, apresentando-se em várias temporadas em Portugal, no Cassino Estoril.
Recebeu a Comenda Oswaldo Cruz, por sua participação como cantora na Campanha da Meningite. Foi eleita Madrinha da Polícia Rodoviária Federal. Em 1990, recebeu Menção Honrosa da Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelos serviços prestados à Música Brasileira.
Desde 1988, faz parte do grupo As Cantoras do Rádio. Entre junho e outubro de 2001, ficou em cartaz vários meses no Teatro-Café Arena, no Rio, juntamente com Carminha Mascarenhas, Carmélia Alves e Violeta Cavalcanti, no espetáculo As Cantoras do Rádio: Estão Voltando as Flores, espetáculo que correria o Brasil a partir de então e seria gravado em CD pela Som Livre.
LPs e Cds de Ellen Lima
No show, que homenageava cantoras da época de ouro do rádio no Brasil, Ellen de Lima interpretava sucessos de Dolores Duran, como A Noite do Meu Bem, além de marchinhas carnavalescas dos repertórios de Linda e Dircinha Batista e de Carmen e Aurora Miranda. Estes são os dois últimos CDs lançados com trabalhos dela e de outras estrelas da MPB:
Sua discografia é extensa, contando com mais de 160 títulos. Os LPs e CDs acima citados são facilmente encontráveis em sites especializados, além de 38 faixas remasterizadas de bolachões 78 RMP.
Como pequena amostra de seu trabalho, escolhi os sucessos a seguir, todos extraídos do CD Estão Voltando as Flores, com as Cantoras do Rádio:
A Noite do Meu Bem, valsa-balada de Dolores Duran, gravação original de 1959:
Canção das Misses, hino, de Lourival Faissal, gravação original de 1957:
Leva-me Contigo, samba-canção de Dolores Duran, gravação original de 1960:
Misturada, marchinha de Rômulo Paes e Aníbal Fernandes, gravação original para o Carnaval de 1961:
Vício, bolero de Fernando César, gravação original de 1956: