Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão terça, 01 de fevereiro de 2022

ELIMINATÓRIAS: TESTE NA SELEÇÃO BRASILEIRA PARA ENFRENTAR O PARAGUAI ACIRRAM BRIGA POR VAGA NA COPA

 

Testes na seleção brasileira para enfrentar o Paraguai acirram briga por vagas na Copa

Alex Telles, Matheus Cunha e Raphinha, que atuaram em quatro, cinco e seis jogos neste ciclo respectivamente, ganham nova chance

Pedro Ramos, O Estado de S.Paulo

01 de fevereiro de 2022 | 05h00

Em ano de Copa do Mundo, a disputa por vagas entre os convocados vai se afunilando até o início do torneio. Na primeira partida do Brasil em 2022 atuando em casa, a seleção terá seis mudanças no time titular para o jogo contra o Paraguai nesta terça-feira, às 21h30, no Mineirão, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. De todos os setores, apenas o ataque que enfrentou o Equador no empate em 1 a 1 na quinta-feira foi mantido.

Ederson ocupará a vaga de Alisson no gol. O lateral-direito Emerson Royal, expulso na última partida, dá vaga a Daniel Alves, enquanto o lateral-esquedo Alex Sandro, que testou positivo para a covid-19, sai para a entrada Alex Telles. Na zaga, Marquinhos deve ficar na vaga de Militão, suspenso. Já no meio de campo, Casemiro e Fred dão vaga a Fabinho e Paquetá. Philippe Coutinho será mantido no time, assim como o jovem trio de ataque formado por Raphinha, Vinícius Júnior e Matheus Cunha, com média de idade de 22,6 anos.

 

 

ctv-jyd-alex-telles-substituir-alex-sandro-na-lateral-esquerda-da-seleo-brasileira-na-partida-contra-o-paraguai-pelas-eliminatrias
Alex Telles substituirá Alex Sandro na lateral-esquerda da seleção brasileira na partida contra o Paraguai pelas Eliminatórias. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
 

"Quando a gente se sente apoiado (pela torcida), a tua possibilidade de desempenho é maior. Quando você vai para um local que te incentiva, você sente isso. É uma forma de esses jovens, e vão ter bastantes jovens, de se sentirem confiante. Que a camisa amarela seja de responsabilidade, mas também de alegria e confiança", disse o treinador.

Dos onze nomes, três atuaram em poucas partidas pela seleção brasileira e ganham nova oportunidade na briga por vaga na Copa do Mundo: Alex Telles (quatro jogos), Raphinha (seis) e Matheus Cunha (cinco). Telles ganhou a vaga após Renan Lodi ficar fora da convocação por não ter o esquema vacinal completo. Outro nome que briga por vaga no setor é Arana, do Atlético-MG.

Na ponta direita, Raphinha foi titular nas últimas quatro partidas e segue com prestígio com a comissão técnica. Já a posição de centroavante titular é a que tem mais concorrentes. Além de Matheus Cunha, que fez cinco jogos pela seleção, mas ainda não marcou, a briga se estende por Gabigol, Richarlison, Firmino e Gabriel Jesus. Tite já colocou em campo 60 jogadores no atual ciclo para o Mundial deste ano. Dos 26 atletas convocados para a atual data Fifa, apenas o zagueiro Gabriel Magalhães não fez sua estreia. 

seleção brasileira é líder invicta das Eliminatórias, com 36 pontos, sendo 11 vitórias e três empates, com o ataque mais goleador (28) e a defesa menos vazada (5). Depois do Paraguai, o Brasil só retorna aos campos no dia 24 de março para enfrentar o Chile dentro de casa e encerra sua participação nas Eliminatórias no dia 29, fora de casa, contra a Bolívia.

Do outro lado do confronto, o Paraguai ainda tem remotas chances de classificação à Copa do Mundo, mas o discurso no país já é de resignação. O técnico argentino Guillermo Schelotto disse que Brasil e Argentina estão em um patamar acima das outras seleções do continente. "Cabe a nós reconhecer. E a única maneira de igualar esse nível é dar tudo de si. Se não podemos jogar, temos que correr".

FICHA TÉCNICA

BRASIL - Ederson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva (Gabriel Magalhães) e Alex Telles; Fabinho, Paquetá e Philippe Coutinho; Raphinha, Vinicius Júnior e Matheus Cunha. Técnico: Tite.

PARAGUAI - Silva; Escobar, Rojas, Junior Alonso e Arzamendia; Sánchez, Ojeda e Matías Rojas; Almirón, Sanabria e Carlos González. Técnico: Guillermo Schelotto.

ÁRBITRO - Facundo Tello (ARG)

HORÁRIO - 21h30.

LOCAL - Mineirão.

TV - Globo e Sportv.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros